Translate

terça-feira, 13 de agosto de 2013

O PREJUÍZO DA INCOMPETÊNCIA


O PREJUÍZO DA INCOMPETÊNCIA

Bia Botana

                   NÓS PODEMOS FAZER ISSO!!!
do artigo "A Ditadura da Incompetência" de Samuel de Paiva Pires (2010)
Nestes dias em que a economia brasileira virou piada para britânicos e norte-americanos rirem, afinal aquele gigante que despertara causando admiração a todos, prometendo ser o próximo líder mundial foi num estalar de dedos posto de joelhos e acabou caindo na lama, não por conta da espionagem anglo-americana do tal PRISM (um caso exemplar de incompetência de segurança nacional do Estado norte-americano que simplesmente tercerizou o trabalho de agentes de inteligência) ou qualquer outro tipo de conspiração transcendente de paranóia crescente, nada disso o Brasil caiu no chão por pura incompetência do povo brasileiro e de seus governantes!!!!

Eu cheguei a pior das minhas conclusões nesses dias, depois de ter defendido a idéia de uma “oposição responsável” tendo em vista uma liderança do PSDB – Partido da Social Democracia Brasileira e após ler os jornais do final de semana, percebi que com as últimas acusações de corrupção  levantadas pelo jornal “A Folha de São Paulo” ­– que, apesar da oposição ao PT (Partido dos Trabalhadores) de anos, para espanto de todos fez a denúncia envolvendo os 20 anos de governo paulista tucano – o PSDB levou uma flechada no calcanhar de Aquiles e vai morrer de morte morrida sem direito a ressurreição em 2014. Esse foi um caso evidente em que mais uma vez se comprovou que “a incompetência mata”. Eu gostaria de fazer nesse momento como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e como ele afirmar categoricamente: ESQUEÇAM O ÚLTIMO ARTIGO QUE EU ESCREVÍ  AQUI !!!!

Pode parecer incrível mas apesar da incompetência ser largamente encontrada na sociedade e seu um fator preponderante de ameaça ao funcionamento social adequado para o progresso humano, a incompetência não é objeto de grandes estudos pelos cientistas, quando em verdade deveria ser. Lí há algum tempo que psicólogos da Universidade de Cornell conseguiram provar algo que já era de sabedoria popular: gente incompetente não se acha incompetente.  Após mais de uma década de pesquisas, foi demonstrado que as pessoas não sabem mensurar o que não sabem, ou seja, quando alguém não conhece um assunto profundamente ou direito,  há grandes chances dessa pessoa dizer que sabe mais do que a média, é aquele tipo irritante que diz que sabe e quando é preciso provar que sabe – surpresa!–, não sabe nada!!!

Pode-se dizer que foi apenas no ano de 1969 que um estudo sério surgiu sobre a incompetência, em razão de um educador e administrador canadense Laurence J. Peter (1919-1960) e de um escritor satíricos Raymond Hull, que juntos escreveram um livro publicado os Estados Unidos com o título “O Princípio de Peter, ou princípio de incompetência de Peter”. Foi assim que se tornou conhecido o “princípio de Peter” que enunciava: “Num sistema hierárquico todo funcionário tende a ser promovido até ao seu nível de incompetência.” O próprio Peter procurou diversas vezes adaptar seu enunciado às mais diversas situações, tal como para os negócios: “Se você faz algo mal receberá uma multa, se você faz algo bem, lhe aplicam um imposto.”

Durante a sua vida, Peter como um estudioso da incompetência pode observar que com o tempo um posto tende a ser ocupado por uma pessoa incompetente para realizar as funções atribuídas ao cargo, e que o trabalho acaba sendo realizado por pessoas que não atingiram o nível de competência necessário às funções, o resultado seria uma situação de prejuízo financeiro ou uma situação prejudicial para o progresso e desenvolvimento de um projeto, ou mesmo de toda uma sociedade. Segundo, o estudioso, a cultura norte-americana em dado momento em meados da década de 1980 passou a ter um certo “carinho pelo perdedor”, que passou a permear a adoção de um discurso de “direitos humanos” que amenizava a percepção do inferior em relação ao superior, uma vez que o “perdedor” estaria nessa posição não por sua competência, isentando-o de sua própria responsabilidade, a qual seria de um “administrador hierárquico” que não lançou mão da possiblidade de regressão (rebaixamento) do incompetente para uma posição mais adequada à sua competência, reposicionando o incompetente na hierarquia.

Em resumo, essa idéia de "carinho com o perdedor" chegou aos dias atuais dando à avaliação de incompetência o rótulo de uma atitude “politicamente incorreta”, de modo que o incompetente está livre para ocupar o lugar e não fazer, absolutamehte nada do que deveria fazer e ainda estar sendo pago para isso!!! Se tal absurdo administrativo é capaz de causar incalculáveis prejuízos nas empresas privadas calculem o prejuízo absurdo que causa na esfera administrativa governamental de um país.

Lendo sobre o problema da incompetência deparei-me com um interessante artigo escrito pelo professor português Samuel de Paiva Pires, de 26 de maio de 2010, com o instigante título “Contra a Ditadura da Incompetência”, do qual pincei os dois ótimos parágrafos a seguir:

(1) Nos anos 90 os estudantes e jovens portugueses foram apelidados de "geração rasca". Na primeira década do século XXI, passámos a ser uma geração quase acefalamente conformada com o status quo de uma sociedade onde a incompetência, a falta de transparência e a corrupção generalizada se tornaram apanágio. Emigramos, olhamos para o lado ou simplesmente deixamo-nos levar nesse dolce fare niente, encolhendo os ombros perante situações que por acontecerem todos os dias, se tornam banais e deixam de nos indignar, acabando por, no fundo, enveredar pelo clássico axioma que nos diz que "se não os podes vencer, junta-te a eles".
(2) Qualquer democracia liberal digna dessa qualificação deve ter uma sociedade civil perante a qual haja accountability das acções do Estado. Não, não podemos continuar a deixar passar em branco situações gritantes e escandalosas que deveriam envergonhar não só os jovens como qualquer cidadão. Afinal, ser cidadão implica, para além de um vínculo à civitas, a participação política e o direito de exigir que os decisores prestem contas dos seus actos. Já dura há demasiado tempo um certo sentimento de impunidade e de desresponsabilização que reina entre quem nos tem vindo a (des)governar, entre quem não tem sentido de causa ou ética pública. Esta, deve pautar-se, acima de tudo, pela transparência, pela competência e pela igualdade no tratamento de todos perante as mesmas oportunidades.

Apesar dos pensamentos acima datarem de 2010 a mim parecem caber como perfeitas luvas na atual situação do Brasil, onde a permissividade das elites da sociedade brasileiras compactuou cumplice com uma crescente incompetência gritante de membros da sociedade brasileira tomados de um comodismo abismante, que respaldado na atual cultura do “politicamente correto” acabou por dar um superpoder demasiado às minorias e a um bando de gente cheia de “não me toques”, de modo que permitiu que a “ditadura da incompetência” se instalasse no Brasil. Assim, não importa quão incompetentes sejam aqueles que parecem ocupar postos mais por “direitos de minorias” do que por mérito, lugares esses que deviam ser ocupados por pessoas competentes, mas que os incompetentes se assentaram como se estivessem colados em suas cadeiras para sempre com supercola!!!!

Vimos em junho uma onda de protestos diários iniciados por conta de um aumento da passagem de onibus de R$ 0,20, na cidade de São Paulo, no dia de hoje o atual prefeito do Partido dos Trabalhadores propôs como solução um imposto de R$ 0,50 por litro na venda dos combustíveis!!!! O que é isso senhor Prefeito? Não sabe fazer contabilidade não? Só pode estar louco!!! Não, não está louco, é incompetente mesmo!!! Tão incompetente quanto os governos do PSDB que por 20 ano governaram o Estado de São Paulo, e fizeram pelo visto uma roubalheira com o metro de São Paulo e além do mais não investiram no porto de Santos, nem nas estradas que dão acesso a ele durante esse tempo todo e logo esse ano de 2013 com uma super-safra em que o Brasil devia lavar a égua e faturar milhões de dólares, está tomando um prejuízo federal nas exportações com direito a cancelamento de contrato e tudo!!! Enquanto isso,  na esfera federal a Presidenta (que é do PT)  pensa em ficar colada na cadeira da presidência da República enquanto o ex-presidente Luís Inacio Lula da Silva planeja, sim, tomar posse dela com o apoio de 51% dos eleitores que dariam a vitória a ele logo no primeiro turno eleitoral de 2014!!! Lembrar que ele tinha um escritório na Av. Paulista, em São Paulo, com a amante para “cobrar propina” de qualquer empresário estrangeiro ou brasileiro para investir no Brasil, isso ninguém lembra. A questão da roubalheira na Petrobrás, na dobradinha do pré-sal que o Lula fez com o Eike Batista para eleger a presidente Dilma (ex-presidente do Conselho da Petrobrás, antes de ocupar o Gabinete Civil) , isso ao que parece está sendo devidamente esquecido também. 

Então, está bem, vamos consagrar a incompetência como um “direito humano”, todos tem direito de serem incompetentes sem que nenhuma responsabilidade por essa incompetência possa ser exigida,  de modo que doravante tudo pode ser permitido, porquanto a própria “lei” parece ser incompetente para punir um Estado que fez da incompetência seu estado natural das coisas. Mas, por favor quando as coisas estiverem insolúveis não venham chamar uma pessoa competente para resolver o pepino, possivelmente vocês não vão encontrá-la, isso porque ela sendo competente já se mandou para bem longe, fugindo desse mundinho fútil da atualidade feito de incompetência generalizada e, provavelmente, ela foi para Passargada onde é amiga do rei…

A NOTÍCIA POR TRÁS DA NOTÍCIA

30/09/2013 

Será que alguém andou lendo esse artigo? Que bom, eu acho que quem devia ter lido, sim, o LEU!!!! Acordou, Aécio??? Isso aí, mudou o descurso e finalmente falou direto e reto !!!! Oba, agora eu estou com uma chaminha de esperança, pequenininha, mas é melhor do que nenhuma como eu estava ontem!!!! Comprovo mais uma vez que é mais importante quem lê o que quê do que a quantidade de leitores que um artigo possa ter, afinal a informação só é útil para que precisa dela e sabe como fazer bom uso dela, é ou não é?


Aécio critica governo federal e diz que 'ciclo do PT' tem que acabar

Globo.com - ‎28/09/2013‎
O senador Aécio Neves (PSDB-MG) endureceu as críticas ao governo federal e também ao PT neste sábado (28) durante encontro do partido em Curitiba. O presidente nacional do PSDB e possível candidato à Presidência contra a petista Dilma Rousseff ...

Um comentário:

  1. Existem três opções: 1 - Tudo melhorar, 2 - agente se acostumar ou por último, 3 - nada acontecer. Já estamos vivendo a terceira opção, e considerando os últimos acontecimentos não iremos nos acostumar com a incompetência, resultado, temos grandes chances de tudo melhorar. Tenho certeza de que as mudanças começaram, como também acredito de que não iremos melhorar tanto. Infelizmente a maioria é muito pobre, ignorante e invejosa. Obrigado pelo texto Bia.

    ResponderExcluir