Translate

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

JESUS, AMOR & FÉ - 1. JESUS, O AVATAR DE DEUS

JESUS, AMOR & FÉ *

1. JESUS, O AVATAR DE DEUS


Hoje eu vou começar a contar a história de Jesus de uma maneira diferente para que os seus corações e as suas mentes possam compreender melhor não só a presença de Jesus no mundo, como também para fortalecer a Fé de vocês para a sua aguardada manifestação pública no mundo outra vez.

Alguns poderão dizer que repudiam os conhecimentos tradicionais e seculares oferecidos pelas Igrejas cristãs com base nas escrituras sagradas constantes da Bíblia, mas deveriam pensar duas vezes  e mais seriamente sobre essa atitude. Darei aqui para vocês um motivo racional, destituído de fé ou religiosidade para que até os adeptos do racionalismo cientifico se convençam da importância inegável da vinda de Jesus ao mundo há mais de dois mil anos. 

Naquela época o mundo era de extrema crueldade e os corações das pessoas estavam de tal modo tomados pelo mal que não conseguiam mais se aproximar da luz da sabedoria de Deus. Mesmo entre os judeus - que se diziam não só um povo predestinado por Deus como também "filhos do Deus Único" (Jeová)-, a corrupção era tanta que os princípios fundamentais dados por Moisés estavam praticamente esquecidos. 

Naquele tempo a palavra AMOR só tinha valor carnal, e expressava mais a paixão humana sexual do que um sentimento de afeição, solidariedade, empatia e generosidade entre os seres humanos e entre esses e os outros seres vivos. As pessoas não eram gentis umas com as outras e não gostavam de estranhos e menos ainda de estrangeiros. Os relacionamentos eram agressivos e sempre à beira da violência por causa do costume de discriminar esse ou aquele por qualquer coisa, principalmente entre os judeus, que usavam de sua religião para praticar com rigor da lei atos discriminatórios entre o que era "puro" e "impuro". Duros tempos eram aqueles em que os corações humanos eram embrutecidos e duros como pedra, porém, se não fosse essa frieza de coração ninguém sobreviveria a um mundo tão inóspito e distante de conceitos de verdadeira humanidade.

Foi nesse mundo que Jesus veio pregar sua mensagem de justiça, cordialidade, fraternidade e amor. Nesse mundo de uma civilização brutal Jesus veio ensinar "bons modos" às pessoas, veio "educar" suas almas para terem mais cortesia uns com os outros. Eis porque seus ensinamentos são tão importantes, porque antes dele NUNCA ninguém colocara o sentimento humano do AMOR em tão alto patamar, ou seja, ninguém antes havia dito que DEUS É AMOR!!! Ora, se até os bichinhos a as plantinhas são capazes de amar, como o ser humano que foi criado à imagem de Deus, não sabia amar? 

Se Jesus não tivesse vindo para ensinar o valor do amor como estaria o mundo hoje? Não haja dúvida que seria muitas vezes pior do que já o é, pois a única coisa que ainda salva esse mundo é encontrarmos nele ainda um pouco de amor. Então, está aí o valor histórico de Jesus, só por isso já mereceria ser lembrado como o maior homem da Humanidade que andou na face Terra. 

Porém, existem pessoas como eu que acreditam que o homem Jesus é como um "avatar" de Deus na Terra, ou seja, o próprio Deus em pessoa, criado de si mesmo, portanto filho de Deus. Quando faço a distinção entre Deus e Jesus eu estou em verdade distinguindo o homem que Deus corporificou e Deus como a energia fundamental da vida e da criação de tudo que existe, a suprema inteligência, que  fazem assim de Deus e Jesus personificações bem distintas. Quando Deus se corporificou no seu "avatar" de Jesus foi para conhecer a condição humana e ajudar às pessoas como um ser humano, com todas as limitações que carne dá ao espírito divino. Apesar de ser Deus Ele se tornou um "igual" entre os seres humanos para ensinar-lhes o quanto o ser humano poderia ser "divino" em si mesmo. Assim, quando me refiro à Jesus, refiro-me ao Mestre divino, ao Amigo sempre disposto a ajudar, ao Deus que tanto amou sua criação que se fez humilde e igual à ela para socorre-la em suas aflições, refiro-me Àquele que nos ama mais do nós mesmos possamos nos amar. Assim, apesar de Jesus e Deus serem a mesma pessoa, é em Jesus que Deus manifestou e manifesta toda sua forma amorosa pelas pessoas, porque sendo Deus, o Criador, se fez um ser humano para amar melhor a sua criatura.

Então, será assim que contarei essa história de Jesus para vocês, não do ponto de vista humano, mas do ponto de vista de Deus e do próprio Jesus, pois só mudando a perspectiva terrena humana e deixando que a mente veja o que está além do que pode ser visto com os olhos, permitindo que Deus esteja no controle e invada com sua luz mente e coração se pode compreender o mistério que Jesus revela com sua vida entre aqueles que ama. Mais, só assim é possível atingir a maior das ambições humanas: entender a Deus. E, será narrando essa história dessa inusitada perspectiva que eu espero alcançar a proposta de não só manter a memória de Jesus viva entre nós, como também resgatar todos aqueles que por um motivo ou por outro se afastaram da fé em Jesus.

* Da coletânea de crônicas diárias publicadas no meu  perfil do Facebook  de dezembro/2014 a abril/2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário