Translate

sábado, 26 de setembro de 2015

JESUS, AMOR & FÉ - 4. JESUS, AQUELE QUE DÁ VIDA

JESUS, AMOR & FÉ *

4. JESUS, AQUELE QUE DÁ VIDA.

É assim que Jesus nos conta do início da sua infância no texto apócrifo "São José e o Menino Jesus"/ História de José, o Carpinteiro”:

"Eu da minha parte, desde que minha mãe me trouxe a este mundo, estive sempre submisso a ela, como um menino. Procedi dentro do que é natural entre os homens, exceto o pecado. Chamava Maria de "minha mãe” e a José de "meu pai". Obedecia-lhes em tudo o que me ordenavam, sem me permitir jamais replicar-lhes. Pelo contrário, dedicava-lhes sempre grande carinho." (Cap. XI; 2-3)

Podemos perceber que Jesus se considera um filho "perfeito", daqueles que todos os pais desejariam ter, mas como será que os outros o viam em sua infância? De certo para os padrões humanos não era tão perfeito assim!!!

O eminente tradutor inglês William Wright teve a responsabilidade de traduzir um um texto siríaco pertencente então ao Museu Britânico, um manuscrito do século V, que considerava-se que tivera como fonte um texto grego, encontrado no Sinai entre os séculos XIV E XV, e que foi pela primeira vez publicado em 1865 pela Peeters Publishers (UK). Esse texto em questão revelou pela primeira vez como Jesus se comportava em sua meninice e foi nomeado como "Narrações de Tomé, Filósofo Israelita, sobre a Infância do Senhor" ou "Evangelho Pseudo-Tomé" e não deve ser confundido com o "Evangelho de Tomé", documento copta encontrado em 1945.  

Aqui abrirei um parênteses para uma breve explicação sobre a identidade de Tomé. poucos sabem que Judas Tadeu segundo os estudiosos é cada vez mais considerado como o irmão de Jesus, chamado de Judas e alcunhado de Tomás, que em aramáico quer dizer "Gêmeo", ou São Tomé, o Dídimo (o gêmeo), e nos evangelhos  do Novo Testamento é chamado de o "Irmão do Senhor", assim como seu irmão Tiago, o menor, o justo, que viria a ser o primeiro bispo de Jerusalém. Tanto São Judas Tadeu, o irmão do Senhor - São Tomé, o Dídimo como São Tiago (o menor), o Justo, seriam filhos de Maria Salomé, irmã de Maria mãe de Jesus, com Zebedeu (por vezes chamado de Alfeu) e irmãos do mais jovem discípulo de Jesus, o amado João, todos portanto primos-irmãos de Jesus, considerados na tradição tribal judáica como se irmãos o fossem.

Assim, São Judas Tadeu sendo ele também São Tomé tem uma importância muito maior que a tradição atribui a ele, pois sendo ele também Tomé foi quem só acreditou na ressurreição de Jesus ao colocar o dedo nas chagas de Jesus, razão pela qual seria o santo das "causas impossíveis", pois nada pode parecer mais impossível a qualquer pessoa que um morto ressuscitar!!!!

São Tomé ou Judas Tadeu - que devido a sua semelhança com o Mestre muitos alegaram que tinha sido ele o crucificado no lugar de Jesus a fim de desacreditar a ressurreição-, era considerado pelo próprio Jesus o seu discípulo mais perfeito, mas mesmo assim ele se mostrou deveras humano, tão semelhante a nós, pois nós também temos muita dificuldade de verdadeiramente acreditar em Deus, precisamos ver e tocar para crer na manifestação milagrosa de Deus. 

É por isso que São Judas Tadeu ou São Tomé, santo das causas impossíveis, tem vital importância, pois não nos inspira apenas a acreditar que milagres são possíveis, muito mais do que isso nos inspira a acreditar firmemente em Deus, e tendo verdadeira fé em Deus tudo se torna possível. No famoso Evangelho de São Tomé (descoberto em 1945) constatamos quão são preciosos os ensinamentos de Jesus para possamos nos aproximar de Deus e assim permitir que Deus permaneça em nós, de modo que todos possam aprender a andar na Terra como se andassem no Céu. 

Tendo em vista essa explicação esclarecedora, o nome "Tomé" 
permite tomarmos a liberdade de supor a possibilidade que a narrativa "Narrações de Tomé, Filósofo Israelita, sobre a Infância do Senhor"  tenha sido feita por Tiago, filho menor de José, que morava com o pai e que brincava com Jesus na infância. Naturalmente, se os estudiosos do Vaticano considerassem que esse texto fora fruto do testemunho de Tiago, filho de José, enteado de Maria, seu valor seria muito outro. Assim, esse texto apócrifo vem sendo considerado como uma narrativa fantasiosa sobre a infância de Jesus, mas em tudo, com o conhecimento que temos hoje, poderia ser considerado mais do que provável realidade do comportamento de um ser de alta divindade num avatar humano, porquanto a encarnação ou  a corporificação  é uma limitação física e como vimos recentemente tão bem apresentado no filme "Avatar" de 2009, escrito e dirigido por James Cameron, também pode ser causa de tremendas confusões para o ser corporificado num corpo desconhecido. Assim sendo, que o nosso julgamento sobre essa curiosa narrativa da infância de Jesus, que passarei a apresentar para vocês seja tido nesse sentido: de Deus descobrindo as agruras de ter se encarnado e estar corporificado num ser humano e, pior, a necessidade de ter seus poderes limitados. Pois, não se esqueçam que Deus se fez homem para conhecer melhor a sua criação e poder ajudá-la a encontrar a felicidade e se libertar do sofrimento.

Tomé (ou Tadeu/Tiago) inicia a sua narrativa desse modo: 

"Eu, Tomé Israelita, julguei necessário transmitir a todos os irmãos procedentes da gentilidade o conhecimento da infância de Nosso Senhor Jesus e de todas as maravilhas que realizou, desde seu nascimento em nossa terra. Aqui dou início: 
Aos cinco anos de idade, o menino Jesus estava brincando em uma correnteza de água depois da chuva. 
Recolhia a água em pequenas poças e a tornava límpida em um instante, dominando-a só com a sua palavra.
Formou uma pasta com o barro e modelou com ela doze passarinhos.
Fez isso em um sábado; e havia outras crianças brincando com ele.
Vendo o que Jesus fizera em dia de sábado, certo judeu saiu correndo e contou tudo a seu pai José:- Olha, teu filho está na correnteza. Apanhou massa de barro e fez doze passarinhos. Ele profanou o sábado.
José dirigiu-se ao lugar e , ao vê-lo, o repreendeu, dizendo:
- Por que fazes, no sábado, o que não é permitido fazer? 
Jesus bateu as mãos, voltou-se para os passarinhos e disse-lhes: 
- Ide!
Abrindo as asas, os passarinhos voaram, gorjeando.
Ao presenciar isso, os judeus ficaram admirados e foram contar a seus chefes o que tinham visto Jesus fazer." (Capítulos I e II)

Como sabemos o "sábado" é o dia sagrado dos judeus, em que era obrigatório um descanso absoluto, Jesus sempre censurou os exageros dessa regra e pregou contra ela na passagem das espigas arrancadas em dia de sábado (Mt. 12) . Disse Jesus: "Porque o Filho do Homem é senhor também do sábado... Há alguém dentre vós que, tendo uma única ovelha e esta cair num poço num dia de sábado, não a irá procurar e retirar? Não vale o homem muito mais que uma ovelha? É permitido, pois fazer o bem no dia de sábado." Pois, bem agora sabemos que a censura de suas ações num dia de sábado teria forte reflexo no seu futuro, como um ensinamento novo que precisaria ser ministrado aos humanos. 

* Da coletânea de crônicas diárias publicadas no meu  perfil do Facebook  de dezembro/2014 a abril/2015.


Nenhum comentário:

Postar um comentário