Translate

domingo, 13 de março de 2016

JESUS, AMOR & FÉ - 52. O ARREBATAMENTO E A ORIGEM DO SALVADOR

JESUS, AMOR & FÉ *

52. O ARREBATAMENTO E A ORIGEM DO SALVADOR

A benevolência e misericórdia de Deus revelam-se inteiramente no momento da transcendência de Jesus, de sua saída da carne pelo arrebatamento espiritual sendo atraído para retornar à Deus, o Pai celestial, impedindo assim o prolongamento indevido do seu sofrimento físico, algo muito bárbaro e inaceitável para os seres celestiais, algo que só a mente humana sem consciência das coisas celestiais pode conceber. Alguém poderá me dizer que os seres vivos predadores possuem também um comportamento violento, alego que na verdade não. Um predador da natureza sempre procura sua preza entre os mais fracos do que ele, em segundo na hora da morte ela se dá de maneira rápida e sem crueldade, existem animais que até anestesiam suas vítimas para que não sofram. Além disso, animais não matam por prazer, mas para saciar a fome ou em defesa de sua sobrevivência. Naturalmente já se verificou casos raros de desvio comportamental individuais, mas os estudos revelaram até atitudes surpreendentes de misericórdia entre os animais, mesmo entre espécies diferentes. A brutalidade e a selvageria humana é algo que merece ser estudado, pois se por um lado essa violência garante a sobrevivência humana por outro conduz a subsistência de uma rudeza da expressão da civilização humana na face da terra até os nossos dias.
Em termos de sua condição espiritual o Filho do Homem Jesus era um ser espiritual revestido de carne, no caso um avatar de Deus e Deus possui muitos avatares. Deus é um estado energético primordial cuja forma poderia se assemelhar mais a um átomo ou ao olho de Deus egípcio, seria ele a Fonte, de onde emana todas as coisas existentes. Nos termos de hoje poder-se-ia comparar Deus com um monumental computador com uma rede incontável de computadores a ele ligado atuando e colhendo informações para ele, a exemplo da concepção da ficção futurista feita pelos roteiristas norte-americanos Andy e Lane Wachawski para o seu filme de grande sucesso Matrix, mas digamos que nada tão obscuro e sombrio como apresentado por eles. Mas, é o mais próximo que se pode explicar a supremacia do domínio da vibração energética de Deus, que para ser mais precisa,  Deus se constitui da unidade e união de todas as suas emanações que dão vida a todas as coisas. A visão hindu e budista de que é possível ver a Deus em todas as coisas, pode ser considerada uma idéia muito mais próxima da realidade do que o Deus de personalidade individualista concebido no Ocidente, contudo a condição metamórfica com mudanças de aparências física e de sentimentos é plenamente possível. Sem dúvida Deus é único e ninguém pode ser igual a ele.
Em sua condição espiritual é Jesus o Filho de Deus, o Filho do Homem, o Anjo da Face do Senhor, o Supremo Comandante dos Exércitos Celestiais, o Príncipe dos Serafins - a primeira das nove ordens celestiais - , o Anjo da Morte - o condutor das almas-, Príncipe de Israel, Protetor da Igreja Católica e outros tantos atributos, que por isto tudo muitas vezes é identificado por estudiosos com o Arcanjo Miguel, cujo nome significa em hebraico “aquele que é similar a Deus” (mi =‘quem’, ka = “como” e el = deus), que comumente é interpretado mais como uma pergunta retórica: “Quem como Deus?”, de onde se depreende a resposta “ninguém”, simbolizando assim a humildade perante Deus. 
Os famosos Manuscritos do Mar Morto encontrados em 1947, em cavernas de Qumram, região habitada pelos judeus essênios na época de Jesus e famosos por seu estoicismo, trouxeram ao mundo uma compreensão muito maior sobre as questões do reino celestial e principalmente no que diz respeito às ordens celestiais. Com quase a totalidade dos textos publicados em 1991, tornou-se possível entender melhor o conhecimento do mundo invisível, nomeado como "gnose", ou seja o “conhecimento revelado”, pelos estudiosos desses textos. Documentos esses, que como os de Nag Hammadi (Alto Egito, 1945), desde o século XX estão contribuindo imensamente para o maior entendimento dos ensinamentos que Jesus legou à humanidade. Curiosamente, nos documentos de Qumram, o manuscrito mais bem preservado e em estado completo é justamente o da profecia de Isaías, a qual praticamente serviu de roteiro para a passagem da manifestação de Deus na Terra Santa, na forma humana de Jesus.
Com base nesses estudos o “arrebatamento” do Arcanjo Miguel do corpo de Jesus, ou seja, do seu revestimento carnal, se deu de uma forma que não restasse muita dúvida de que se tratava de um ser celestial, considerando-se a forma de sua morte súbita e rápida. Em razão do arrebatamento, Miguel retorna ao Reino do Céu, e pode-se supor que tenha se apresentado à fonte divina de Deus, na sua condição humilde de "Servo de Deus", a quem Isaías tanto se refere em suas profecias, contudo, verdadeiramente é a condição primordial de todas as emanações divinas da energia de Deus. Mesmo tendo retornado para a Fonte, onde repousa toda emanação divina, o trabalho do ser celestial Miguel não estava findo, e a dramática morte de seu avatar tinha um propósito muito mais amplo e que seria tanto de grandiosa importância para toda a Humanidade como principalmente seria o momento de glorificar o poder do próprio Deus. 
Assim, enquanto na terra o corpo humano, a carne de Jesus jazia sem vida, aquele que lhe dava vida se preparava para uma nova etapa para cumprir as ordens de Deus, o que não seria nada fácil pois a condição humana é muito pesada para ser vivenciada por um ser angélico, que se adapta melhor ao nascer como humano sendo revestido por ela e não a revestindo, pois os seres angelicais estão acostumados com modos e maneiras bem mais fluídas e leves. O processo de revestimento da carne necessita de uma adaptação extremamente precisa e bem medida, envolvendo cada célula do corpo que a carne constitui, pois um retorno a matéria com energia demasiada pode simplesmente desintegrar em milhares de átomos o corpo físico. Assim, se antes o corpo celestial Miguel fora revestido da carne de Jesus, agora exatamente o reverso se daria: o corpo de carne de Jesus seria revestido do corpo celestial de Miguel, de forma a ser inteiramente restaurado e regenerado pela energia vital do Espírito Santo existente em Miguel e que daria origem a partir da ressurreição de Jesus ao SALVADOR.
Um mero instante no céu e já se passara um e dois dia na terra… Naquele décimo quarto dia do mês de Nissan de 3789 do calendário judaico, não se comentava em Jerusalém outra coisa senão a morte do rabi galileu na véspera da Páscoa, todos falavam dos estranhos eventos que tiveram lugar e se preocupavam quanto ao futuro, pois não dissera ele que ressuscitaria depois de morto ao terceiro dia? Ora, se morrera no sexto dia, haveria de estar vivo novamente no primeiro dia após o sábado, ou seja na manhã seguinte a Páscoa. Os sacerdotes do Templo temerosos que roubassem o corpo de Jesus ou que algo inusitado” acontecesse, logo após o por do sol que sinalizava o final da Páscoa e o fim do sábado, hora em que pela Lei podiam voltar a se locomover de um lado para outro, foram ter com Pilatos, e disseram para ele:
- Senhor, nós nos lembramos de que aquele impostor disse enquanto vivia: “Depois de três dias eu ressuscitarei. Ordena pois, que seu sepulcro, seja guardado até o terceiro dia. Os seus discípulos poderiam vir roubar o corpo e dizer ao povo: Ressuscitou dos mortos. E esta última impostura seria pior que a primeira.
Respondeu-lhes Pilatos tomado de impaciência:
- Vós tendes a vossa própria guarda. Ide vós e guardai-o como entendeis. Esse não é um assunto de Roma.
Foram os guarda do templo e os sacerdotes até o sepulcro e asseguraram que este estava selado com a pedra e colocaram guardas para vigiar. (Mt. 27:62-66) Ocorreu que aproximando-se a primeira hora *(seis horas da manhã), um pouco antes do raiar do sol do primeiro dia da semana *(domingo), que era 15 de Nissan, o dia seguinte à Páscoa, ouviu-se um grandioso estrondo dentro do túmulo e luzes pareciam emanar de seu interior, de forma que a terra tremeu e os homens que faziam a guarda do sepulcro caíram por terra e foram tomados de profundo terror. E ainda mais aterrorizados ficaram quando viram que a pedra que fechava o túmulo tinha rolado e dentro do túmulo não tinha mais nenhum cadáver. 
Os guardas saíram correndo apavorados e foram direto ao Templo contar para o sumo- sacerdote Caifás e os príncipes dos sacerdotes o que tinha acontecido ao alvorecer daquele terceiro dia. Os anciãos e os outros sacerdotes foram chamados apressadamente para a reunião emergencial do Conselho, a fim de decidir que medidas deveriam ser tomadas para resguardar a autoridade deles e impedir que o povo acreditasse que Jesus teria ressuscitado. Depois de deliberarem por algum tempo, deram aos guardas uma importante soma de dinheiro e ordenaram-lhes:
- Vós direis que seus discípulos vieram retirá-lo à noite, enquanto dormíeis. Do mesmo modo se o governador Pilatos vier a saber, nós negaremos e o acalmaremos e nos livraremos das dificuldades.
Os soldados do Templo seguiram as instruções e esta versão foi espalhada entre os judeus, que nela acreditaram, pois era a palavra dos sacerdotes do Templo, e quem poderia duvidar de sua veracidade? (Mt. 28:11-15)
  • Da coletânea de crônicas diárias publicadas no meu  perfil do Facebook  de dezembro/2014 a abril/2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário