Translate

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

ESCÂNDALO ?!?!

"– Você sabe quem você é. Você sabia que isso poderia acontecer. Você se expôs porque quis, então aguente as consequências. Eu não vou gastar meu dinheiro processando ninguém por conta de sua própria estupidez." Foi quase isso, mas com palavras bem mais grosseiras, que Aristóteles Onassis disse à sua esposa Jacqueline, (viúva do falecido presidente dos EUA John Kennedy), a então "monstro sagrado" da Camelot norte-americana, quando em 1972  suas fotos  nua estamparam-se nas revistas européias e em 1975 acabaram publicadas no magazine pornográfico estadunidense Hastler.

Na época a atitude de brutal ética aristotélica do magnata grego causou um furor de indignação até maior que o escândalo promovido pelas fotos da nudez da esposa. A quem possa ser de interesse, pode-se ler na obra do filósofo grego Aristóteles, entitulada  Ética a Nicômaco o seguinte: "...Portanto o homem bom deve ser amigo de si mesmo, pois ele próprio lucrará com a prática de atos nobres (ao mesmo tempo que beneficiará os seus semelhantes); mas o homem mau não o é , porque, com o abandono às suas paixões, ofende tanto a si mesmo como aos outros. Para o homem mau, o que ele faz está em conflito com o que deve fazer, enquanto o homem bom faz o que deve; porque a razão, em cada um dos que a possuem, escolhe o que é melhor para si mesma, e o homem bom obedece a razão." (Livro IX, Capítulo 8, 1669b; 15) Logo, para quem faz bom uso da razão, fica claro que Onassis estava certo. Ninguém neste mundo pode "tudo", não importa a posição social que ocupe. Quem pensa que pode fazer o que quer, satisfazendo sempre seus apetites por prazer, também, tem que saber que deverá arcar com as consequências prejudiciais de sua atitude.

Jacqueline Onassis tinha pleno conhecimento que os paparazzi a perseguiam, em especial Settimio Garritano, que infiltrou-se na inexpugnável ilha de Skorpios de Onassis, no mar Egeu, como um jardineiro e fotografou tranquilamente Jacqueline enquanto tomava banho de sol nua. O escândalo que faz recordar o título da peça de Nelson Rodrigues, " Toda Nudez Será Castigada ", pode ser considerado o alvorecer da "invasão de privacidade", gerando o primeiro escândalo de proporção mundial, prenunciando o que o futuro reservaria ao ícones eleitos pela mídia; a elevar suas reputações às alturas e  a esperar apenas uma boa oportunidade para  derrubá-las na lama sem a menor piedade.

Quarenta anos se passaram do infeliz episódio inconsequente da intemperança de Jacqueline, o qual a derrubou de seu pedestal, e parece que ninguém aprendeu nada com o sucedido. Nestes últimos dias uma nova onda de fotos de "nudez" de celebridades famosas da eleite mundial, obtidas com a mesma "invasão de privacidade" de sempre, tem deixado a mídia mundial bastante atarefada, mais em justificar o comportamento inadvertido de nudez de seus protagonistas do que em condenar o ocorrido como o foi  com a pobre Jacqueline. Até que parece que os padrões morais já não são os mesmos dos anos de 1970, mas, em verdade, para a maioria das pessoas eles continuam os mesmos, se assim não o fosse esses casos pitorescos não estariam sendo taxados de escandalosos. 

Num tempo em que todos nós estamos diariamente sujeitos aos mais variados tipos de "invasão de privacidade", pelos motivos mais estranhos e torpes possíveis, neste Big Brother que a vida se tornou, o qual vai piorar ainda mais após o lançamento na semana passada do novo iPhone, com uma câmara de capacidade de 8 megapixes, dotada de zoom, contrôle de luz e foco, e com a chegada do Drones, um aviãozinho de contrôle remoto equipado com poderosas câmaras, ao melhor estilo de sondas espaciais, ninguém nunca mais estará seguro em sua privacidade. Verifica-se que a prática de invasão de privacidade e da divulgação de intimidades indevidas estão se agravando ainda mais após os recentes  escândalos de comportamento obcenos que vieram à tôna dos próprios cidadãos Kane, tal como foi o caso de Berluconi – que acabou perdendo seu poder político – e agora está revidando a quem ele acha de direito, do mesmo modo pode-se esperar que Rupert Murdoch venha a ter no futuro próximo uma atitude do mesmo calibre em razão das vissitudes que vem sofrendo com a revelação  de suas práticas aéticas de jornalismo. Sendo assim, as celebridades famosas da elite mundial deveriam redobrar ao máximo os  cuidados com suas reputações  e deveriam também passar a ter sempre em mente a sabedoria milenar de Aristóteles e não sairem culpando cheios de melindres púdicos quem se apreoveita para ganhar dinheiro com suas indiscretas atitudes insensatas que só podem dar motivos para escândalos.

Contudo, um outro espisódio da semana que passou deveria estar sendo motivo de grande indignação _– por ser de um escândalo verdadeiro e causar vergonha a todos nós –, mas não está sendo. Para espanto e assombro das pessoas racionais o video entitulado "Innocense of Muslims" (Inocência dos Muçulmanos), que foi postado no YouTube em julho deste ano, contento um ataque direto ao profeta Maomé, símbolo máximo da religião islâmica, que não é ofensivo não só aos islâmicos mas a qualquer um que possua um pingo de moral que o assista, tem ocupado um ridículo espaço nos debates na mídia e na Internet, que os casos de nudez das celebridades. Eu fiquei particularmente horrorizada ao assistir esse video, eu sentiria a mesma indignação se o foco do ataque apresentado fosse em relação à Jesus, Buda, Abraão ou Moisés, por ser uma obra de suprema intolerância religiosa, e por isso execrável e inadimissível. A sua exibição na Internet foi de uma irresponsabilidade total, pois não se considerou as consequências desastrosas que essa exibição poderia causar ao mundo e a todos nós.

Esse escândalo ofensivo de grande magnitude só se tornou de conhecimento público após o ataque em protesto contra o video ao consulado norte-americano na Líbia, no dia 12/09 (quarta-feira), que lamentavelmente ceifou a vida do embaixador Cristopher Stevens e de mais quatro cidadãos norte-americanos. De lá para cá como um rastrilho de pólvora na Internet o video passou a provocar seguidos levantes contra os Estados Unidos no mundo islâmico, mobilizando milhares de pessoas protestando , exigindo justiça e retratação do governo norte-americano pela agressão ofensiva gratuita. Essa notícia  quase passou desapercebida, pois no dia seguinte, leitores e telespectadore ocidentais só comentavam  com alegria maliciosa o escândalo dos "peitinhos" de uma Lady Godiva moderna e nada pareciam saber sobre o perigo eminente que estava a espreitá-los.

A resposta do governo americano a mais essa nova crise de sua política exterior se apresentou canhestra. Num primeiro momento a secretária de Estado Hillary Clinton – a segunda pessoa mais poderosa do governo estadunidense depois do próprio presidente – declarou-se horrorizada com o video e pediu desculpas pela ofensa cometida, mas ela salientou que o governo norte-americano não tem como monitorar e censurar os conteúdos na Internet, o que é sabidamente uma inverdade, já que qualquer pessoa no mundo está sujeita a ter sua liberdade na Internet como alvo de monitoramento e censura da CIA ou do FBI ( ou mesmo de outros serviços de inteligência de outros países e até mesmo das grandes corporações nacionais e internacionais). A investigação inicial sobre o autor do video apontou para o cidadão norte-americano Sam Bacile, 56 anos, de origem israelense, o qual chegou a dar uma entrevista nos últimos dias ao Wall Street Journal, de Rupert Murdoch, dizendo que "O Islã é um cancer". Aventou-se, então, que o video era uma peça de propaganda anti-islâmica financiada pela Associação  Pró-Israel dos EUA. Depois foi apresentado como autor o nome de um cristão-copta de origem egípcia baseado nos EUA, chamado Nikoula Basseley Nikoula, 55 anos, mas ao que parece se tratava da mesma pessoa. Ontem surgiu outro nome, o de um produtor de filmes eróticos, Alan Roberts, 65 anos,  cujo nome verdadeiro seria Robert Brownell. Já se evidência assim que o nome do autor do video está sendo devidamente enfiado debaixo do tapetão das impunidades históricas. No sábado, o presidente Barack  em seu discurso em rede nacional anunciou que não vai aceitar que nenhum cidadão americano sofra qualquer agressão nos países islâmicos e, se for preciso, estará enviando tropas para todos os focos de revolta com ou sem permissão dos governos. E, ontem, para alimentar ainda mais o caldo da discórdia, o Google anunciou sua recusa de tirar do YouTube o video que está inflamando multidões.

Isso sim que é um ESCÂNDALO! O resto  é pura asneira. Não está dando para acreditar que o mundo está caminhando agora a passos largos para uma guerra que pode ter terríveis consequências, com as proporções  de um Amargedon, por conta da imbecilidade de um sujeitinho norte-americano anônimo reacionário e discriminador, que achou-se no direito não só de divulgar suas idéias idiotas como também de extrapolar sua burrice na Internet! Mas, o que é pior ainda é que este episódio lastimável venha sendo usado tanto para combustível das campanhas à eleição presidencial norte-americano como pelo senhores da guerra do sistema financeiro mundial, que esperam ávidos sairem da crise em que se encontram com os lucros obtidos com o endividamento dos países que se envolverem nos conflitos bélicos e posteriormente com o processo de reconstrução das áreas arrazadas pela guerra.

Estejam todos certos, o mundo inteiro vai pagar um preço altíssimo por este escândalo que grande parte de nós estamos testemunhando calados. Lembrem-se, o mal só prevalece porque as pessoas de bem nada fazem, e que o nosso silêncio só nos faz cúmplices de um crime que comodamente queremos imputar aos outros. Neste caso o bode expiatório seria mais uma vez o próprio Estados Unidos e o povo norte-americano, que serão acusados novamente de imperialismo. De maneira nenhuma esse video repugnante não corresponde presentemente ao pensamento da maior parte da população estadunidense, mas serve apenas àquela minoria que deseja lucrar com a situação caótica do quanto pior melhor. Não podemos ficar calados quando o destino da Humanidade está em jogo, eu pelo menos não quero ser cúmplice da vergonha desse escândalo, que não resultará em risinhos maldosos de comentários tolos, mas no sangue  derramado dos inocentes.

SAIBA MAIS:

20/09/2012 
09h23


Substantivo Plural » Blog Archive » Filme ofensivo

15 horas atrás por Tácito Costa
Por que a família real britânica não segue a mesma lógica de Hillary Clinton e suspende o processo judicial contra a Closer, revista francesa que publicou fotos da princesa KateMiddleton fazendo topless numa praia particular? Não há que ...




Chefe da ONU considera filme anti-Islã escandaloso e vergonhoso

Globo.com - ‎há 34 minutos‎
O filme anti-islâmico que provocou violentas manifestações no mundo muçulmano é "escandaloso e vergonhoso", declarou o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. A liberdade de expressão é um direito "inalienável" que deve ser protegido, com a condição de ...


09h03

Expresso - 10 horas atrás
Como o filme "Inocência dos Muçulmanos" é tão mau que não vale uma batalha destas (que levaria, além do mais, os muçulmanos à explosão ..




Kate teve azar de as suas maminhas se cruzarem com uma obra prima sobre o profeta Maomé.
... O Ocidente não tolera que lhe mexam na liberdade de expressão. Como o filme "Inocência dos  Muçulmanos" é tão mau que não vale uma batalha destas (que levaria, além do mais, os muçulmanos à explosão total contra jornais e revistas que defendessem a produção norte-americana sobre a vida devassada do profeta Maomé), nada melhor do que (não) engolir em seco e  fazer uma pequenina transferência para  as maminhas de Kate e toda a liberdade do mundo em as mostrar (outros voltaram atrás e fizeram uma transferência para as caricaturas do profeta Maomé que já haviam publicado há anos atrás, caso do francês Charlie Hebbdo). ...



Cingapura bloqueia acesso a filme anti-Islã no YouTube

Terra Brasil - 1 hora atrás
As tentativas de acessar o filme Inocência dos Muçulmanos no YouTube recebem a mensagem "este conteúdo não está disponível em seu ...
Governos árabes pressionam YouTube para bloquear acesso a ... Último Segundo - iG
Países árabes pedem que YouTube retirem filme considerado ... Jornal do Brasil
Sudão bloqueia YouTube para tentar minimizar tensão por vídeo ... Jornal Floripa
Voz da Russia
todos os 25 artigos de notícias »
Voz da Russia


19/09/2012


20h07





BBC Brasil - ‎há 2 horas‎
Com a escalada dos protestos contra o filme anti-islâmico que satiriza o profeta Maomé, governos de todo o mundo árabe reiteraram o pedido ao YouTube para bloquear o acesso ao vídeo, prometendo retaliações caso a solicitação não seja cumprida.







Países árabes pedem que YouTube retirem filme considerado ofensivo ...

Jornal do Brasil - ‎há 1 hora‎
O YouTube, canal de vídeos do Google, tem sido pressionado por países árabes para tirar do ar o filme americano A inocência dos muçulmanos. A Arábia Saudita se juntou à lista que pede que o canal retire o vídeo do ar. Esses países prometem retaliações ...


18/09/2012







Mulher-bomba provoca atentado no Afeganistão em reação ao filme ...

Terra Brasil - ‎há 1 hora‎
Renata Giraldi Repórter da Agência Brasil Brasília - Um atentado à bomba, em Cabul, capital do Afeganistão, matou 12 pessoas, entre elas oito trabalhadores sul-africanos. O atentado suicida foi assumido pelo grupo Hezb e Islami que diz ter promovido a ...


17/09/2012







Protestos contra filme anti-Islã provocam confrontos e morte

Último Segundo - iG - ‎há 2 horas‎
Centenas de manifestantes contrários a um filme anti-Islã incendiaram prédios no Paquistão nesta segunda-feira, provocando confrontos com a polícia que deixaram um morto. Confrontos também foram registrados em frente a uma base militar americana no ...


2 comentários:

  1. Olá Bia!
    Sem palavras, a sua postagem é riquíssima!
    Prazer estar aqui! Com tempo, venha ler e comentar O BURACO DO COLCHÃO no http://jefhcardoso.blogspot.com
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. HeKeIsDa Barrera Barrera
    09:46

    (Comentário publicado originalamente no Beatriz Botana+)

    lo peor es que la gente mata y se hace matar por esas ideas y con eso estàn es perjudicando la soberania nacional o la soberania islamica, al perder gente en tales luchas,gente que puede representar el ideario de ellos en foros internacionales o que pueden ser grandes escritores que generen un cambio de conciencia mundial en torno al tema del islamismo. (o pior é que as pessoas matam e se fazem matar por essas idéias e como isso estão prejudicando a sobreania naciona ou a soberania islâmica, ao perder gente em tais lutas, que podem representar um ideário nos foruns internacionais o que podem ser grandes escritores que geram uma troca de consciência mundial em torno do tema do islamismo)

    podrian en vez de hacer una guerra con las armas una guerra con las letras y las ideas. (podiam em vez de fazer uma guerra com as armas poderiam fazer uma guerra co, as letras e as idéias)

    ademas esto del irrespeto a las rfeligiones los islamicos como que no saben que es generico,no es un asunto de cristianos contra islamicos, es un asunto de creyentes del diablo contra creyente de Dios. pues si miramos bien hacia atras e de recordar como otros casos han pasado en que constatemente se hacen peliculas mostrando la vida de jesucristo de una manera nada santa, o la vida d elos santos. o hace poco hablaban de la biblia satanica. en un abierto insulto a la biblia cristiana. (Ademais isto é um desrespeito a religiões, os islâmicos não sabem que é genérico, não é um assunto de cristãos contra islâmicos, é um assunto de crentes do diabo contra crentes de Deus, pois se vemos bem para trás e recordamos como outros casos se passaram, em que constatemente se fazem filmes mostrando a vida de Jesus Cristo de uma maneira nada santa, ou da vida dos santos, o fazem pouco falando da biblía satânica, em um insulto aberto à Bíblia cristã.)

    asi que està mal hecho por parte del mundo islamico decir que los creyentes en yave y en jasucristo somos los creadores de tal pelicula, en esto que llamais occidente tambien tenemos gente que habla en contra del Dios creador del universo expuesto en la biblia y que lo hacen a veces desde altos cargos estatales y no por eso el mundo de los creyentes o de los mandos de las religiones o sectas es culpable de lo que unos cuantos hagan. por lo que seria conveniente que reconsiuderaran su lucha y en lugar de ñluchar contra gobiernos extgranjeros que los podrian terminar aplastando si lo siguen culpando, deberian luchar ideologicamente contra los satanistas no declarados en sus palabras pero si en sus acciones que existen en esto que llamais occidente. (Assim que é malfeito por parte do mundo islâmico decidir que os crentes em IAVé e em Jesus Cristo somos os criadores de tal filme, nisto que chamais Ocidente também temos gente que fala do Deus criador do universo esposto na Bíblia e que o fazem desde altos cargos estatais e nem por isso o mundo dos crentes ou dos mandos das religiões ou seitas é culpável do que uns quantos fazem. Por isso seria conveniente que reconsiderem a luta e em lugar de lutar contra governos extrangeiros, que os poderia terminar .... se segue culpando, deveriam lutar ideologicamente contra os satanistas não declarados em palavras, mas sem em suas aciones que existem no que chamais Ocidente.)

    * Tradução livre feita por Bia Botana

    ResponderExcluir