Translate

segunda-feira, 12 de janeiro de 2026

ORGULHO DE SER BRASILEIRO

 ORGULHO DE SER BRASILEIRO


BIA BOTANA






“(…) Pois ser brasileiro é mais que ser paulista, nordestino, carioca; gaúcho, capixaba ou qualquer outro regionalismo.


Ser brasileiro é ser Brasil, de corpo inteiro.


Ser brasileiro é ser de tudo um pouco. 

É ter a sabedoria da selva dos nossos índios e a força das águas colossais da pororoca do Amazonas ou da queda retumbante do lguaçu


É saber fazer renda do Ceará, pois mais linda não há. Ser poeta em Olinda, lavar as escadas do Bonfim e ofertar flores a Iemanjá. 


É tocar o berrante levando a boiada pelos pastos à beira do Araguaia e depois sonhar ao pôr-do-sol nas asas das garças do Pantanal


É cavalgar na paz dos prados verdes dos pampas, mergulhar nas águas cristalinas dos Abrolhos, beber chimarrão no inverno e água de coco no verão. Do poder empreendedor que nasce na Paulista pegar um pouco de intrepidez e ir fundo com a coragem da bravadora sulista. Debaixo dos coquerais, ao sabor da brisa e ao som das ondas do mar, fazer preguiça na rede é essencial. 


É abraçar a terra na Esplanada dos Ministérios e ouvir o pulsar do coração do País no Planalto Central


É desfilar na Avenida e conseguir chegar vitorioso na Apoteose e depois, embriagado dessas riquezas, sentir destemido um doce amor a invadir o peito, que te faz esquecer de ti, a abandonar as críticas crônicas e te transforma todo em calor de vida.(…)”

Bia Botana 

Do texto “Ser Brasileiro” de 26 de janeiro de 1994 (link ⬇️ em Referências)


Ontem dormi meu primeiro sono e acordei poucos minutos passados da meia-noite. De pronto liguei a TV no canal TNT (HBO) para ver se acompanhava as principais premiações do Golden Globe em Los Angeles (California, USA), que sempre são reservadas para o gran finale. Mal apareceu a imagem do salão do evento eu vi a chamada para “o melhor filme de língua não-inglesa”, e em seguida o anúncio do filme vencedor: o filme brasileiro “O AGENTE SECRETO” dirigido pelo diretor nascido em Recife (Pernambucano, BR) KLEBER MENDONÇA FILHO (57). 


Como emoção pouca é bobagem, passado mais um tanto de tempo, veio quase ao final do evento o anúncio do prêmio de melhor ator dramático, suspenso ficou meu coração, segurei a respiração e eu me dizia convicta: “ É ele! Tem que ser ele!”

E após dizer o nome de todos concorrentes, foi dito:”E o vencedor é…

WAGNER MOURA!” 


Senti minha mente ter uma explosão de alegria, embriagada de felicidade por este filho do Brasil, nascido na cidade de  Salvador na Bahia, que aos seus 47 anos seguiu os passos de Fernanda Torres, atriz do Rio de Janeiro, que em 2025 aos 59 anos ganhou o Globo de Ouro de melhor atriz dramática, por seu papel no filme “Ainda Estou Aqui”. Ladies first, of course! 


Então, fui dormir meu segundo sono com o coração feliz demais. 🥰❤️🇧🇷💤


Em dois anos seguidos, o Brasil fez bonito e deu o que falar na indústria cinematográfica Internacional, demonstrando o talento nato dos brasileiros para as artes. E o mais surpreendente é que qual seja a área que o artista brasileiro atue ele vai ter que batalhar muito mais que qualquer outro no mundo e terá sempre que comprovar o seu valor com um esforço redobrado e mesmo sem muita chance de reconhecimento, porque somos muito diferentes e as pessoas se assustam com o que lhe é diferente. E o que mais assusta aos outros é que o brasileiro não faz a sua arte para ter sucesso e ganhar prêmios, nem mesmo espera reconhecimento. Brasileiro faz arte por amor a arte. O que vier depois é lucro. 


Uma aspecto que não pode deixar de ser mencionado, é que o governo de extrema-direita que governou o Brasil a partir de 2019 até 2022, tomou como uma de suas primeiras providência cortar as verbas governamentais à Cultura, acusando o meio artístico de ser “comunista”, em seguida veio a Pandemia (2020) e a produção artística foi atingida fortemente, ficando quase paralisada. De sorte, que a eleição do atual governo progressista reverteu essa situação de estagnação apoiando fortemente as produções culturais, e a arte brasileira floresceu com toda sua beleza após longo período de estiagem. 


Na breve entrevista ao fim do evento, dada ao jornalista da GLOBONEWS, Nilson Klava, o ator Wagner Moura disse que foi “Uma emoção arretada (awesome)” e Kleber Mendonça justificou a vitória do filme dizendo: “O que é verdadeiro é universal.” E, não é, ó gente? 😃


Mais uma vez se reafirma a pluralidade da nossa identidade brasileira, que ressalta sua peculiaridade, que o faz tão diferente de todos outros povos. O Brasil guarda em si um cadinho cultural que amálgama várias culturas estrangeiras como a francesa e holandesa tão presente em Pernambucano e a alemā e italiana tão presentes ao sudeste, isto para não falar de São Paulo que abraça todas as influências culturais e que o Rio de Janeiro sabe traduzir tão bem. 


Eu não sou ufanista, eu não me orgulho de ser brasileira com exagero, eu apenas reconheço o mérito do povo brasileiro, amo com paixão suas qualidades de generosidade, solidariedade e acolhimento, sua alegria, sua coragem e perseverança. Amo tanto o povo brasileiro que vejo os seus defeitos e vulnerabilidades, e percebo que é quando na fraquezas que o brasileiro revela sua força e capacidade de resiliência. 


O Brasil se fez hoje o maior exemplo de exercício democrático para o mundo. Apresenta sua capacidade de enfrentar a adversidade e conciliar opiniões divergentes para um esforço comum sem abandonar a civilidade e progredindo em direção a um futuro melhor para todos. Este é o Brasil que o povo brasileiro quer, vitorioso e digno do nosso orgulho saudável.


Em seu discurso de agradecimento pelo prêmio do Globo de Ouro, Wagner Moura disse palavras que devem ser lembradas por todos brasileiros sempre: “(…) O Agente Secreto é um filme sobre memória — ou sobre a falta de memória — e sobre trauma geracional.

Acho que, se o trauma pode ser passado entre gerações, os valores também podem.

Então isso é para aqueles que permanecem fiéis aos seus valores em momentos difíceis.

Ao meu filho, aos nossos filhos, à nossa vida juntos: eu te amo muito.

Para todo mundo no Brasil assistindo a isso agora: viva o Brasil, viva a cultura brasileira. Muito obrigado." (Link ⬇️ em Referências)


VIVAS AO BRASIL! 🇧🇷


Referências 


https://arquivodabiabotana.blogspot.com/2011/11/ser-brasileiro.html?m=1


https://exame.com/casual/globo-de-ouro-2026-veja-o-discurso-de-wagner-moura-na-integra/

Nenhum comentário:

Postar um comentário