Translate

terça-feira, 11 de novembro de 2025

SEM “BRAIN ROT” OU PODRIDÃO MENTAL

SEM “BRAIN ROT” ou PODRIDÃO MENTAL 🤯


BIA BOTANA


Vocês devem estar lendo muitas matérias sobre a questão do “Brain Rot”, que em português quer dizer PODRIDÃO MENTAL 🤯. A expressão começou a circular em 2024 para definir os conteúdos sem conteúdo algum que aparecem quando se rola os feeds das redes sociais com suas fotos, reels e vídeos que funcionam como balas jujubas alimentando o cérebro, num processo hipnótico de idiotização, isto porque se fica olhando para a tela do celular, tablet ou computador sem que haja uma reação objetiva, pois tudo se dá no subconsciente e é um modo de mensagem subliminar, muitas vezes uma forma abusiva de manipulação. 


Por exemplo, você pode não ter um bicho de estimação, mas de tanto você ver postagens de bichinhos engraçados você poderá acabar tendo um e vir a enriquecer a crescente exploração do mercado de produtos veterinários, que aumenta exponencialmente. Esse é o exemplo mais inofensivo, mas eu poderia citar uma infinidade de outros, que deixaria qualquer um assombrado com o perigo a que se está sujeito apenas ao rolar um feed nas redes sociais. 


Nosso cérebro tem uma plasticidade incrível e as conexões de suas células neuronais assemelham-se a flexibilidade de um elástico, que pode esticar e contrair ao seguidamente durante a conectividade da sinopses com milhares de neurônios cerebrais. O problema é que o mau uso desta capacidade pode romper as sensíveis ligações, por conta da exaustão do movimento repetitivo, como acontece com um elástico que exaustão do uso repetitivo constante se rompe. Pois, bem se sabe que toda matéria pode sofrer ruptura em razão de uma força ou tensão que excede sua capacidade de resistência. E não é diferente com a matéria orgânica. Agora considerem a delicadeza dos diminutos filamentos que ligam os neurônios levando as “as mensagens” entre eles e controlando todo o corpo humano. Visualizaram? Impressionante, não é? 


Pois é, sem sinapses saudáveis o cérebro fica “podre”, pois perde a sua capacidade racional, objetiva e analítica. 


Uma podridão mental (Brain Rot 🤯) pode ocasionar desde a mera lentidão de raciocínio (dificuldade de entendimento, de fazer contas, de prontidão e etc.), que leva a um brainstorm 😖, estresse 😩 e depressão 😪, até a surtos graves psicóticos 😱 que podem ocasionar visões, paranóia, surtos de raiva, violência e causar até a morte por falência da capacidade cerebral. 


O brain rot 🤯 ou podridão mental é um assunto que está preocupando muitíssimo os neurologistas e os neurocirurgiões, pois eles perceberam que nem sempre a causa do mal é uma doença fisiológica, e que preciso sempre  levar em consideração o uso que os seus pacientes estão fazendo dos seus smartphone, pads, PCs e computadores, para determinar um diagnóstico correto. Pois, a fadiga mental por excesso de processamento de comunicação inútil pode causar sintomas de varias doenças mentais, como Alzheimer e Parkinson entre tantas outras. Assim, já se admite como tratamento médico o emprego de  métodos terapêuticos de detox mental para recupera as funções cerebrais. Porquanto muitas vezes o paciente pode apresentar sintomas de Alzheimer e não está com princípio de Alzheimer, está apenas com o cérebro comprometido por seu mau uso, está com podridão mental, o tal do Brain Rot 🤯. 


O cérebro não se alimenta apenas da absorção de nutrientes através da alimentação, ele também se alimenta do ambiente em que o indivíduo interage e das relações sociais que estabelece, por isso certos alimentos são tóxicos para o cérebro, como drogas e álcool, certos ambientes também podem apresentar toxidade como emissão de gases e toxinas ou através de som muito alto ou sons repetitivos de impacto, e, inacreditavelmente, as relações sociais podem apresentar alto nível de toxidade ao cérebro, por exemplo através de bullying, violência doméstica, agressão pessoal e etc. 


O cérebro para funcionar bem precisa ser alimentado de maneira saudável, através de bons alimentos, bons ambientes e, principalmente, boas informações, que possam ser transformadas em conhecimento e este em sabedoria, para que possa funcionar de maneira racional e inteligente. Como já diziam os gregos há milênios: “Mente sã, corpo são”, não se deve jamais esquecer disto. 


A segunda discussão deste assunto do “brain rot” 🤯 é se pode afetar também a capacidade da Inteligência Artificial (IA), e a resposta é SIM. Ora, a oferta absurda da dados inúteis para um processamento de algoritmos digitais levará a uma falsa compreensão e a uma distorção do real conhecimento que um computador pode armazenar, pois a Inteligência Artificial (IA) é uma forma operacional de computação. 


É fato que a quantidade de inverdades que estão sendo produzidas pelas próprias pessoas com objetivos maldosos e destrutivos disponíveis na Internet supera de maneira inacreditável a produção de conhecimento lógico, útil e verdadeiro. O uso que vem sendo dado à Inteligência Artificial (IA) para produções visuais digitais a ponto de se empregar o uso indevido e não autorizado da imagem e da voz de pessoas reais em cenas que não são reais e nem corresponde a fatos, é só a ponta de um iceberg aterrorizante em sua capacidade destrutiva, o que dá à Inteligência Artificial (IA) um aspecto de uma criação satânica feita pelo homem para causar sua autodestruição. 


Contudo, não é a a Inteligência Artificial (IA) um mal em si, mas o mau uso que as pessoas fazem dela. Pois, se a Inteligência Artificial (IA) for usada com foco para um bem maior, ela poderá elevar a humanidade a um novo patamar civilizatório de grande prosperidade e bem comum, acabando com grandes males que a assolam tal como a pobreza, a fome, a doença e até prolongar a expectativa de vida. Mas, para tanto as pessoas teriam que mudar a maneira de pensar e agir, corrigir seus modos egoísticos, ter mais compaixão pelos mais fracos, ter mais generosidade e saber compartilhar suas riquezas com os mais pobres e, sobretudo, ter um poderoso sentimento de amor pela vida, por seus semelhantes e pelo mundo em que vive. Um comportamento de humanidade que parece não ser propriamente do ser humano. O que pode causar profundo desalento às pessoas que querem fazer a diferença para um mundo melhor para todos. 


Teve alguém muito sábio, e seu nome era Jesus, que disse há dois milênios: “Que tudo é possível ao que crê” (Marcos 9:23) e disse também: "Para o homem é impossível, mas para Deus todas as coisas são possíveis" (Mateus 19:26). Portanto é preciso ter fé que podemos nos tornar pessoas melhores, mas precisamos fazer a nossa parte corretamente, e não só colocar tudo nas mãos da providência divina. 


Nestes dias de hoje, em tempos sombrios, em que a injustiça campeia e os corações ficam endurecidos, parece que as pessoas do mal estão levando a melhor. Tal qual uma mancha num tecido branco salta aos olhos, e aparece muito mais, do mesmo modo as pessoas más aparecem mais numa multidão de pessoas boas. Observem como as pessoas más são barulhentas e são causa de escândalos para chamarem atenção sobre si. Mas, observem também que as pessoas boas são silenciosas, estudam, trabalham, ganham o pão de cada dia, cuidam de suas famílias. Estas pessoas são aquelas que ajuntam um tesouro que ninguém pode tirar delas, possuem uma fé luminosa na vida e são elas que salvam a humanidade todos os dias, pois são pessoas de mente sã e corpo são, como eu e você que está lendo este texto, que temos a felicidade de não termos nossas mentes apodrecidas e ainda estamos bem lúcidos! 😃 


Portanto, confiemos nos 99% da humanidade que está dando o seu melhor para tudo dar certo, e deixemos a aberração do comportamento de 1% pra lá, sabemos que poderão até entrar para História, mas a História na verdade, como bem sabemos é escrita por pessoas comuns, como Jesus, que separou a História em dois momentos, um antes e outro depois dele. Ninguém mais por mais rico ou poderoso que tenha sido ou até seja, ainda foi capaz de tal feito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário