Translate

sexta-feira, 16 de janeiro de 2026

O FALSO SUCESSO

 O FALSO SUCESSO 


BIA BOTANA


Eu estou lendo um livro entitulado “Manual de Persuasão do FBI”, escrito pelo ex-agente especial de análise comportamental do FBI John R. “Jack” Schafer com a parceria com Marvin Karlins consultor Internacional sobre eficácia interpessoal. O livro foi publicado em 2015, e sua relevância não foi perdida na última década. Do mesmo modo que o artigo que escrevi  em 24 de setembro de 2012 para o meu blog FREE THINKER - LIVRE PENSADORA entitulado "GODNET" E A CENSURA NA INTERNET (link ⬇️ em Referências) continua sendo acessado e lido durante quase 14 anos. 


No livro garimpei dois trechos que considerei relevantes para o presente texto, o primeiro considera por qual motivo se deve acreditar no outro, onde se lê:” "Por que eu deveria acreditar em você?". Pessoas honestas geralmente respondem "Porque estou falando a verdade", , ou alguma variação disso. Pessoas honestas simplesmente transmitem informações. Eles se concentram na apresentação correta dos fatos. Por outro lado, os mentirosos tentam convencer as pessoas de que aquilo que estão dizendo é verdade. Seu foco não é apresentar os fatos corretamente, mas convencer o ouvinte de que os fatos apresentados são verdadeiros. Uma vez que os mentirosos não podem depender de fatos para estabelecer sua credibilidade, tendem a se vangloriar de sua credibilidade para fazer sua versão dos fatos parecer crível.”


No segundo trecho, também bastante instigante, pode se ler sobre o que os autores chamaram de VIÉS DA VERDADE: “Os seres humanos tendem a crer uns nos outros. Esse fenômeno, conhecido como viés da verdade, permite à sociedade e ao comércio funcionarem de um jeito eficaz. Se o viés da verdade não existisse, passaríamos uma grande quantidade de tempo checando informações recebidas dos outros. O viés da verdade também serve como um padrão social. Relações com amigos e colegas de trabalho se tornariam tensas se fosse preciso constantemente questionar sua ve-racidade. Consequentemente, geralmente acreditamos nos outros até que surjam evidências do contrário.

O viés da verdade fornece aos mentirosos uma vantagem, pois as pessoas querem acreditar naquilo que ouvem, veem ou leem. Mas ele diminui quando há consciência da possibilidade de embuste. O vies da verdade predispõe as pessoas a acreditarem naquilo que leem em e-mails e mensagens de texto. Sem as dicas verbais e não verbais, a. veracidade de comunicações escritas não é tão facilmente questionada.”


Pois é, desde 2012, eu passei a ter o costume de checar as informações que são divulgadas na Internet e nas redes sociais, e verifiquei que apesar de tudo ser colocado nas costas dos algoritmos e mais recentemente a culpa ser atribuída à Inteligência Artificial, não é bem assim. 


Eu retornei a escrever meus artigos e a publicar neste blog BIA BOTANA’S NEWS & OPINION em 7 de novembro de 2025, não sei se vocês sabem o Google Analytics fornece o número de visualizações e a origem do acesso no mundo, o que permite ao autor analisar o nível de alcance do sua postagem. É legal saber que tenho leitores nos lugares mas distantes de mim no planeta, isto porque com a ferramenta de tradução pode-se ler o meu texto em qualquer língua, mas é assim desde 2011. O que aconteceu é que no meu retorno o número de visualizações aumentaram absurdamente para mais de 500 e por vezes 1000 acessos! Vibrei com o sucesso que os meus textos estavam alcançando! 


A gente acredita no que quer, né? Quando eu tinha meus dez anos, meu pai contou-me uma história para que eu deixasse de ser crédula, e era assim: um pai tinha dois filhos e chegando o Natal deu presentes a eles. O mais velho abriu a presente e tinha um carrinho de pilha e agradeceu o pai todo feliz. O segundo filho caçula abriu o presente e dentro da caixa tinha estrumes e ao ver o presente pulou no pescoço do pai dizendo: “– Obrigado papai! Eu sempre sonhei em ter um cavalo.” Infelizmente, o menininho não ganhou um cavalo, essa foi uma maneira que o pai encontrou para ensinar o garoto a não ser otimista e não ser crédulo. De sorte que meu pai não me deu uma caixa de estrume, pois desde pequena eu montei à cavalo e sonhei muitíssimo em ter um cavalo, mas só treinei cavalos que não eram meus. Ele só queria que eu ficasse ciente que por conta dele eu jamais teria um cavalo. Mas, isso não impediu que eu fizesse sucesso como amazona, vejam eu aos 17 anos na foto para comprovar. 😃






A lição do meu pai foi inesquecível, mas a resiliência do meu otimismo crédulo permaneceu e até hoje eu posso cair na esparrela de uma ingênua credulidade mal colocada. Ora, até a mais sabia das pessoas pode tropeçar…


Eu resolvi questionar o meu inesperado sucesso com leitores, pois fazer sucesso com imagens e fotos está dentro da normalidade, anormal é tanta gente lendo meus textos, que não são textinhos, mas textões que até a Inteligência Artificial 🤖 sente preguiça de ler. 😂


Eu pensei que o súbito sucesso se devia ao aumento de internautas nos últimos 15 anos, era plausível, ou que as pessoas estavam mais interessadas em ler, vestígio do meu otimismo. Então fui pragmática, coloquei meus dois pés no chão e disse a mim mesma: ESSE SUCESSO É FALSO! Minha vaidade sofreu, mas minha consciência agradeceu. Nada pior que ser manipulada na vaidade. 


Depois observei que havia um excesso de visualizações dos Estados Unidos, o que recordou-me do tempo da invasão dos bots 🤖 russos, o que me remeteu ao personagem de Arthur Conan Doyle, o famoso Sherlock Holmes dizendo entre uma baforada e outra de seu cachimbo sentado confortável na sua poltrona de espaldar alto em frente à lareira: “Uma vez descartado o impossível, qualquer coisa que sobre, por mais improvável que pareça, deve ser a verdade.” 


Ou seja, a verdade improvável era que eu estava sendo monitorada por algum centro de monitoramento dos Estados Unidos, além do que com toda recente confusão geopolítica instalada pelo governo dos Estados Unidos no Caribe, América do Sul, e agora na do Norte com o caso da Groenlândia e de quebra levando junto a Europa, eu ingenuamente havia me exposto com as minhas análises de cenários futuros e outras coisinhas mais. 


Recentemente, eu me surpreendi com a notícia que a nova toda-poderosa da empresa norte-americana Meta (Facebook, Instagram, WhatsApp etc) é pessoa de confiança absoluta de Donald Trump, ou seja, nós temos cair na real, está tudo “DOMINADO” como a bandidagem costuma dizer. 


Então, para colocar a minha paranoia mais atualizada, eu fiz uma consulta com o Gemini 🤖, o professor sabe-tudo do Google e transcrevo a seguir as informações que ele me passou Ipsis litteris:


centro de monitoramento da internet eua


Os EUA monitoram a internet principalmente através da Agência de Segurança Nacional (NSA)(NSA), com programas como o revelado por Snowden (PRISM, XKeyscore) para coletar dados, e agências como a CIA focam em inteligência digital e cibersegurança, enquanto órgãos como o Center for Internet Security (CIS) oferecem monitoramento de rede para governos estaduais e locais (Albert Sensors). Há também iniciativas privadas e governamentais que utilizam grandes data centers para processamento de IA e análise de dados. 

Principais Agências e Programas:

  • NSA (National Security Agency): Principal órgão de inteligência de sinais e vigilância de comunicações, atuando em larga escala na coleta de dados da internet, como com o programa XKeyscore, que permite buscar atividades de usuários.
  • CIA (Central Intelligence Agency): Integra recursos digitais e de cibersegurança em suas operações de inteligência, focando na análise de fontes abertas e ação secreta.
  • PRISM: Programa secreto da NSA, revelado por Edward Snowden, que permitia a coleta de comunicações de grandes empresas de tecnologia. 

Ferramentas e Operações:

  • XKeyscore: Software da NSA que permite aos agentes monitorar o tráfego da internet, buscando e-mails e atividades online.
  • Upstream: Operação de coleta de dados da NSA que intercepta comunicações diretamente em infraestruturas de cabos de fibra ótica, com acesso garantido por acordos com operadoras. 

Monitoramento para Cibersegurança:

Controle e Infraestrutura:

  • Embora a coordenação da internet tenha migrado para organizações privadas como a ICANN, os EUA mantêm forte influência, e agências de inteligência têm acesso a infraestruturas cruciais, como cabos submarinos, através de acordos secretos. 

Em resumo, o monitoramento é uma operação complexa que envolve agências de inteligência, acordos com empresas de tecnologia e uso de infraestruturas globais de comunicação para coleta e análise de dados. 


Não existe um único "centro de monitoramento da internet" nos EUA, mas sim diferentes agências e infraestruturas que dividem essa função conforme o objetivo (segurança nacional, defesa cibernética ou gestão técnica):


1. Principais Órgãos de Monitoramento e Vigilância

  • NSA (National Security Agency):Localizada em Fort Meade, Maryland, é a principal agência focada em inteligência de sinais (SIGINT). Opera sistemas como o Utah Data Center(ou "Bumblehive"), um complexo massivo projetado para armazenar e processar volumes gigantescos de dados globais de internet e comunicações.
  • CISA (Cybersecurity & Infrastructure Security Agency): É a face defensiva, responsável por monitorar ameaças cibernéticas contra a infraestrutura crítica dos EUA (redes de energia, sistemas eleitorais e financeiros) e emitir guias de segurança para redes.
  • FBI: Atua no monitoramento focado em crimes cibernéticos e segurança interna, colaborando frequentemente com a CISA em alertas de ameaças. 



2. Infraestrutura e Gestão Técnica

  • ICANN: Embora seja uma corporação internacional, tem sede na Califórnia. Ela coordena os sistemas de identificadores únicos da internet (como nomes de domínio e endereços IP) para garantir que a rede permaneça operacional e segura.
  • Utah Data Center (UDC):Frequentemente citado como o maior centro de dados de inteligência do país, localizado em Bluffdale, Utah, com capacidade para processar e armazenar exabytes de dados.
  • NAPs (Network Access Points): Pontos físicos onde o tráfego de internet é trocado entre grandes provedores. O NAP of the Americas, em Miami, é um dos mais cruciais para o tráfego entre os EUA e a América Latina



3. Cenário em 2026

Atualmente, o foco dessas agências está em:

  • Segurança de Redes: Incentivo ao uso de criptografia de ponta a ponta para proteger comunicações contra espionagem estrangeira.
  • Inteligência Artificial: Expansão de infraestruturas de dados para IA, como os novos complexos da Amazon e Microsoft, que agora integram as preocupações de segurança nacional e monitoramento de tráfego. 


WOW!😮!!! Que realidade transcendental! Legal ser vigiado o tempo todo! O mais estranho é com que facilidade esquecemos desta vigilância e optamos agir de maneira normal e descuidada.  


O que mais me assusta é como as situações podem ser formadas com o uso de estratégias de análises de comportamento e levar uma pessoa inocente e crédula a cair em verdadeiras armadilhas que vão comprometer sua vida em vários aspectos: financeiro, de trabalho, de negócio, familiar e em toda a sua vida, a qual pode ser levada para o buraco com o estalar de dedos de alguém que deseja essa pessoa na sarjeta. 


É muito assustador, é uma ação terrorista que pode estar acontecendo agora seja com um imigrante em Boston ou em Minneapolis, ou com alguém inocente que tenha se tornando foco de interesse por outro motivo ulterior dessa gente que vive de espionar os outros. 


A verdade é que ninguém está seguro, seja em que lugar do mundo que for, e que se pode ser vítima de arapucas a qualquer momento, o que nos resta é ficarmos atentos aos sinais de perigo ⚠️ e ler mais livros como este “MANUAL DE PERSUASÃO DO FBI”, cujas informações podem ajudar tanto para se defender como aprender estratégias para alcançarmos nossos próprios objetivos e obtermos, talvez,  um menor sucesso que seja, mas ao menos será um sucesso verdadeiro😃


Referências 


https://bbfreethinker.blogspot.com/2012/09/godnet-e-censura-na-internet.html?m=1


Albert Network Monitoring and Management

Nenhum comentário:

Postar um comentário