Translate

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

JESUS, AMOR & FÉ - 7. JESUS, O PEQUENO MESTRE

JESUS, AMOR & FÉ *

7.  JESUS, O PEQUENO MESTRE

Pobre mestre Zaqueu, não sabia o que o esperava quando resolveu tomar Jesus como seu aluno...
Após ensinar todas as letras com grande precisão e clareza do alfabeto hebreu, passou a ensinar do Alfa ao Omega do alfabeto grego. 
"Jesus, no entanto, olhou fixamente para o mestre Zaqueu e disse-lhe: 
- Como te atreves a explicar aos outros o Beta se tu ignora a natureza do Alfa*? Hipócrita, se o sabes, explicas primeiro o Alfa assim acreditaremos em ti quando falares do Beta. *(Alfa=△)
A seguir, começou a interrogar o mestre acerca da primeira letra, mas este não soube responder.
Disse, então, Jesus a Zaqueu na presença de todos: 
- Escute, mestre, a constituição da primeira letra e vê como tem linhas e traços médios aos quais se unem traços transversais, conjuntos, elevados, divergentes. Três linhas formam o modelo do Alfa*: homogêneas, equilibradas, proporcionadas. *(Alfa=△)

Quando o mestre Zaqueu ouviu estas e aquelas alegorias da primeira letra, ficou surpreendido diante da resposta e da erudição que Jesus manifestava. Disse aos presentes:
- Ai de mim! Não sei o que fazer! Eu mesmo me procurei a confusão ao trazer para cá este menino.
E dirigindo-se a José que ali estava a acompanhar o filho, disse:
- Toma-o, pois, eu te rogo irmão José. Não posso suportar a agudeza de seu olhar, nem chego a entender suas explanações. Este menino não nasceu na terra; pode até dominar o próprio fogo. Talvez tenha nascido antes da criação do mundo. Não sei que ventre o pode ter trazido, nem que seios o nutriram. Ai de mim amigo! Sinto-me aturdido. Não posso acompanhar o vôo de sua inteligência. Enganei-me, infeliz de mim! Queria ter um aluno e encontrei-me com um mestre.
Amigos reconheço minha confusão. Velho como estou, fui vencido por um menino. É como cair esmagado de humilhação e morrer por causa deste menino, pois, neste momento, sou incapaz de olhá-lo de frente.
Que vou responder quando todos me disserem que me deixei vencer por uma criança? Que vou explicar a respeito de que me disse sobre as linhas da primeira letra grega? Não o sei, amigos, pois ignoro a origem e destino desta criatura.
Por isto, te rogo, irmão José, que o leves para casa. Ele é um ser extraordinário: ou um deus, ou um anjo, ou não sei o que dizer. Enquanto os judeus davam conselhos a Zaqueu, o menino se pôs a rir alto e disse:
- Frutifiquem agora tuas coisas e abram-se os olhos dos cegos de coração. Vim de cima para amaldiçoá-los e chamá-los depois para o alto, pois esta é a ordem d'Aquele que me enviou em vosso benefício,
Quando o menino acabou de falar, todos os que tinham caído debaixo de sua maldição sentiram-se imediatamente curados.
Desde então ninguém se atrevia a irritá-lo, para que não o amaldiçoasse e ficasse cego." (Evangelho Pseudo-Tomé Capítulo VI-3 e 4; Capítulo VII e VIII)

Em perfeita sintonia com essa passagem está o seguinte versículo 8 do prólogo do Livro do Apocalipse no Novo testamento, escrito por São João, o discípulo amado de Jesus, que diz: "Eu sou o Alfa e o Omega, diz o Senhor Deus, Aquele que é que era e que vem, o Dominador." Do mesmo modo essa passagem da infância de Jesus não só se sintoniza-se com a profecia de Isaías como a cumpre nitidamente, tal como foi escrito:

"Um renovo sairá do tronco de Jessé, e um rebento brotará de suas raízes. Sobre ele repousará o Espírito do Senhor, Espírito de sabedoria e de entendimento Espírito de prudência e de coragem, Espírito de ciência e de temor do Senhor. Sua alegria se encontrará no temor do Senhor. Ele não julgará pelas aparências e não decidirá pelo ouvir dizer; mas julgará os fracos com equidade, fará justiça aos necessitados da terra, ferirá o homem impetuosos com uma sentença de sua boca e com o sopro dos seus lábios fará morrer o ímpio. A justiça será como o cinto de seus rins e a lealdade circundará seus flancos... Porque a terra estará cheia da ciência do Senhor assim como as águas recobrem o fundo do mar. " Is. 11: 1-9)

Portanto o que se ressalta nessa passagem do mestre Zaqueu é a brilhante inteligência precoce de Jesus. Nenhum texto da Bíblia define melhor a "inteligência" como foi escrito em que Jó, quando esse diz aos seus acusadores que se faziam passar por consoladores o seguinte:

"De onde vem pois, a sabedoria? Onde está o jazigo da inteligência?Um véu a oculta a todos os viventes, até às aves do céu ela se esconde. Dizem o inferno e a morte: "Apenas ouvimos falar dela."
Deus conhece o caminho para encontrá-la, é Ele quem sabe o seu lugar, porque Ele vê até aos confins da terra, e enxerga tudo o que há debaixo do céu.
Quando Ele se ocupava em pesar os ventos, e em regular a medida das águas, quando fixava as leis da chuva e traçava a rota dos relâmpagos, então a viu e a descreveu, penetrou-a e escrutou-a, depois disse ao homem: "O temor do Senhor, eis a Sabedoria; fugir do mal, eis a inteligência.”

Porquanto, a verdade é que aquilo que uma pessoa não o faz de sua própria boa vontade e por amor à Deus, acabará por o fazer seja por temor à Deus, seja por temor de perder a própria vida, contudo antes temesse sim, perder sua alma eterna, a chama divina que anima a sua existência, Pois, quem já muito viveu sabe bem que nada se pode contra a vontade da sabedoria divina, pois Deus está no controle e é sua inteligência que domina todas as coisas. Infelizmente poucos são os sensatos deste mundo, poucos são os que conseguem escapar do domínio do próprio ego e entregar-se ao domínio amoroso de Deus. Felizes são as pessoas de boa vontade, pois delas é o Reino dos Céus e essas poderão ver à Deus e encontrá-Lo em todas as coisas.

Mas, não pensem que esse encontro com o Mestre Zaqueu não foi útil à Jesus, na humildade do mestre Jesus encontrou uma renovada alegria que animou o seu ser e despertou sua misericórdia, e os bons resultados desse encontro veremos em nosso próximo capítulo.

* Da coletânea de crônicas diárias publicadas no meu  perfil do Facebook  de dezembro/2014 a abril/2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário