Translate

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

JESUS, AMOR & FÉ - 8. A MISERICÓRDIA DO MENINO JESUS

JESUS, AMOR & FÉ *

8.  A MISERICÓRDIA DO MENINO JESUS

Sem dúvida a passagem do mestre Zaqueu na vida de Jesus teve a sua influência benéfica já que a narrativa passa a apresentar um menino Jesus misericordioso e dando vazão aos seus dons milagrosos, como veremos a seguir:

"Dias depois, estava Jesus brincando no terraço de uma casa. Um dos meninos que estavam com ele caiu do alto e morreu. Vendo isso, os outros meninos foram embora e Jesus ficou sozinho.
Vieram os pais do morto, lançaram-lhe a culpa e o maltrataram.
Jesus deu um salto de cima do terraço e caiu junto ao cadáver. E gritou em alta voz:
 - Zenão* ( * nome grego que pode significar "que dá a vida ou "vida de Deus") - era este o nome do menino - levanta-te e responde-me: Fui eu que te atirei lá de cima? 
O morto levantou-se no mesmo instante e disse:
- Não, Senhor. Tu não me atiraste, mas me ressuscitaste.
Os que viram ficaram maravilhados. Os pais do menino glorificaram a Deus por aquele maravilhoso feito e adoraram a Jesus.

Poucos dias depois, estava um jovem cortando lenha nos arredores. Escapou de suas mãos o machado e cortou-lhe a planta do pé. O coitado ia morrendo por causa da hemorragias.
Formou-se grande alvoroço e reuniu-se muita gente.
Também Jesus se dirigiu para lá. Forçou a passagem entre a multidão e chegou até o ferido. Apertou com a mão o pé dilacerado do jovem. E este ficou curado no mesmo instante. Disse, então, ao jovem:
- Levanta-te agora, continua a cortar lenha e lembra-te de mim.
Quando a multidão se deu conta do que ocorrera, adorou o menino dizendo: 
- Verdadeiramente, o Espírito de Deus habita neste menino.

Quando tinha seis anos, sua mãe entregou-lhe um jarro para que fosse enchê-lo de água e o trouxesse para casa. Mas, Jesus esbarrou em outras pessoas no caminho e o jarro se quebrou.
Estendeu, então, o manto com que estava coberto, encheu-o de água e o levou à sua mãe. Vendo essa maravilha, a mãe se pôs a beijar Jesus e conserva em seu coração todas as suas ações misteriosas que o via realizar.

De outra feita, na época da semeadura, Jesus foi com seu pai para semear trigo em seu campo.
Enquanto José espalhava as sementes, também Jesus semeou um grão de trigo. depois da ceifa e da joeira, que separa o trigo do joio, a colheita foi cem coros *(equivalente a 38 mil litros).
Chamou, então para junto de si todos os pobre dentre o povo e repartiu entre eles os grãos. José levou para casa o restante. Jesus tinha oito anos quando realizou este milagre.

José, seu pai era carpinteiro. Fabricava, naquela época, arados e jugos.
Certa vez, o encarregaram de fazer uma cama para pessoa rica *(que não era um móvel usado por todos, e segundo outras fontes esta cama destinava-se ao aposento real do palácio de Jerusalém). Aconteceu, porém, que um dos varais era mais curto do que o outro, porque não fora encontrado dois iguais. José não sabia o que fazer.
Disse-lhe o menino Jesus:
- Põe no chão as duas peças e iguala-as de um lado.
Assim o fez José. Jesus postou-se do outro lado, pegou a peça mais curto e o esticou até ficar tão comprido quanto o primeiro.
José encheu-se de admiração ao ver o prodígio. Beijou e abraçou o menino dizendo: 
"- Feliz de mim, porque Deus me deu esse menino!" (Evangelho do Pseudo-Tomé Capítulos IX a XIII)

Essas passagens apresentam um menino Jesus milagroso, que dá vazão aos seus dons de maneira espontânea segundo a necessidade que se apresenta, agindo como se fosse natural proceder-se daquela maneira, como se isto não o tornasse diferente das outras pessoas. Ou seja, Jesus fazia o que lhe era natural como Deus, cuidando das coisas grandes às pequenas, das impossíveis às corriqueiras, dando a todas a mesma importância. Revelando o seu prazer em atender as necessidades de maneira justa e equitativa, sem distinção de pessoa. 

Em vários momentos da pregação de seus ensinamentos Jesus fala que devemos fazer o bem conforme a necessidade se apresente, devemos ajudar aquele ser que for próximo em seu momento de necessidade e jamais nos desviarmos de ajudar quem estiver necessitado, isso porque é esse o proceder de Deus. 

Seja rico, seja pobre, seja poderoso ou insignificante, não importa Deus sempre está disposto a auxiliar aqueles que confiam em sua ajuda incondicional. 

Por vezes a ajuda divina não é compreendida por nós, mas ela pode estar apenas na calma que sentimos quando temos que resolver um problema que nos é desagradável. Deus nos ajuda quando não nos irritamos com outra pessoa quando sabemos que estamos sendo vítimas de um tratamento indevido e a irritação seria justificada. Sim, pode parecer pouco, mas sentir paz no coração pode ser de grandioso auxílio em vários momentos nas nossas vidas. 

Há quem pense, e conheci muitos que pensavam assim, que não se deve pedir coisas insignificantes a Jesus e nem a Deus, dizem essas pessoas que Deus ou Jesus teriam pedidos muito mais importantes do que os deles para atenderem. Todavia, com esse comportamento  de aparente consideração, por outro lado essas mesmas pessoas também se orgulhavam de dizer que nunca pediram nada a Deus e tudo que conseguiram foi devido ao próprio esforço e mérito. Quanta falta de humildade!!! Quanta arrogância!!! Triste fim tiveram o dia que descobriram tarde demais que nada eram além de pó da terra.

Pois digo a vocês, não se envergonhem de se humilharem perante  Deus, não se envergonhem de dizer que é por auxílio de Deus que tudo vai bem em suas vida ou que foi salvo por Deus,. Não se sintam diminuídos por pedirem tudo o que precisarem a Deus, da pequena a grande precisão, pois Deus conhece toda e qualquer necessidade que possamos ter. Deus é um Pai generoso e amoroso sempre disposto a ajudar seus filhos sem nenhuma distinção para que sejam felizes.

Eu peço tudo a Jesus e com Jesus aprendi a pedir a Deus, e em tudo que preciso sou atendida, mas é preciso antes saber pedir e sabendo pedir todo os milagres acontecem em seu tempo devido, no tempo que Deus achar conveniente para nós. 

Em razão disso nós veremos nas próximas passagens como o menino Jesus sempre reagirá mal frente a arrogância e hipocrisia humana e será surpreendentemente misericordioso e cheio de doçura frente as manifestações de humildade das pessoas, isso diz muito sobre a justiça e a sabedoria de Deus, que brinda com bênçãos não aqueles que as exigem por direito, mas aqueles que nem se julgam dignos delas.

* Da coletânea de crônicas diárias publicadas no meu  perfil do Facebook  de dezembro/2014 a abril/2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário