Translate

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

JESUS, AMOR & FÉ - 9. JESUS, O MENINO SÁBIO

JESUS, AMOR & FÉ *

9.  JESUS, O MENINO SÁBIO

O bom José zeloso de seu dever de pai não desistia de encontrar um mestre adequado para Jesus. Após a humilde desistência do mestre Zaqueu de ensinar uma criança que se assenhorava de tanta sabedoria, levou algum tempo que José encontrasse alguém disposto a tal difícil tarefa de ensinar os modos humanos a quem ele sabia que vinha de cima e de humano nada tinha.

"Vendo José que a inteligência do menino amadurecia com a idade, intentou de novo que o menino não ficasse analfabeto. Levou-o, por isso a outro mestre e o pôs à sua disposição.
O mestre disse a José:
- Eu lhe ensinarei primeiro as letras gregas e, em seguida, as hebraicas (*desde a tomada da região palestina por Alexandre, o Grande, em 332 a.C, a cultura grega foi implantada levando o povo judeu ao processo de helenização, que introduziu o grego como segunda língua, mas com a presença romana a partir de 63 a.C. o latim também passou a ser obrigatório).
O mestre conhecia a capacidade do menino e o temia. Depois de escrever para ele as letras do alfabeto, procurava exercitá-lo por longo tempo, sem que ele respondesse.
Disse-lhe Jesus:
- Se és mestre e conheces bem as letras, diz-me primeiro, qual é a força do Alfa e depois eu direi qual é a do Beta.
O mestre, irritado, bateu-lhe na cabeça.
Quando sentiu a dor, o menino o amaldiçoou; e ele. no mesmo instante, desmaiou e caiu de bruços ao chão.
O menino voltou para a casa de José. José se encheu de pesar e disse à mãe dele que não o deixaria sair de casa, porque caíam mortos todos que o contrariavam.

Passado algum tempo, outro professor, amigo íntimo de José, disse-lhe:
- Traze-me o menino à escola. Talvez com brandura eu possa ensinar-lhe as letras.
Respondeu-lhe José:
- Irmão, se te atreves, leva-o contigo.
Ele o levou com muita temor e preocupação, mas o menino foi contente.
Entrou com desembaraço na sala e encontrou um livro sobre a estante de leitura. Apanhou-o e sem parar de ler o que estava escrito, tomou a palavra e começou a falar impelido pelo seu Santo Espírito; e ensinou os preceitos da lei aos circunstantes que o ouviam.
Todos que ali se encontravam, o ouviam atentamente, e, aquele mestre sentou-se perto dele e o ouvia e pedia-lhe que ensinasse mais. Tendo-se reunido grande multidão, ouviram toda a santa doutrina que ensinava e as palavras sublimes que saiam de sua boca; pois ainda que fosse pequeno, dizia tais coisas.
Tendo notícia do fato que muitas pessoas se reuniram na escola, José encheu-se de receio e correu à escola, supondo que também aquele mestre tivesse acabado mal.
Disse-lhe o mestre:
- Irmão, sabes que recebi este menino como qualquer aluno, mas ele está cheio de graça e sabedoria. Só me resta pedir-te que o leves para tua casa.
Ouvindo aquilo, o menino sorriu ao mestre e disse:
- Graças a ti, que falaste corretamente e deste um testemunho justo, será curado aquele mestre que anteriormente foi punido..
Na mesma hora o outro mestre sentiu-se bem, José tomou o menino e foi para casa. " (Evangelho de Pseudo-Tomé Capítulos XIV e XV)
A mais pura verdade é que Deus não gosta dos arrogantes e dos orgulhosos, mas aprecia a humildade daqueles que frente a sabedoria reconhecem que nada sabem. Certamente, Jesus sendo tal  como Deus via a verdade no coração de cada um e reagia conforme a sua sensibilidade, simpatizando com que o amava e antagonizando-se com quem por ele tinha aversão. Isso porque os primeiros que o amavam o enchiam de júbilo e satisfação por demonstrarem que a sua mais importante criação era "boa" e os segundos só faziam reabrir sua antiga mágoa, quando vendo que a maldade do ser humano era grande na terra, e que todos os pensamentos do seu coração estavam continuamente voltados para o mal, o que fez Deus arrepender-se de ter criado o ser humanos terra, tendo o seu coração ferido de íntima dor (GÊN. 6:5-6 "O Senhor viu que a maldade humana era grande na terra, e que todos os pensamentos dos corações humanos estavam continuamente voltados para o mal. O Senhor arrependeu-se de ter criado o ser humano na terra, e teve o coração ferido de intima dor.").

Mas, o encontro com esse "bom mestre" cujo no nome, infelizmente não foi mencionado no texto, foi como chuva após a estiagem no coração do menino Jesus, e fez brotar uma verdejante esperança que deu vazão à sua divina misericórdia, impregnada do mais profundo amor que só o criador pode ter por sua criatura. Conta assim a narrativa os seguintes episódios miraculosos que refletem essa profunda transformação sofrida por Jesus:

"Noutra ocasião, José mandou seu filho Tiago (o filho menor do primeiro casamento) ajuntar lenha e trazê-la para casa. O menino Jesus foi com ele.
Enquanto Tiago recolhia os galhos, uma víbora picou-lhe a mão.
Caiu por terra e estava para morrer. Jesus aproximou-se dele e soprou-lhe a ferida. Imediatamente desapareceu a dor. O réptil arrebentou-se; e Tiago, no mesmo instante, recobrou a saúde.

Um menino doente, que morava perto da casa de José, veio a falecer. Sua mãe inconsolável, chorava sua perda.
Quando Jesus ouviu falar do sofrimento dela e do tumulto que se formara, dirigiu-se apressadamente para lá.
- Digo-te, ó menino, que não permaneça morto, mas que te conserves vivo e fiques com tua mãe.
Na mesma hora, ele abriu os olhos e sorriu. Jesus disse à mulher:
- Toma-o, dá-lhe leite e lembra-te de mim.
Vendo isso os circunstantes encheram-se de admiração e exclamaram:
- Na verdade este menino ou é um Deus, ou um anjo de Deus, pois tudo o que sai da sua boca se realiza imediatamente.
Saindo dali, Jesus foi brincar com os outros meninos.

Algum tempo depois, surgiu grande tumulto em uma casa que estava sendo construída. Jesus levantou-se e dirigiu-se para o local.
Viu um homem morto estendido no chão. Tomou-o pela mão e disse-lhe: 
- Homem, eu te digo, levanta-te e retoma o teu trabalho.
O que estivera morto levantou-se de imediato e o adorou.
A multidão que presenciou o fato encheu-se de admiração e dizia:
- Este menino é do céu, pois livrou muitas almas da morte e livrará muitas mais durante sua vida." (Evangelho Pseudo-Tomé XVI a XVIII)
Assim se cumpria as palavras do profeta Isaías: "Que os vossos mortos revivam! Que seus cadáveres ressuscitem! Que despertem e cantem aqueles que jazem sepultados, porque vosso orvalho é um orvalho de luz e a terra restituirá o dia às sombras" (Is. 26;19) Pois maior milagre não pode existir do que trazer um morto à vida novamente.

Eis que o Santo Espírito de Deus se manifestava em Jesus dando vida à palavras do profeta Isaías: 
"Eu sou o Senhor, sem rival, não existe outro Deus além de mim. Eu te cingi, quando ainda não me conhecias a fim de que saiba, do levante ao poente, que nada há fora de mim. Eu sou o Senhor, sem rival; eu formei a luz e criei as trevas, busco a felicidade e suscito a infelicidade. Sou eu o Senhor, que faço todas essas coisas.
Que os céus, das alturas derramem o seu orvalho, que as nuvens  façam chover a vitória, abra-se a terra e brote a felicidade e ao mesmo tempo faça germinar a justiça! Sou eu, o Senhor, a causa de tudo isso! " (Is. 45:5-8)

Felizes são aqueles que vivem para a alegria e o contentamento de Deus, pois grande é a retribuição que recebem do Pai Amado Todo-Poderoso. Do Pai receberão uma eterna alegria, serão invadidos de júbilo e contentamento e nos seus corações não terão lugar duradouro para tristezas e lamentos, porquanto o próprio Pai será sempre o consolador de suas almas.

* Da coletânea de crônicas diárias publicadas no meu  perfil do Facebook  de dezembro/2014 a abril/2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário