Translate

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

JESUS, AMOR & FÉ - 19. BEM-AVENTURADOS OS MANSOS DE CORAÇÃO

JESUS, AMOR & FÉ *


19. BEM-AVENTURADOS OS MANSOS DE CORAÇÃO

“Eis o Senhor Deus que vem com poder , estendendo os braços soberanamente, eis com ele o preço da sua vitória, faz-se preceder pelos frutos de sua conquista, como um pastor, vai apascentar seu rebanho, reunir os animais dispersos, carregar os cordeiros nas dobras de seu manto conduzir lentamente as ovelhas que amamentam.” (Is. 40:10-11)
Após o primeiro milagre, realizado em Caná, na Galiléia, a fama de Jesus ganhou o mundo pois todos os que estavam nas bodas de Caná souberam do feito, principalmente porque os serventes que obedeceram as ordens de Jesus não guardaram segredo sobre a origem estranha do vinho tão apreciado por todos, considerado um vinho da melhor qualidade que já se havia provado. Seus discípulos beberam do vinho e creram então em Jesus. Após as bodas de Caná, Jesus desceu para Cafarnaum (cidade à beira do mar Galiléia (a 34 Km de Nazaré), com sua mãe, seus irmãos e seus discípulos e por lá demoram-se poucos dias. (Jo. 2:11)
Era dia de sábado e Jesus entrou na sinagoga de Cafarnaum e pôs-se a ensinar. Ora, na sinagoga tinha um homem tomado de um espírito imundo que ao ver Jesus gritou: “Que tens tu conosco, Jesus de Nazaré? Vieste nos levar a perdição? O Messias já não julgou e condenou Satanás? Sei quem és: o Santo de Deus , tu és o Messias!” Mas, Jesus o confrontou-o e ordenou ao espírito: “Cala-te, sai deste homem!”. E o espírito imundo agitou o corpo do homem violentamente em estremecimentos involuntários, que deu um grande grito, quando o espírito demoníaco lhe saiu. Todos que ali estavam e testemunharam o sucedido ficaram por demais admirados e questionando com que autoridade Jesus comandava os espíritos demoníacos.
Saindo da sinagoga, Jesus acompanhou Pedro à casa de sua sogra, que estava de cama e com febre. Ao entrar na casa foi levado por Pedro onde a doente se encontrava acamada e Jesus lhe pegando as mãos a levantou da cama, e imediatamente a febre a abandonou e ela se sentiu tão bem-disposta como se nunca tivesse estado doente, e com alegria se pôs a preparar uma refeição para servir a todos que estavam com Jesus. Quando chegou a tarde, durante o ocaso, uma romaria acorreu à casa onde estavam, toda a acidada estava reunida diante da porta, pois levaram-lhes os enfermos e possessos do demônio. Ele curou muitos que estavam oprimidos de diversas doenças e expulsou muito demônios, e não lhes permitia falar que o conheciam.
No dia seguinte Jesus se levantou antes de todos ao amanhecer e retirou-se para um lugar deserto para orar, e estava orando quando foi encontrado por Pedro e outros discípulos, dizendo que todos estavam a procurá-lo. Jesus então disse: “vamos às aldeias vizinhas, para que eu pregue também lá, pois para isso é que eu vim.” (Mar. 1:21-39) “Assim se cumpriu a predição do profeta Isaías: ’Tomou as nossas enfermidades e sobrecarregou-se dos nossos males.’(Isaías 53:4)” (Mt. 8:17).
E Jesus seguia cumprindo o enredo que lhe fora traçado previamente pelos Profetas:
“Que dêem glória ao Senhor e espalhem seu louvor pelas ilhas! Tal como um herói, o Senhor avança, como um guerreiro, ele desperta seu ardor; lança seu grito de guerra, como um herói afronta os seus inimigos.” (Is. 42:13)
“Ouvi-me, vós que seguis a justiça e que buscais o Senhor! Olhai a rocha de que fostes talhados, a pedreira de onde vos tiraram (…) Povos, escutai bem, nações prestai atenção! Pois é de mim que emanará a doutrina e a verdadeira religião que será a luz dos povos. De repente minha justiça chegará, minha salvação vai aparecer, meu braço fará justiça aos povos, as ilhas em mim terão esperança e contarão com o meu braço”. (Is. 51: 1, 4 e 5)
Jesus percorria a Galiléia ensinando em suas sinagogas pregando o Evangelho do Reino de Deus e curando todas as doenças e enfermidades entre o povo. Sua fama espalhou-se por toda a Síria: traziam-lhe os doentes e os enfermos, os possessos, os lunáticos, os paralíticos. E ele curava a todos. Grandes multidões acompanharam-no da Galiléia, da Decápole, de Jerusalém, da Judéia e dos países do outro lado do Jordão.” (Mt. 4:23-25)
Em um daqueles dias Jesus retirou-se para uma montanha para rezar e passou toda uma noite orando. Ao amanhecer, quando começava a descer a montanha avistou os seus discípulos e atrás deles uma grande multidão. As pessoas estavam sentadas na colina à sua espera, elas vieram de longe: da Judéia, de Jerusalém, da região marítima, de Tiro e Sidônia, desejavam ouví-lo e serem curadas das suas enfermidades do corpo e da alma. Muitas delas queriam tocá-lo, pois saia dele uma força que curava a todos. (Lc. 6:12-19)
Vendo aquela multidão de desamparados, Jesus levantou seus olhos para os céus e abrindo seus braços como se pudesse abraçar a todos num abraço afetuoso, tomado de profundo amor misericordioso começou a falar com linda voz que soava como a mais bela música ao ouvido de todos:
“Bem-aventurados os quem tem um coração humilde, porque deles é o reino dos céus!
Bem-aventurados os que choram porque serão consolados com alegria!
Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra!
Bem-aventurados os que tem fome e sede de justiça, porque serão saciados!
Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão a misericórdia!
Bem-aventurados os corações puros, porque verão a Deus!
Bem -aventurados os pacíficos , porque serão chamados filhos de Deus!
Vós sois a luz do mundo!
Não se pode esconder uma cidades situada sobre uma montanha, nem se ascender uma luz para se colocar debaixo de uma mesa, mas sim para se colocar num candeeiro, a fim de que brilhe e ilumine toda a sala. Assim brilhe a vossa luz diante do mundo para que todos possam ver as vossas boas obras e as vendo glorifiquem vosso Pai que está nos céus.”
Não julgueis que vim abolir a Lei ou os profetas. Não vim para abolir, mas para levar à perfeição.
A Lei diz: “Não matarás”.
Eu digo: Todo aquele que se irar contra o seu irmão será castigado. Eu vos digo que amem seus inimigos, abençoem quem os amaldiçoa, rezem por quem os trata mal.
Foi dito: “Olho por olho, dente por dente” (Lev. 24:17). Eu vos digo: Se alguém vos bater numa face, oferece a outra. Se alguém vos quiser arrancar o manto, deixa que leve também a túnica. Dê a qualquer um que pedir, e se alguém tomar o que é vosso não peça que devolva.
A Lei diz: “Não cometerás adultério”.
Eu porém vos digo: Todo aquele que lançar um olhar de cobiça para a mulher do teu próximo, já adulterou com ela em seu coração. Todo aquele que rejeitar sua mulher a torna adúltera - a não ser que trate de matrimônio falso sem amor. E todo aquele que se casa com uma mulher rejeitada, comete um adultério. Pois a carta de divórcio dada a vós por Moisés foi em razão da dureza de vossos corações.
Tende o espírito da suavidade e paciência, e fugis à vingança. Assim como desejam ser tratados, tratem os outros. Se amares apenas quem vos ama, que vantagem tereis? Até o cobrador de impostos amam quem o ama.
Pois está escrito na Lei: “ Não odiarás o teu irmão no teu coração . Repreenderás o teu próximo para que não incorras em pecado por sua causa. Não te vingarás: não guardarás rancor contra os filhos do teu povo. AMARÁS O TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO. Eu sou o Senhor” (Lev. 19:18) . Eu porém vos digo amai vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, orai pelos que vos maltratam e os perseguem. Desde modo sereis os filhos do de vosso Pai do céu, pois ele faz nascer o sol tanto sobre os maus como os bons sem fazer acepção de pessoa, e faz chover sobre os justos e os injustos.
O Senhor ordenou a Moisés e seu povo: “Cortai pois o prepúcio do seu coração , e cessai de endurecer a vossa cerviz; porque o Senhor vosso Deus, é o Deus dos deuses, é o Senhor dos senhores, o Deus grande todo poderoso e temível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita presentes. Ele faz justiça ao órfão e a viúva, e ama o estrangeiro, ao qual dá alimento e vestuário. Também vós ameis o estrangeiro, porque fostes estrangeiros no Egito.” (Deu. 10:16-19) Se vós saudeis apenas a seus irmãos, que fazeis de extraordinário? Não fazem isso também os pagãos? PORTANTO SEDES PERFEITOS ASSIM COMO VOSSO PAI CELESTE É PERFEITO.” (Mt. 5:1-48 e Lc. 6: 20-49)
Assim, num tempo em os líderes das seitas dos fariseus e dos zelotes faziam discursos pregando a discriminação e a rebeldia aos adversários, especialmente aos romanos, Jesus pregava a paz e a conciliação. Enquanto a seita dos saduceus promovia o divórcio indiscriminadamente, forjando cartas de divórcio, apenas para satisfazer sua luxuria e lascívia, Jesus pregava a fidelidade e a lealdade com o respeito aos votos matrimonias, tornando o casamento indissolúvel. Jesus, assim, com suas palavras desagradava a todos, e nem mesmo os sacerdotes do templo ficariam imunes às suas justas críticas. Porquanto o chamado “Sermão da Montanha” marcou o início da pregação dos ensinamentos de Jesus, a espinha dorsal de sua campanha de divulgação do Reino de Deus, os preceitos morais fundamentais da renovação da doutrina judáica - trazida por Jesus para todas as pessoas e não apenas ao povo judeu -, reafirmando o seu caráter universal, pacífico e de conversão ao amor, proposto desde o princípio por Deus à Moisés, endireitando assim o que fora mal compreendido e distorcido pela ambição da mente humana, colocando a sabedoria dos ensinamentos divinos em seu devido lugar, no coração de cada pessoa. Para tanto não temerá enfrentar os seus mais temíveis inimigos, os fariseus, tal como poderemos ver na continuidade deste episódio de profunda importância para a compreensão dos ensinamentos cristãos legados a nós por Jesus.
* Da coletânea de crônicas diárias publicadas no meu  perfil do Facebook  de dezembro/2014 a abril/2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário