Translate

domingo, 22 de novembro de 2015

JESUS, AMOR & FÉ - 20. O PODER DO SERMÃO DA MONTANHA

JESUS, AMOR & FÉ *


20. O PODER DO SERMÃO DA MONTANHA 

E, Jesus deu continuidade ao seu sermão, pois a multidão não conseguia desviar seus olhos dele, e todos pareciam entender suas palavras, até mesmo os estrangeiros, pois Jesus lhes falava ao coração e não à mente, a cadência de suas palavras possuía um ritmo musical e sua voz tinha uma modalidade única, nem muito grave, nem muito aguda, era num tom perfeito que agradava aos ouvidos e acalmava a mente. O dom da oratória parecia alcançar a perfeição em Jesus, e sua postura ao falar era altiva e com autoridade, como um pai a falar a seus filhos, e ele movia suas mãos com suavidade como a acariciar o ar ou como estivesse a tocar as águas plácidas de um lago. Era assim que ele parecia hipnotizar as pessoas e fazê-las sentir que eram únicas para ele, todas dignas de grande importância sem distinção de quem fossem ou que lugar ocupassem na sociedade, rico ou pobre, poderoso ou sem poder, bonito ou feio, inteligente ou não, todos para ele eram iguais: seus filhos no Espírito, seus irmãos na carne. 
Seus olhos brilhavam como se faiscassem com um fogo interior, seu sorriso parecia não abandonar o seu rosto que vibrava com o ardor apaixonado com que permeava cada palavra que dizia. Felizes aquele que ouviram a sua voz e o seguiram como o rebanho segue o pastor, felizes aqueles que mesmo não ouvindo tiveram suas palavras gravadas pelo Espírito Santo em seus corações e o seguem, pois receberam a maior graça de todas, mesmo que não o saibam.
Era assim Jesus os ensinava:“Sede misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso. Não julgueis para não seres julgados; não condeneis, e não serão condenados; perdoais e sereis perdoados, dai e vos será dado. Colocarão a vós no regaço medida boa, cheia recalcada e trasbordante, porque com a mesma medida que medirdes, sereis medidos vós também.”
Falava assim pois fora escrito na Lei: “Não terás compaixão: vida por vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé.” (Deu. 19:21), principalmente no que dizia respeito a um falso testemunho contra uma pessoa inocente, de modo que a pessoa que fizera o falso testemunho deveria ser tratada da maneira que premeditara tratar o seu irmão, para que assim fosse tirado o mal do meio do povo, para que os outros ao saberem da justiça dada tivessem medo e não ousassem cometer semelhante falta no meio deles. Mas, para Jesus, essa Lei não fora compreendida corretamente, e levava o povo a um julgamento errôneo, podendo ser confundido. Por isso Jesus disse à multidão; “Pode por acaso um cego guiar outro cego? Não cairão ambos na cova? O discípulo não é superior ao mestre; mas todo discípulo perfeito será como o mestre. Por que vês tu o cisco no olho do seu irmão e não reparas na trave que está no teu olho? Ou, ainda. como pode dizer a teu irmão: “Deixa-me , irmão tirar o cisco do seu olho, quando tu não vês a trave no teu olho? Hipócrita. tira primeiro a trave do teu olho, e depois enxergarás para tirar o cisco do olho do teu irmão."(Lc. 6:36-42)
“Guardai-vos de fazer boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles, antes as caçai para os olhos do vosso Pai que tudo vê. Quando deres esmola não toques trombetas diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas para serem louvados pelos homens, em verdade será apenas essa a sua recompensa. Quando fizeres o bem que a sua mão esquerda não saiba o que a direita está fazendo, assim a vossa boa ação será mantida em segredo e vosso Pai que tudo vê vos recompensará. Quando orares, não faças como os hipócritas que gostam de orar em público batendo no peito para todos verem, recolha-se a um local oculto e ore em segredo ao vosso Pai que tudo vê vos recompensará. Quando orares não multipliquem vossas palavras na boca, pois vosso Pai sabe o que vos é necessário antes mesmo que vosso pedido seja feito. Eis como deveis rezar:
PAI NOSSO QUE ESTAIS NO CÉU, SANTIFICADO SEJA O VOSSO NOME, VENHA A NÓS O VOSSO REINO; SEJA FEITA A VOSSA VONTADE ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU .
A SUBSISTÊNCIA DE CADA DIA NOS DAI HOJE, PERDOAI AS NOSSAS DIVIDAS ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS AOS NOSSOS DEVEDORES. E NÃO NOS DEIXEIS CAIR EM TENTAÇÃO E NOS LIVRAI DO MAL.
Porquanto se perdoares aos outros também vós sereis perdoados por vosso Pai. Quando jejuares também não faças como os hipócritas, mostrando um semblante abatido e um ar triste, esses também já receberam sua recompensa aos olhos dos homens. Quando jejuares, perfuma a vossa cabeça e lava o vosso rosto, assim ninguém saberá que jejuas, apenas o vosso Pai do céu. e Ele vos recompensará.
Não ajunteis tesouro na Terra onde podem se perder, mas ajuntai tesouros no céu, onde nada os poderá consumir. Porque onde estiver o vosso tesouro também estará o vosso coração. O vosso olho é a luz do corpo, se o olho é bom todo o corpo será iluminado, mas se o olho é ruim todo o corpo ficará em trevas. Se a luz que tiver em vós for trevas, quão espessas serão essas trevas! Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou amará um e odiará o outro, ou dedicar-se-á a um e desprezará o outro. Assim não é possível servir à Deus e à ambição por riquezas. Portanto aquele que serve à Deus não deve preocupar-se com as suas necessidades, pois para Deus valeis vós muito mais do que qualquer outra obra da sua criação. Buscai primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça que todas as coisas que necessitares para sua prosperidade e progresso vos será dado. Não viveis, portanto preocupados com o dia de amanhã, , o dia de amanhã terá suas próprias preocupações, a cada dia a sua preocupação.
Pedi a vosso Pai e ele vos dará. Buscai-o e o achareis. Batei e vos será aberto.Porque todo aquele que pede recebe. Quem busca acha. A quem bate abrir-se-á. Quem de vós daria uma pedra ao filho que vos pedisse pão? Se vós que sois maus não fariam isso, quanto mais o vosso Pai celeste, que dará coisas boas aos que lhe pedirem. Entrai pela porta estreita, pois a larga é a que conduz à perdição e numerosos são os que por aí entram. Porém a estreita é a porta que conduz ao caminho da vida e raros são os que o encontram. Não lancei aos cães as coisas santas, nem atireis aos porcos as vossas pérolas, para que eles não as calquem com os pés, e voltando-se contra vós, vos despedacem. Guardai-vos daqueles que se disfarçam de ovelhas , mas por dentro são lobos arrebatadores e vorazes. Nem todo aquele que me diz Senhor, Senhor, entrará no Reino dos Céus, mas só aqueles que fazem a vontade do meu Pai que está nos céus.” (Mt. 6:24-34 e 7: 1-21)
“Uma árvore boa não dá frutos maus, uma árvore má não dá bom fruto. Porquanto cada árvore se conhece pelo seu fruto. Não se colhem figos de espinheiros, nem se apanham uvas de abrolhos. O homem bom tira coisas boas do bom tesouro do seu coração e o homem mau tira coisas más do seu mau tesouro, porque a boca fala daquilo que o coração está cheio. Porque, então, me chamais: Senhor, Senhor… e não fazeis o que eu digo? (Assim falava dirigindo seu olhar duro aos fariseus e sacerdotes do Templo que ali estavam para se fazerem pedra de tropeço para ele.)
Todo aquele que vem a mim, ouve as minhas palavras e as pratica, eu vos mostrarei a quem é semelhante. É semelhante ao homem que edificando uma casa cavou bem fundo e pôs os alicerces sobre a rocha. As águas transbordaram, precipitaram as torrentes contra aquela casa, e não a puderam abalar, porque ela estava bem construída. Mas, aquele que as ouve e não as observa, é semelhante ao homem que construiu a sua casa sobre a terra movediça, sem alicerces. A torrente investiu contra ela e logo ruiu; e grande foi a ruína daquela casa.” (Lc. 6:43-49)
Destarte, que a segunda parte do Sermão da montanha Jesus dedicou inteiramente a responder o que estava nas mente e nos corações duros daqueles que apontavam seus dedos para critica-lo e difama-lo, não os poupando também de suas acusações quanto aos seus modos distantes daquilo que Deus apreciava, palavras que ainda viriam a ser muito mais severas, na medida que em sua campanha crescesse em fama e autoridade, firmando sua doutrina mais e mais, a ponto de colocar temor aos poderosos do povo judeu e às autoridades romanas, enquanto seus passos firmes e determinados caminhavam em direção ao seu destino final: Jerusalém.

* Da coletânea de crônicas diárias publicadas no meu  perfil do Facebook  de dezembro/2014 a abril/2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário