Translate

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

JESUS, AMOR & FÉ - 25. JESUS FORMA SEUS LÍDERES

JESUS, AMOR & FÉ *

25. JESUS FORMA SEUS LÍDERES

“Naquele dia o Senhor ferirá com sua espada pesada grande e forte, Leviatã, o dragão fugaz, Leviatã, o dragão tortuoso; e matará o dragão que está no mar. “ (Is. 27: 1)
“Porque aqui está o que disse o Senhor Deus, o Santo de Israel: “É na conversão e na calma que está a vossa salvação; é no repouso e na confiança que reside a vossa força.”(Is. 30:15)
“… nada temas porque eu estou contigo, não lances olhares desesperados, pois eu sou seu Deus; eu te fortaleço, e venho em teu socorro, eu te amparo com a minha destra vitoriosa.”(Is. 41:10)
“Pois eu, o Senhor, teu Deus, eu te seguro pela mão, e te digo: “Nada temas, eu venho em teu auxílio. Portanto, nada de medo, Jacó, pobre vermezinho, Israel, mísero inseto. Sou eu quem venho em teu auxílio, diz o Senhor, teu Redentor, é o Santo de Israel(* Messias).” (Is. 41: 13-14)
“E agora, eis o que diz o Senhor, aquele que te criou e te formou Israel: NADA TEMAS, POIS EU TE RESGATO, EU TE CHAMO PELO NOME, ÉS MEU. SE TIVERDES QUE ATRAVESSAR A ÁGUA ESTAREI CONTIGO… AS ÁGUAS NÃO TE SUBMERGIRÃO... Porque és precioso aos meus olhos, porque eu te aprecio, e TE AMO, permuto reinos por ti, entrego nações em troca de ti, ESTEJAS TRANQUILO, POIS ESTOU CONTIGO.” (Is. 43:1-5)
Essas passagens do profeta Isaías revelam o motivo pelo qual Jesus desceu das montanhas onde era sua residência em Nazaré e instalou-se a beira do mar da Galiléia e fez da residência da sogra de Pedro o seu quartel-general. É durante sua estadia em Cafarnaum  que acontecem inúmeros relatos dos confrontos de Jesus com pessoas possuídas por demônios, por ele libertadas de semelhante sofrimento pelo exorcismo, o que causou uma tremenda polemica, pois enquanto o povo dizia que Jesus seria o Messias, os fariseus diziam que ele expulsava os demônios em nome de Belzebu *(outro nome para Satanás).
Um dia Jesus estava chegando na residência onde era hóspede em Cafarnaum, quando muita gente afluiu à casa, tanta que Jesus nem conseguia mais se alimentar. Quando os seus viram isso saíram para reter as pessoas que o assolavam com pedidos, e disseram a elas:
- Ele está exausto, quase fora de si *(desmaiando). (Mr. 3:20-21)
Mas, Jesus que ouvira o murmúrio dos fariseus, estava, sim, lívido de raiva por conta da blasfêmia que saia de suas bocas, então Jesus disse severo à eles:
-Todo reino dividido contra si mesmo será destruído. Toda cidade, toda casa dividida contra si não pode subsistir. Se Satanás expele Satanás, está dividido contra si mesmo. Como, pois subsistirá os seu reino? E, se eu expulso o d demônios por Belzebu, por quem vossos filhos os expulsam? Por isso, eles mesmos serão seus juízes.
E os fariseus ficaram pálidos ao ouvirem isso, pois Jesus os acusava de serem discípulos de Satanás. E Jesus, não se deteve frente as expressões de escandalizados dos seus acusadores. Sua voz se ergueu ainda mais dura e forte, fazendo cair suas palavras como uma espada sobre a cabeça deles:
- Mas, se é pelo Espírito de Deus que expulso os demônios, então chegou para vós o reino de Deus. Como pode alguém penetrar na casa de um homem forte e roubar-lhe os bens sem ter primeiro o amarrado? Só então sua casa poderá ser roubada. Quem não está comigo, está contra mim, e quem não está comigo espalha.
E dirigindo um olhar fuzilante aos fariseus lhes disse:
- Por isso eu vos aviso: Todo pecado e toda blasfêmia serão perdoados ao ser humano; mas a blasfêmia contra o Espírito, isto é atribuir por maldade aos demônios obras boas, que são em verdade manifestamente do Espírito Santo, não lhes será perdoada.
Os fariseus acompanhados de alguns escribas foram arrogantes, tentaram à Jesus, provando a maldade existente em seus corações, desafiando Jesus justo no aviso que lhes tinha dado:
- Mestre, quiséramos ver-te fazer um milagre…
Falaram isso porque queriam que Jesus lhes desse um sinal confirmando que era o Messias. Mas Jesus lhes disse:
- Esta geração adúltera e perversa pede um sinal! Mas, não lhe será dado outro sinal que aquele do profeta Jonas que esteve três dias e três noites no ventre da baleia, o Filho do Homem ficará três dias e três noites no seio da terra. No dia do juízo, os ninívitas que testemunharam o sinal de Jonas levantarão com essa geração e a condenarão, porque eles fizeram penitência à voz de Jonas. Ora, aqui está quem é mais do que Jonas! No dia do juízo, a rainha do Sul, a rainha do Meio-dia se levantará com essa geração e a condenará, porque veio dos confins da terra para aprender a sabedoria de Salomão. Ora, aqui está quem é mais do que Salomão.
Ouvindo as palavras trovejantes de Jesus, sua mãe e seus irmão acorreram fora da casa, pois estavam preocupados e pediram para ele entrar, pois temiam por sua saúde e desejavam que ele se alimentasse, mas Jesus não estava de bom humor, nem mesmo para receber os cuidados amorosos de seus familiares, tal era o seu empenho e dedicação em defesa do ao ministério, de forma que apontando para aqueles que estavam à sua volta a ouvir suas palavras disse:
- Aqueles que ouvem a palavra de Deus e a obedecem , todo aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus, esse também é meu irmão e minha irmã e minha mãe. ( Mt 12:24-49)
Ora, quem estava ali eram os fariseus e seus seguidores, que não acreditavam e nem ouviam a Jesus. Assim, Jesus encerrou a conversa com um proverbial tapa com luva de pelica e acompanhou sua mãe e entrou dentro da casa para se alimentar e descansar, portanto que ninguém levante a falsa hipótese que Jesus não respeitasse sua mãe, pois ela sempre foi a pessoa mais amada em seu coração e esse seu amor se estendia a todos seus familiares.
Naqueles dias de suas estadia em Cafarnaum, numa certa tarde Jesus subiu à barca em companhia de seus discípulos e navegaram em direção à Gadara, que fica na outra margem a sudeste do mar da Galiléia e na região chamada de Edom, terra dada no passado a Esaú, irmão de Jacó. Eles estavam em meio a viagem seguindo a costa como era o costume de navegação da época, quando se desencadeou uma tempestade tão grande, que as ondas cobriam o barco, de modo que ele já se enchia de água Porém, Jesus dormia na popa com a cabeça sobre um travesseiro, como se nada estivesse acontecendo. Os discípulos achegaram-se a ele e o acordaram, dizendo:
- Senhor, salva-nos! Tu não te importa que pereçamos?
E Jesus despertando, falou com autoridade, repreendeu ao vento e ao mar, e disse:
- Calem-se! Silenciem-se!
E mal terminara de dar as ordens se fez uma grande bonança.
E Jesus olhando com um ar espantado e divertido disse-lhes:
- Por que este medo, como sois medrosos! Não tendes fé ou sois gente de pouca fé?
Então, seus discípulos tomados de temor e perplexidade murmuraram entre si:
- Quem é ele, a quem até os ventos e os mares obedecem? (Mt. 8:23-27)
Ora afinal Isaías não profetizara? "E agora, eis o que diz o Senhor, aquele que te criou e te formou Israel: NADA TEMAS, POIS EU TE RESGATO, EU TE CHAMO PELO NOME, ÉS MEU. SE TIVERDES QUE ATRAVESSAR A ÁGUA ESTAREI CONTIGO… AS ÁGUAS NÃO TE SUBMERGIRÃO... Porque és precioso aos meus olhos, porque eu te aprecio, e TE AMO, permuto reinos por ti, entrego nações em troca de ti, ESTEJAS TRANQUILO, POIS ESTOU CONTIGO.” (Is. 43:1-5)
Já em outra ocasião, ele e seus discípulos depois de estar com uma grande multidão em Betsaida onde realizou um grande milagre, tendo despedido ele próprio o povo, disse aos seus discípulos para entrarem na barca e partirem, para que eles chegassem antes dele onde estavam hospedados em Cafarnaum, na margem em frente de Betsaida. Depois de um dia cheio de emoções os discípulos estavam desejosos de retornarem, e afinal era uma travessia em nada demorada. Depois que eles partiram, Jesus retirou-se para rezar em um monte Já era noite e estava ainda a barca em meio do caminho e Jesus de onde estava podia avistar os discípulos se fatigarem remando, pois o vento estava contrário e o mar agitava-se impedindo que a barca avançasse. O barco já estava a 5 km de Betsaida e considerando que a medida do mar da Galiléia é de 25 quilômetros de comprimento por 11 quilômetros de largura, o barco estaria além da metade do caminho e mas por conta do tempo não conseguiam se aproximar de Cafarnaum. Cansados e desanimados pois o que deveria ser uma tarefa simples e rápida se tornou árdua e demorada, e a noite já ia adentro, de súbito os discípulos avistaram Jesus caminhando sobre as águas indo em direção deles, e ficaram apavorados e diziam histéricos enquanto davam gritos de terror:
- É um fantasma!
Mas Jesus logo disse-lhes:
- Tranquilizai-vos, sou eu, não tenhais medo!
Mas, Pedro, assim chamado por sua cabeça-dura e teimosia típica de seu povo, gritou sem acreditar no que ouvia:
- Senhor, se és tu, manda-me ir sobre as águas até junto de ti!
E Jesus ordenou-lhe:
- Vem!
Pedro saiu da barca e caminhava sobre as águas ao encontro de Jesus, mas com uma lufada forte do vento sentiu medo, e começando a afundar e em desespero gritou para Jesus:
- Senhor, salva-me!
No mesmo instante Jesus estendeu seu braço forte e segurou mão de Pedro, o puxando das águas que o engoliam, e disse-lhe:
- Homem de pouca fé! Por que duvidaste?
E assim que Jesus subiu no barco com Pedro, os ventos se acalmaram e logo chegaram a Cafarnaum. E os discípulos murmuravam entre si:
- Ele é verdadeiramente o Filho de Deus.” (Mt. 14: 22-32); Mar 6:45-56 e Jo 6: 16-21)
Pois bem, Jesus deixa claro que o maior impedimento para qualquer pessoa alcançar a sua realização é a sua FALTA DE FÉ, seus discípulos apesar de estarem com ele cotidianamente e compartilhando de sua intimidade não conseguiam acreditar em quem ele era, ao contrário buscavam encontrar motivo para não acreditarem nele, apesar de testemunharam seus tantos milagres naquela dias. No intuito de forma-los para serem futuros líderes, capazes de levarem avante o ministério da divulgação da Boa Nova (*Evangelho), Jesus treinava-os todo o tempo em novas situações para que de seus discípulos se tornassem apóstolos, de seguidores se fizesse líderes doutrinários.
Assim no episódio da tempestade acalmada, Jesus ensina a eles a necessidade de acreditar que “Deus estava com eles”, e se Deus estava com eles não haveria razão para se ter medo, que não importaria qual fosse o tamanho do perigo que enfrentassem eles não pereceriam antes que lhes fosse dada a hora por Deus. 
Já no episódio da árdua travessia e que Jesus anda sobre as águas, a questão no treinamento é mais delicada, pois tem dois aspectos. O primeiro é que os discípulos faziam travessia sem Jesus, mas a travessia se torna muito mais difícil do que era esperado devido às circunstâncias adversas, muito esforço e não se conseguia avançar, e um contexto que muda após crerem em Jesus e conseguem chegar tranquilamennte ao desejado destino, de onde depreende-se que a proteção de Jesus é fundamental para o sucesso de qualquer empreitada.
O segundo aspecto ensina que não adianta só desejar ser igual a Jesus, não basta imitá-lo em seus modos é preciso ter FÉ em si próprio e em Deus, não permitir ser tomado de dúvidas e desconfiança por causa do medo, só assim um discípulo se iguala ao Mestre, porquanto como diz a frase proverbial, quando “o discípulo está pronto o mestre aparece”, ou seja quando o discípulo se faz perfeito em si, é o momento que surge o mestre de dentro dele, do mesmo modo que uma lagarta se faz casulo e do casulo surge a borboleta, que ao desdobrar suas asas é imprescindível que acredite que possa voar, pois se não tiver essa Fé em si que Deus lhe dá, ela certamente pereceria.
Uma pessoa sensata e consequente passa a vida combatendo o medo, pois sabe que o medo paralisa, impede que se pense, impede o movimento. O corajoso é aquele que conhecendo o perigo o enfrenta a despeito de todo o medo que sente dentro de si, e são tantos os medos que podemos sentir! 
Grande parte do nosso tempo preferimos nos atordoar e esquecer o medo que sentimos, para assim podermos sobreviver, pois de todos os nossos medo o que mais nos assombra é o medo da morte, o medo da vida além da morte caso exista, o medo do nada, caso a vida eterna ou além da morte não exista.
 Uma vez um pensamento sábio foi sussurrado aos meus ouvidos, se bem me recordo era uma resposta dada por Santo Agostinho numa disputa sobre a existência ou não de Deus e eu nunca mais esqueci e este dizia:
“Caso eu morra e eu acreditei em Deus e Deus não exista, eu não perdi nada, se eu não acreditei em Deus e Deus exista, eu perdi tudo. Mas, se eu acredito em Deus e Deus existe, eu já ganhei o Reino dos Céus!”
Esse pensamento oferece a lógica pura da verdadeira fé que une a perfeita racionalidade com a sabedoria do coração. E frente a essa lógica, compreendemos que NÃO DEVEMOS TER MEDO, POIS JESUS É A REVELAÇÃO DE QUE DEUS EXISTE E DO QUANTO NOS AMA! QUEM TEM FÉ EM JESUS TEM FÉ EM DEUS, NÃO TEM MEDO! É ISSO QUE JESUS QUER DE SEUS LÍDERES, JESUS QUER QUE ELES TENHAM FÉ E NÃO MEDO.

  • Da coletânea de crônicas diárias publicadas no meu  perfil do Facebook  de dezembro/2014 a abril/2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário