Translate

sábado, 26 de dezembro de 2015

JESUS, AMOR & FÉ - 29. JESUS, O SEMEADOR

JESUS, AMOR & FÉ *

29. JESUS, O SEMEADOR

Então, Jesus, com aquela paciência de um bom pai de família ia contando parábolas como quem conta contos de fadas, de forma que ensinava e aqueles que ouviam suas palavras aprendiam sem se darem conta disso. Jesus contou outra parábola sobre a semeadura, mas dessa vez foi sobre o trabalho do semeador, e foi com essas palavras que ele falou:
- Um semeador saiu a semear, mas parte das sementes caiu ao longo do caminho e alimentaram os pássaros do céu, que vieram e as comeram, pois elas tinham caído ao acaso e não tinham sido semeadas. Outras sementes caíram por acaso num solo pedregoso, onde não havia muita terra, nasceram logo, mas não conseguiram sobreviver por muito tempo, pois a terra era pouca e não conseguiu deitar suas raízes, então o sol nasceu e as queimou. Outras sementes caíram pelo caminho entre os espinhos, mas os espinhos as sufocaram e não conseguiram germinar. Mas, as que foram semeadas pelos semeador em terra boa: deram frutos, cem por um, sessenta por um e trinta por um.
E como o tempo da semeadura se daria a partir do inicio do outono, que seria em setembro, as pessoas que o ouviam prestavam atenção, pois a semeadura era fundamental para que não viessem a passar fome, pois agora colhiam os grãos e os guardavam no celeiro para comerem durante o inverno. E uma boa colheita dependia principalmente de boas sementes e de um bom terreno, e disso os agricultores que estavam entre aquele povo que ouvia a Jesus à beira do mar em Cafarnaum entendia. Contudo, seus discípulos, em boa parte pescadores pouco ou nada entendiam de agricultura, pois não plantavam nem colhiam, e compravam ou trocavam seus peixes no mercado por outras mercadorias.
Assim, quando encontraram um momento a sós com Jesus pediram que ele explicasse qual era o significado da parábola, e Jesus disse-lhes, com um pouco de impaciência, pois os seus discípulos se portavam como quem ouve com a mente e não com o coração:
- Não entendeis essa parábola? Como entendereis então todas as outras coisas?
E responderam a Jesus:
- Não entendemos porque agora tu falas por parábolas e não mais abertamente…
Jesus respondeu:
- Porque a vós foi dado compreenderem os mistérios do reino dos céus, pois eu os instruo sobre isso todos os dias, mas a eles não. Ao que tem *(Fé) lhe dará e terá em abundância; mas ao que não tem *(Fé), será tirado até mesmo o que tem *(refere-se à Fé primordial que Deus dá para que a alma viva). Eis porque falo em parábolas: Para que vendo não vejam, e ouvindo, não ouçam e nem compreendam. Assim, se cumprirá para eles o que foi dito pelo profeta Isaías: “Ouvireis com vossos ouvidos e não entendereis, olhareis com vossos olhos e não vereis, porque o coração desse povo se endureceu: taparam seus ouvidos e fecharam seus olhos para que os seus olhos não vejam, e seus ouvidos não ouçam, nem seu coração compreenda: para que não se convertam e eu os sare (Isaías 6:9). Mas, quanto a vós, bem-aventurados os vossos olhos porque vêem! Ditosos os seus ouvidos porque ouvem! Eu vos declaro em verdade: muitos profetas e justos desejaram ver o que vêdes e não o viram; ouvir o que ouvis, e não ouviram. 
Os discípulos ouvindo isso ficaram ainda confusos, pois eles também não tinham entendido o significado da parábola, e acharam que deveriam ter entendido, por isso se sentiram decepcionados com a própria ignorância, mas Jesus escutando seus corações, apiedou-se e logo disse a eles:
- Ouvi, pois o significado da parábola do semeador: Quando uma pessoa ouve a palavra do reino dos céus e não a entende, o Maligno *(Satanás) vem e arranca o que foi semeado em seu coração, essas são as sementes que caíram a beira do caminho e os passarinhos comeram. Quando uma pessoa ouve a palavra do reino dos céus e a acolhe com alegria, mas por sua falta de firmeza sobrevindo uma tribulação ou uma perseguição por causa da palavra, logo encontra uma ocasião de queda para desprezá-la, essas são as sementes que caíram em solo pedregoso e não criaram raízes. Quando uma pessoa apesar de ter ouvido bem a palavra e a ter entendido se deixa tomar pelos cuidados do mundo e pela sedução de suas riquezas, que a sufocam e tornam infrutuosa, essas são as sementes que caíram entre os espinhos. Mas, a terra boa em que o semeador semeou, são as pessoas que ouviram a palavra e a entenderam e a compreenderam e por causa da bondade de seus corações a palavra frutificou e prosperou. (Mt. 13:1-23; Mr. 4:1-20; Lc. 12:10 e Tomé 9)
Jesus vendo que mesmo eles sendo seus discípulos tinham dificuldade para compreender o que ele tinha dito, acrescentou mais uma parábola:
- Saibam, o reino dos céus é como uma mulher que carrega um vasilhame de farinha, andando por longo caminho. A alça do vasilhame se quebra e a farinha se espalha atrás dela pelo caminho. Sem dar-se conta, ela ignora o acidente e não se aflige. Chegando em casa, pousou o vaso no chão, e só então se deu conta que estava vazio. (Tomé 97)
Ora, a mulher que carrega o vasilhame é semelhante ao semeador que carrega a sacola de sementes, como o semeador que deixa as sementes por onde passa, ela deixa um rastro de farinha, ao final do caminho uma estará com o vasilhame vazio, da mesma forma o semeador ficou com a sacola sem sementes. Ambos deixaram pelo caminho um rastro de Fé. E o Reino dos céus age assim, se dispersando por onde passa em sabedoria e fé. 
Jesus acrescentou ainda outra parábola a essa, disse ele:
- O reino dos céus é comparado ao fermento que uma mulher toma e mistura em três medidas de farinha e que faz fermentar toda a massa, e depois ela faz grandes pães. Quem tem ouvidos ouça! (Mt. 13:33; Lc 13:20 e Tomé 96)
E Jesus, por isso avisou aos discípulos:
- Mas, eu vos digo, guardai-vos do fermento dos fariseus e dos saduceus, pois a fé deles é hipocrisia, por isso não prosperarão e nem conhecerão o reino dos céus.
Sim, verdadeiramente, a Fé é um mistério, não pode ser comprada, emprestada, adquirida ou fingir que se tenha, a Fé tal como o amor é um estado de Espírito, que existe sem que nos demos conta que ali esteja, da Fé provém a alegria, o contentamento, a confiança e um amor maior, que tudo abarca e permeia. A Fé realmente é a luz do mundo, sem a Fé o mundo seria apenas trevas e escuridão.

  • Da coletânea de crônicas diárias publicadas no meu  perfil do Facebook  de dezembro/2014 a abril/2015.

Um comentário: