Translate

domingo, 13 de dezembro de 2015

JESUS, AMOR & FÉ - 26. O REINO DE DEUS ESTÁ DENTRO DE VÓS!

JESUS, AMOR & FÉ *

26. O REINO DE DEUS ESTÁ DENTRO DE VÓS!

“O Reino de Deus não virá de um modo ostensivo. Nem se dirá: Ei-lo aqui; ou Ei-lo ali. Pois O REINO DE DEUS JÁ ESTÁ DENTRO DE VÓS, ISTO É, DENTRO DOS VOSSOS CORAÇÕES.” (Lc 17: 20-21)
Um dia Jesus disse: “Todo aquele que procura salvar a sua vida, perdê-la-á; mas todo o que a perder, a encontrará.” (Lc. 17:33) Ora, Jesus com esta frase descreveu perfeitamente o neófito, aquele que acabou de nascer pelo Espírito Santo, aquele que nasceu de novo. Pois, aquele que está buscando a salvação de sua vida, já está em seu sofrimento seja físico, psicológico ou espiritual, ou até as três condições juntas, conhecendo a transformação que a resiliência e a busca da sobrevivência trás. Podemos ver no mundo muito sofrimento, mas se olharmos com atenção veremos muito mais superação. E quem quer que tenha descido aos infernos e tenha retornado é um sobrevivente, e todo sobrevivente é um renascido espiritualmente. Portanto pode parecer um paradoxo é preciso que se sofra com a perda de um status na vida, para que o perdendo se possa encontrar o verdadeiro significado da vida, a vida verdadeira. E a vida verdadeira é fazer a vontade de Deus e ter a FÉ no coração. Pois a FÉ é o verdadeiro REINO DE DEUS!!! Só assim é possível haver paz na Terra como no Céu!
Nada existiria nesse mundo se não tivesse a chama da FÉ para inspirar a vida, sem FÉ nada sobreviveria. Todos os seres vivos possuem FÉ, até o nosso planeta Terra possui FÉ, se não possuíssem FÉ não poderiam existir. Eis porque A FÉ É O REINO DE DEUS, A FÉ É A SABEDORIA DE DEUS QUE AGE EM EM TODA OBRA DE SUA CRIAÇÃO!!! Portanto, FÉ não é algo que se adquire por algum preço, pois é dada por Deus, toda chama de vida possui o sopro da Fé de Deus, contudo a partir do recebimento da centelha da Fé estará na responsabilidade do ente vivo fortificar ou enfraquecer a Fé que recebeu, poderá até chegar a não ter mais Fé nenhuma em si, e esse estado o tornará um ser inútil, que apesar de estar aparentemente vivo está morto por dentro, tudo dependera muito das circunstâncias existências e de sua capacidade própria de superação, sobrevivência e resiliência de cada ser vivo.
Um dia Jesus estando na sinagoga de Cafarnaum iniciou a dar os seus ensinamentos sobre o “Reino de Deus” , mesmo que os homens que ali estavam fossem iniciados em sabedoria, infelizmente eram apegados a um conceito por demais materialista da vida e pouco ou quase nada entendiam da sabedoria divina, e Jesus percebeu que teria que lhes falar de uma maneira que despertasse seus corações para um novo entendimento. Então, Jesus dizia:
- Em verdade vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer milagre nenhum ou coisa alguma. Ele só faz o que vê fazer o Pai, mas tudo o que o Pai faz semelhantemente lhe faz o Filho. Pois o Pai ama o Filho e mostra-lhe tudo o que faz e maiores obra fará para que ficais admirados e acrediteis. Com efeito, tal como o pai ressuscita os mortos e lhes dá vida, assim também o Filho dá a vida a quem ele quer.
Assim, Jesus justificava a necessidade dos milagres para que crendo fortalecessem a Fé. E continuou dizendo:
- Assim também o Pai não julga ninguém, mas entregou todo o julgamento ao Filho; deste modo todos devem honrar o Filho, bem como honram o Pai. Aquele que não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou.
Naturalmente, que seria necessário que aqueles judeus acreditassem que Jesus era mesmo o Filho de Deus, o Messias, o que na verdade havia muita relutância para se aceitar, crer e ter confiança e Fé entre aqueles a quem Jesus estava a falar, mesmo assim Jesus prosseguiu abrindo-lhes o entendimento dizendo:
- Em verdade, em verdade vos digo, quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não incorre na condenação mas, passou da morte para a vida. Vós perscrutais as Escrituras, julgando encontrar nelas a vida eterna. … E não a palavra de Deus permanente em vós, pois não credes naquele em mim que Ele vos enviou…Pois bem! São elas mesmas que dão testemunho de mim. E vós não quereis vir a mim para que tenhais vida… Não espero que a minha glória venha dos homens, pois sei que não tendes em vós mais o amor de Deus, a Fé que Ele vos deu desde o nascimento, vós a perdeste, sois homens sem Fé! Vim em nome do meu Pai, mas vós não me recebeis. SE VIER OUTRO EM SEU PRÓPRIO NOME, HAVEIS DE RECEBÊ-LO… De fato, como podeis crer e ter fé, vós que recebeis apenas a glória uns dos outros e não buscais a glória que é só de vosso Deus? Se crêsseis em Moisés também creríeis em mim! Se não acreditais nos vossos escritos das Escrituras, como acreditareis nas minhas palavras?
Então perguntaram a Jesus:
- Que faremos para praticar as obras de Deus?
E ele lhes respondeu assim:
- A obra de Deus é esta: que creiais naquele que ele enviou.
Perguntaram-lhe então:
- Que milagre de Deus que fazes tu para que vejamos e acreditemos em ti? Nossos pais comeram o maná no deserto segundo o que está escrito: “Deus-lhes de comer o pão vindo do céu (Salmo 77,24).”
Jesus, abismado com a falta de Fé daquela gente respondeu com autoridade na voz:
- Moisés não vos deu o pão do céu, mas o meu Pai é quem vos dá o verdadeiro pão do céu; porque o pão de Deus é o pão que desce do céu e dá vida ao mundo *(pois pão da vida Deus que vivifica e alimenta é a Fé).
Ao ouvirem as palavras de Jesus todos que ali estavam disseram em uma só voz em súplica:
- Senhor, dá-nos sempre deste pão!
Jesus replicou, em tom duro, pois sabia que assim pediam apenas por interesse em terem a vida eterna e queriam que Jesus fizesse um milagre para eles acreditarem:
- EU SOU O PÃO DA VIDA: aquele que vem a mim não terá fome, e aquele que crê em mim jamais terá sede. Mas, já vos disse: Vós me vêdes e não cres… Todo aquele que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim, dele não desistirei e não o lançarei fora. Pois não desci do céu para fazer a minha vontade, mas a vontade de Deus que me enviou. Esta é a vontade do Pai, que todo que tiver Fé, mesmo que pequena e creia em que Ele enviou tenha a vida eterna.
E os judeus ficaram murmurando entre si, sobre o que ele dissera:
- Como diz ele ser o “pão que desceu do céu”?
- Porventura não é ele Jesus filho de José, cujo pai e a mãe eu conhecia?
- Como pois ele diz: “desci do céu”?
Ouvindo-os Jesus os repreendeu:
- Não murmurei entre vós! Está escrito nos profetas: Todos serão ensinados por Deus (Is. 54-13). Assim, todo aquele que ouviu o Pai e foi por ele instruído, vem a mim. Em verdade vos digo quem crê em mim tem a vida eterna porque tem Fé. Eu sou o pão da vida, a Fé viva. Eu sou o pão vivo, a Fé viva que desci do céu! Por isso digo: Eu sou o pão vivo que desci do céu. Quem comer desse pão viverá eternamente. E o pão que eu hei de dar, é a minha carne para a salvação do mundo.
Ouvindo essas palavras os judeus ficaram escandalizados e começaram a discutir:
- Como pode esse homem dizer que dará de comer a sua própria carne? Por ventura somos nós pecadores que comemos a carne de outro homem?
Certamente os judeus que ali estavam tinham se esquecido de um episódio na vida de Abraão, talvez em razão das poucas palavras da breve narrativa, mas cuja importância é fundamental pois trata da conversão de Abraão para a fé no Deus Altíssimo. Ora está escrito no Gênesis:
“Voltando Abraão da derrota de Codorlomor e seus reis aliados, o rei de Sodoma saiu-lhe ao encontro no vale de Savé, que o o vale do rei.
MÉLQUISEDEQUE, rei de Salem e SACERDOTE DE DEUS ALTÍSSIMO MANDOU TRAZER PÃO E VINHO, e abençoou Abraão dizendo: “Bendito seja Abraão pelo DEUS ALTÍSSIMO QUE O CRIOU O CÉU E A TERRA! Bendito seja Deus Altíssimo que entregou os teus inimigos em tuas mãos!” E Abraão deu-lhe o dízimo de tudo. (Gên. 14:17-20) No Capítulo 15 do Gênesis é apresentada a conversão de Abraão ao Deus Altíssimo e a visão que ele teve onde estabeleceu uma aliança com Deus, a quem Abraão chamou pela primeira vez de JAVÉ, de originou-se a promessa que daria a ele um descendente como a chamada TERRA PROMETIDA. 
Então que se entenda que o corpo de Jesus era como o invólucro da sabedoria divina de Deus, o pão da vida que alimenta o conhecimento e o sangue, tal como vimos antes seria beber da alma divina que vivifica, ou seja, o corpo de Deus da energia de Fé que tudo dá a vida, e ter por conseguinte a vida eterna, através do nascimento espiritual, pois aquele que nasce do Espírito Santo de Deus possui a vida eterna em seu Espírito.
Ouvindo a confusão que suas palavras mal interpretadas ocasionaram, pois falara das coisas celestiais e os judeus as interpretaram como coisas terrenas, Jesus tentou explicar melhor para que entendessem o que ele queria falar:
- Se não comerdes a carne do Filho do Homem, e não beberdes do seu sangue não tereis a vida em vós mesmos, não tereis a Fé que devem ter. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna. Pois a minha carne é verdadeiramente uma comida e o meu sangue é verdadeiramente uma bebida. Ora, quem come da minha carne e bebe do meu sangue permanece em mim e eu nele, do mesmo modo que o Pai que me enviou vive em mim e eu vivo no Pai, pois compartilhamos as nossas substâncias de vida e conhecimento. Do mesmo modo que meu Pai vive eu vivo através do Pai, o mesmo vai acontecer com aquele que comer da minha carne e beber do meu sangue, pois compartilharemos com ele a nossa substância de Fé e o nosso conhecimento. Ele estará comigo e o Pai e nós estaremos nele. Este é o pão que desceu do céu, não como o maná que foi dado aos seus pais que comeram daquele pão e morreram. Quem comer desse pão que eu vos ofereço viverá eternamente.
Tal foi o ensinamento de Jesus na Sinagoga de Cafarnaum, que muitos dos seus discípulos que o ouviram ficaram perplexos e disseram:
- Isso é muito duro!
- Quem pode admitir tal coisa?
Ouvindo os murmúrios deles Jesus perguntou-lhes com uma certa ironia na voz:
- Isto vos escandaliza? Como será então quando virdes subir o Filho do Homem para onde ele estava antes? … O ESPÍRITO É O QUE VIVIFICA, a carne de nada serve. AS PALAVRAS QUE VOS TENHO DITO SÃO O ESPÍRITO DA VIDA *(Os ensinamentos de Fé é que vivificam a vida terrena na carne do crente, dando-lhe um nascimento espiritual que dará a vida eterna na comunhão como Espírito Santo). Mas, há alguns entre vós que não crêem… Por isso vos disse: Ninguém pode vir a mim se por meu Pai não lhe for concedido.”
Vendo que alguns daqueles que o seguiam por ali preferiram se retiraram e preferiram não mais andar com ele, Jesus perguntou aos que estavam mais próximo deles:
- Quereis vós também retirar-vos?
Respondeu-lhe Simão Pedro:
- A quem iríamos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. E nós cremos e sabemos que tu és o Santo de Deus! O Messias consagrado por Deus para o estabelecimento do Reino de Deus!
Ao ouvir Pedro, Jesus sorriu intimamente e disse aos outros:
- Não vos escolhi eu todos os doze? Contudo um de vós é um demônio!…
Jesus se referia a Judas Iscariotes, o qual sabia que iria o trair e o entregar ao sacrifício, pois deste o começo assim fora predestinado que assim o fizesse, para que as profecias se cumprissem e muitos acreditassem e convertessem os seus corações à Deus. (Jo 5:19-47 e Jo 6:26-71)
Assim o Reino de Deus é a Fé na sabedoria divina que impregna os conhecimentos dados por Jesus que por isso é comumente como a “DOUTRINA DA FÉ”, mas um conhecimento que não pode ser entendido segundo os padrões terrenos e que é preciso abrir a mente para aceitar o que está além da sua limitadora concepção da realidade, que em grande parte sob a luz da Fé não passa essa de uma ilusão transitória, pois a condição espiritual seria transcendente quando ligada ao Espírito Santo de Deus. Mas, em vista da dificuldade da compreensão vigente naquela época para as coisas do espírito e celestial, Jesus prudentemente passou a falar em parábolas, para que as pessoas ouvindo pudessem entender mais com os seus corações do que com a mente que os impedia de ter Fé. Destarte, que mesmo em nossos dias é difícil aceitar que o espírito vindo de Deus, é o próprio reino de Deus, que habita no corpo físico e a ele dá vida, come da carne e bebe do sangue que o sustento. Porquanto, o espírito é tal uma chama da vela que queima e ilumina a alma, mas consome a cera da vela até que ela finde. Se hoje isso assombra ainda, imaginem no tempo de Jesus!!! 

  • Da coletânea de crônicas diárias publicadas no meu  perfil do Facebook  de dezembro/2014 a abril/2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário