Translate

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

JESUS, AMOR & FÉ - 30. JESUS E A SEMENTE DE MOSTARDA

JESUS, AMOR & FÉ *

30. JESUS E A SEMENTE DE MOSTARDA

E, assim, Jesus continuava a falar às pessoas que cercavam a barca em que estava na praia de Cafarnaum:
- O reino de Deus é como o homem que lança a semente à terra. Dorme e levanta-se de noite e de dia, e a semente brota e cresce, sem ele o perceber. Poisa terra por si mesma produz, primeiro a planta, depois a espiga, e por último, o grão abundante na espiga. Quando o fruto amadurecer, ele mete-lhe a foice, pois é chegada a colheita. (Mr. 4:26-29)
O reino de Deus, a Fé que é a manifestação desse reino em nós, é como uma semente plantada no nosso coração, ela está ali enterrada, oculta, e não podemos notar a sua presença. A Fé que se fortalece cresce dia após dia sem que nos apercebamos, pois é o poder de Deus em nós. Então, quando a Fé amadurece e dá seus frutos, só então quando colhemos é que percebemos que são frutos da Fé que havia em nós, a manifestação visível à nossa consciência do Reino de Deus e são frutos produzidos por nós mesmos.
Dizia ainda Jesus:
- A quem compararei o Reino de Deus? Ou, com que parábola o representaremos? É como o grão de mostarda que, quando é semeado, é a menor de todas as sementes, mas, depois de semeado, cresce, torna-se maior que todas as hortaliças e estende de tal modo os seus ramos, que os passarinhos do céu podem se abrigar à sua sombra. (Mr. 4:30-32; Mt. 13:31-32 ; Lc 13:18 e Tomé 20)
Então, ouvindo isso, perguntaram em particular para Jesus:
- Por que não podemos nós também fazermos milagres?
Jesus respondeu-lhes:
- Por causa de vossa falta de fé. Em verdade vos digo, SE TIVERDES FÉ COMO UMA SEMENTE DE MOSTARDA, direis a essa montanha: Transporta-te daqui para lá , e ela irá, e nada vos será impossível. (Mt. 17: 19-20)
Jesus nos mostra ao louvar as qualidades da semente de mostarda, que o que importa não é o “tamanho” da Fé, se é grande ou pequena, o que importa é a qualidade da Fé, a persistência, a perseverança, a firmeza, a coragem, a coragem para lutar contra a adversidade e a vontade de se erguer da maior escuridão debaixo da terra para buscar a luz, e se erguendo para a luz e estando na luz crescer, verdejar, produzir flores, frutas e sementes… e começar tudo de novo. Esse é o exercício da Fé, semear a semente que cresce para semear novamente, ou seja quando aprendemos a fazer uso da Fé em nossas necessidades específicas, e vemos o resultado em pequenas coisas, nós podemos ver a intervenção de Deus, e vendo a intervenção de Deus nas nossas vidas em pequenas coisas nossa Fé cresce e se fortalece, pois colhemos resultados da nossa Fé.
A medida que aprendemos a fazer bom uso da nossa Fé, nós aprendemos que ter Fé é como galgar uma escada degrau após degrau e nesse exercício a nossa Fé se torna forte, musculosa, capaz de suportar maiores esforços que se façam necessários para cumprir nossos destinos. Jesus menciona níveis de Fé diferentes, ele admirou-se e elogiou a Fé do centurião de Cafarnaum, dizendo que tinha uma “grande Fé” e inúmera vezes repreendeu a “pequena Fé” de outros, e inclusive a de seus discípulos, como vimos acima dizendo que lhes “faltava” Fé.
Se a Fé é pouca, é necessário exercitar a Fé para que ela cresça. No início exercitar a Fé pode ser tão desconfortável e tão difícil quanto fazer regime e ir numa academia de ginástica, pode parecer estranho pedir a intervenção de Deus e fazer uso da Fé em coisas corriqueiras do nosso dia a dia, mas é assim que se aprende a fortalecer a ter Fé, mas depois vai se acostumando a ter Fé, para tanto apenas é preciso aprender a pedir com humildade a Deus, e aos poucos vamos sentir a nossa Fé aumentar na mesma medida que a usamos. 
Os psicanalistas poderão dizer que é superstição e que tal costume gera um tipo de dependência. O engraçado é que Sigmund Freud (1859 - 1939), o pai da psicanálise fosse judeu, e soubesse muito bem que a Fé cresce na medida que é praticada. Nesse ponto, Freud prestou um grande desfavor à Humanidade, afastando grande parte dela de Deus, e esse afastamento veio a ter horríveis consequências não só para os judeus, mas para a Humanidade como um todo. Por isso, nesse tempo em que vivemos, é mais do que necessário que consigamos restabelecer uma forte ligação com Deus o que só se poderá dar com o uso da Fé.
Para restabelecer a nossa ligação com Deus, nós devemos seguir o exemplo do homem que tinha um filho epiléptico que os discípulos não tinham conseguido curar e Jesus esbravejando por que seus discípulos não tinham curado o rapaz, disse:
- Ó geração incrédula, até quando estarei convosco? Até quando vos hei de aturar? Traga o seu filho, cá!
O pai do rapaz trouxe o filho e disse à Jesus:
- Se tu podes alguma coisa, ajuda-nos, compadece-te de nós!
Jesus arguiu indignado com a hesitação do homem quanto ao “poder” dele:
- “Se podes alguma coisa”…! TUDO É POSSÍVEL AO QUE CRÊ!
Imediatamente ao ouvir as palavras de Jesus, o homem prostrou-se dizendo:
- CREIO! VEM EM SOCORRO DA MINHA FÉ! SENHOR EU CREIO, FORTALECEI A MINHA FÉ! (Mr. 9-14-29)
E a cura se deu conforme o homem desejava.
Ora, não basta apenas ter Fé é preciso crer, o milagre da revelação do Reino de Deus nas nossas vidas, a manifestação de Deus, é uma energia transitiva, é uma ação de duas mãos, de ida e volta, não funciona apenas de um lado. Por isso que que se fala em “exercício de Fé”, ou a prática diária da Fé que conduz a manifestação de Deus em nossas vidas até nas menores coisas, aprendemos com essa prática a nos entregarmos à Deus, mais do que isso, a fazer a vontade de Deus, deixamos de ser tão egocêntricos, de pensar que o nosso destino está em nossas mãos e fazemos nessa vida apenas o que queremos, aprendemos a ser obedientes, dóceis, mais do que tudo, aprendemos a SERVIR À DEUS, mais do que desejamos por Ele ser servido, e essa transformação em nosso caráter humano já é por si só um milagre imenso, pois antes de curar o corpo é preciso curar a alma de seus males, e uma alma sadia tornará o corpo saudável e forte. A força da Fé dará vigor ao coração e poder à mente, e com essa mudança, passamos a estar em SINTONIA COM DEUS, ai sabemos que o Reino de Deus chegou para nós.

  • Da coletânea de crônicas diárias publicadas no meu  perfil do Facebook  de dezembro/2014 a abril/2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário