Translate

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

JESUS, AMOR & FÉ - 44. JESUS E A ENTRADA TRIUNFAL EM JERUSALÉM

JESUS, AMOR & FÉ *

44. JESUS E A ENTRADA TRIUNFAL EM JERUSALÉM

No dia seguinte ao banquete de Betânia na casa de Lázaro e suas irmãs Maria Madalena e Marta, era o segundo dia da semana, o dia 9 de Nissan, como nós vimos no capítulo anterior no décimo dia do mês de Nissan, estava estabelecido por Deus que cada um dos judeus deveria tomar um cordeiro sem mácula por família ou para cada casa. O animal tinha que ser sem defeitos, macho de um ano, podendo ser cordeiro ou cabrito, e que deveria ser guardado até o décimo quarto dia de Nissan, para ser imolado no crepúsculo. (Êx. 12:1-6). É por esse motivo que Jesus fará sua entrada em Jerusalém na véspera do dia em que o cordeiro pascal deveria ser escolhido para ser sacrificado. Foi em razão desse sacrifício pascal que São João Batista ao ver Jesus se aproximando do rio Jordão para ser batizado por ele, exclamou: “EIS O CORDEIRO DE DEUS!” (Jo 1:36)
O profeta Zacarias escrevera sobre este dia: “Exalta de alegria filha de Sião; solta gritos de júbilo filha de Jerusalém; eis que vem a ti o teu rei, justo e vitorioso. Ele é simples e vem montado num jumento, no potro *(filhote, jumentinho) de uma jumenta.” (Zac. 9:9)
Estando no começo da estrada que descia o monte das Oliveiras em direção a Jerusalém, avistando a cidade santa Jesus parou e contemplando-a, chorou sobre ela enquanto dizia:
- Oh! Se também tu, ao menos neste dia que te é dado, conhecesses o que te pode trazer a paz!… Mas, não! Isto está oculto aos teus olhos. Virão sobre ti dias, em que teus inimigos te cercarão de trincheiras, te sitiarão e te apertarão de todos os lados; destruir-te-ão a ti e a teus filhos que estiverem dentro de ti, e não deixarão em ti pedra sobre pedra, PORQUE NÃO CONHECESTE O TEMPO EM QUE FOSTES VISITADA (* por Deus, na forma humana de Jesus). (Lc. 19:41:44)
Então, depois de dizer isso Jesus retomou para si a força do seu espírito e com voz firme disse a dois de seus discípulos:
- Ide adiante e na aldeia Betfagé, que quer dizer “Casa dos Figos”, defronte a vós, na curva da estrada, encontrarás na frente de uma casa um jumentinho amarrado, em que não montou ainda homem algum. Desprendei-o e trazei-o até mim. Quando vos perguntarem quem permitiu que pegassem o animal, digam a essa pessoa: “O Senhor precisa dele, e o devolverá daqui a pouco.”
Ora indo os dois discípulos à frente encontraram o jumentinho exatamente onde Jesus indicara, assim como quando o soltaram o dono do animal chegou a disse bravo com eles:
- Ei! O que estais fazendo!!! Por que soltais o jumentinho?
Os discípulos então disseram o que Jesus lhes mandara falar, e o dono do jumentinho abriu um largo sorriso de aquiescência, pois Jesus já tinha falado com ele para lhe emprestar o jovem animal.
Quando trouxeram o jumentinho para Jesus, ele abriu imediatamente um sorriso e afagou o cocuruto da cabeça do bichinho e acariciou ésuas orelhas, e lhe falou com carinho como se falasse a um grande pequeno amigo:
- Hoje grandes eventos vão acontecer no nosso dia, amiguinho.
Então Jesus passou a mão sobre o lombo do animalzinho, pois ele nunca tinha servido de montaria antes, e colocou sobre ele uma manta e o montou, sem que o jumentinho estranhasse o peso do sua montaria, ao contrário parecia até que ele sabia a honra de carregar nas suas costas Jesus, e talvez alguém pudesse até dizer parecia que não carregasse peso nenhum e que até que o jumentinho estava sorrindo. Ele andava com cuidado para não tropeçar atento ao caminho, contudo levantava a cabeça com altivez sempre que podia como se fosse um belo corcel real. Nunca antes se vira um jumentinho se portar de maneira tão majestosa!
A medida que Jesus avançava no caminho e as pessoas reconheciam Jesus e eram tomadas de imenso júbilo e alegria, saiam gritando atrás para ele:
- VIVAS!!!! BENDITO O QUE VEM EM NOME DO SENHOR!!!
- SALVE!!! SALVE!!! A SALVAÇÃO CHEGOU PARA NÓS!!!
- HOSANA NAS ALTURAS!!! BENDITO O REINO QUE VAI COMEÇAR!!!
- O REINO DE DAVI, NOSSO PAI CHEGOU PARA NÓS!!!
- HOSANA NO MAIS ALTO DOS CÉUS!
E assim, no maior clamor as pessoas iam estendendo os seus mantos no caminho, outros cortavam ramos das árvores e espalhavam-nos pelo chão. E Jesus era aclamado, pois aqueles que tinham estado com ele na noite anterior e tinha visto Lázaro ressuscitado contaram para todos que tinham encontrado que Jesus tinha feito aquele milagre e por isso o povo todo o queria ver e saia ao seu encontro. E assim Jesus entrou em Jerusalém ovacionado com uma grande multidão o seguindo em festa. Todos os seus discípulos o acompanhavam, seus familiares, seus amigos e aqueles que o amavam, todos sentiam-se na expectativa de uma glória que ainda estava por vir, na esperança de uma glória que seria dada a Jesus segundo a concepção humana das coisas materiais, todos que o acompanhavam pareciam tomados de alegria e júbilo, menos ele próprio, Jesus. Desde o momento que atravessara a porta de Jerusalém, sua face se transformou numa máscara de tristeza, parecia entalhada em pedra, nem o vestígio da sombra de um sorriso se via nela, justo ele que sempre era tão alegre, não mais sorriu desde que falara com o jumentinho, e por todo o caminho seus lábios se moviam como se ele estivesse a rezar alheio a tudo que acontecia à sua volta. E verdadeiramente estava, repetia para si mesmo as palavras do profeta Isaías por todo o caminho:
“O Senhor Deus deu-me a língua de um discípulo para que eu saiba reconfortar pela palavra o abatido. Cada manhã ele desperta meus ouvidos para que eu escute como discípulo; o Senhor Deus abriu-me o ouvido; e eu não relutei, não me esquivei. Aos que me feriam, apresentei as espáduas e as faces àqueles que me arrancavam a barba não desviei meu rosto dos ultrajes e dos escarros. Mas o Senhor Deus vem em meu auxílio, eis porque não me sinto desonrado, enrijeci meu rosto como uma pedra convicto de não ser desapontado. (Is.50:4-4) Povos escutai bem, nações prestai atenção! Pois é de mim que emanará a doutrina e a verdadeira religião que será a luz dos povos. De repente a minha justiça chegará, minha salvação vai aparecer, meu braço fará justiça aos povos as ilhas terão em mim esperança e contarão com o meu braço… (Is.51:4-5) Mas, minha salvação subsistirá sempre e minha vitória não terá fim. Ouvi me vos que conheceis a justiça , povo meu, em cujo coração está a minha doutrina: Não temais os insultos dos homens, não vos deixeis abater pelos seus ultrajes. Porque a traça os comerá como uma vestimenta, e os vermes das traças os roerão como pão. Mas a minha vitória subsistirá sempre e meu triunfo persistirá de geração em geração. (Is.51 6-8) Eis que o meu Servo prosperará, crescerá, elevar-se-á, será exaltado. Assim como, à sua vista, muitos ficarão embaraçados… - tão desfigurado estava que havia perdido a aparência humana - , assim o admirarão muitos povos; os reis permanecerão mudos diante dele, porque verão o que nunca lhes tinha sido contado, e observarão um prodígio inaudito.” (Is.52: 13-15)
E quando Jesus se aproximava do Templo com o seu cortejo, os fariseus que tudo viam disseram entre si:
- Vede! De nada adiantamos!!! Reparai: todo mundo corre para ele e após ele!
Ao chegar ao templo Jesus encontrou com alguns gregos judeus que tinham ido passar a Páscoa em Jerusalém. E eles se aproximaram de Filipe, que era de Betsaída na Galiléia, e pediram-lhe:
- Sabemos que és discípulo de Jesus, quiséramos muito falar com ele, seria possível?
Filipe foi então falar com André, e ambos falaram com Jesus, que lhes respondeu:
- É chegada a hora para o Filho do Homem ser glorificado. Em verdade vos digo que se o grão de trigo caído na terra não morrer, fica só; se morrer, produz muito fruto. Se alguém me quer servir, siga-me; e onde eu estiver, estará ali o meu servo. Se alguém me serve o meu Pai o honrará. Presentemente, a minha alma está perturbada. Mas, que direi?… Pai, salva-me dessa hora… Mas, é exatamente para isso que eu vim a esta hora. Pai, glorifica o teu nome!
Jesus estava a falar quando nisso veio do céu uma voz: “JÁ O GLORIFIQUEI E TORNAREI A GLORIFICÁ-LO.”
Ora, a multidão que estava ali ao redor de Jesus, ouvira isto, mas não acreditaram nos próprios ouvidos e diziam ter ouvido um trovão. Outros replicavam dizendo: “um anjo falou-lhe.” Então, Jesus disse:
- Essa voz não veio por mim, mas sim, por vossa causa. Agora é o juízo deste mundo; agora será lançado fora o príncipe desse mundo. E quando eu for levantado da terra, atrairei a todos a mim.
Dizia Jesus isso referindo-se a si mesmo e sobre a sua própria morte que se aproximava. E ao ouvir isso a multidão respondeu-lhe:
- Nós temos ouvido da Lei que o Messias permanecerá para sempre entre nós. Então, como dizes tu que: “Importa que o Filho do Homem seja levantado?” Quem é esse Filho do Homem?
Respondeu Jesus:
- Ainda por pouco tempo a luz está em vosso meio. Andai enquanto tendes a luz, para que as trevas não vos surpreendam; e quem caminha nas trevas não sabe para onde vai. Enquanto tendes a luz crede na luz e assim vos tornareis filhos da luz. (Jo.12: 9-36)
Depois de dizer estas coisas, Jesus lançou um último olhar para o templo e tudo que estava o cercava, tomou a guia do jumentinho e retirou-se e ocultando-se do olhar das pessoas retornando sozinho na companhia de seu pequeno amigo para a Betânia, e passando pela casa de onde emprestara o animalzinho na aldeia de Betfagé, que quer dizer “Casa dos Figos”, Jesus muito agradecido pelo favor entregou o jumentinho ao seu dono, e antes de ir-se embora abraçou o cabeça do jumentinho em seu peito o abençoando pelo serviço prestado enquanto uma lágrima de compaixão descia pelo canto de seus olhos, dando um leve aceno de adeus seguiu para a casa de Lázaro e de suas irmãs em Betânia, todavia Jesus parecia andar vergado como quem já carregasse o peso do mundo nas suas costas.
  • Da coletânea de crônicas diárias publicadas no meu  perfil do Facebook  de dezembro/2014 a abril/2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário