Translate

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

JESUS, AMOR & FÉ - 46. JESUS E A SUPREMA ANGÚSTIA

JESUS, AMOR & FÉ *

46. JESUS E A SUPREMA ANGÚSTIA

Era o décimo dia do mês de Nissan, dia em que o dono da casa ou o chefe de família seguindo as instruções dadas por Deus no Egito para Moisés quanto a celebração da Páscoa, escolheria um cordeiro ou um cabrito para imolar no crepúsculo do décimo-quarto dia. (Êx. 12:1-7) Era este portanto o dia que o Filho de Deus, Jesus, tinha selado o seu destino, sendo ele o avatar de Deus, o anjo da Face de Deus, conhecido também como São Miguel Arcanjo, cujo destino final fora descrito pelo profeta Isaías da seguinte maneira:
“Em verdade, ele tomou sobre si nossas enfermidades e carregou com nossos sofrimentos: e nós o reputávamos como um castigado ferido por Deus e humilhado. Mas, foi castigado por nossos crimes e esmagado por nossas iniquidades, o castigo que nos salva pesou sobre ele, fomos curados graças às suas chagas. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas, seguíamos cada qual o nosso caminho, o Senhor fazia recair sobre ele o castigo das faltas de todos nós. Foi maltratado e resignou-se, não abriu a boca, como um cordeiro que se conduz ao matadouro, e uma ovelha muda nas mãos do tosquiados. Ele não abriu a boca… “ (Is. 53: 4-7)
Não se admirem de tão perfeita descrição profética de Isaías ter ganhado a realidade em Jesus, não se esqueçam que Ele era o próprio Deus, o avatar terreno de Deus, e conhecia o seu destino mesmo 700 anos que este acontecesse, Ele é que tinha escrito o roteiro dos acontecimentos e o anunciava antes que acontecessem. Para Deus o tempo se desdobra em momentos e instantes, o tempo humano não é o Dele, por isso não compreendemos nem seus pensamento, nem mesmo seus propósitos. Assim nós devemos nos tornar humildes em nossa ignorância e não sejamos presunçosos em julgar segundo a nossa miserável mente tão apegada às coisas terrenas, que pouco ou nada compreende das coisas celestiais. Eu peço que fiquem abertos a aceitarem em seus corações o que passarei a contar agora nos próximos capítulos, só assim compreenderão a verdade da revelação que Deus, nosso Pai Amado nos fez na pessoa do Filho do Homem, Jesus, seu avatar entre os humanos, quando se deu a conhecer em carne e osso.
Foi no crepúsculo do décimo dia de Nissan, quando simbolicamente o “cordeiro de Deus” seria tomado e escolhido entre os descendentes da casa de Davi, que Jesus chamou seus discípulos mais chegados Pedro, Tiago e João *(os dois últimos filhos de Zebedeu e Maria Salomé irmã de Maria mãe de Jesus) para irem com ele rezar no sopé do Monte das Oliveiras, num local chamado Jardim de Getsêmani, *(que quer dizer ‘prensa de oliva’ por ser próximo ao local que se prensava as azeitonas para se obter o azeite). E Jesus estava muito angustiado e entristecido e disse a eles:
- A minha alma está numa tristeza mortal; ficai aqui e vigiai comigo! Orai para que não caias em tentação.
E, Jesus se afastou deles se colocando de joelhos para rezar a poucos metros e dizia:
- Pai, se é do teu agrado, afasta de mim este cálice para que eu não tenha de o beber. Não se faça todavia a minha vontade, mas sim a tua.
Então levantou-se e aproximou-se dos discípulos e os encontrou dormindo. Então disse a Pedro:
- Então não pudestes vigiar uma hora comigo… Vigiai e orai para que não entreis em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca.
E dizendo isso pela segunda vez se afastou e pensava consigo: Ora, não me ouviram dizer aquela manhã mesmo sobre a importância de que se mantivesse um estado de vigília? Mas, a profecia de Isaías tem que se cumprir...
“ENTÃO PORQUE NÃO ENCONTREI PESSOA ALGUMA QUANDO VIM? POR QUE NINGUÉM RESPONDEU AO MEU APÊLO. TENHO EU REALMENTE A MÃO DEMASIADO CURTA PARA LIBERTAR, OU NÃO TENHO BASTANTE FORÇA PARA SALVAR? “ (Is. 50:2)
Suas palavras, suas próprias palavras agora eram lhe amargas como o mais puro fel! Como pode aquela gente temer um mortal, um filho do homem que acabará como a erva? Como puderam esquecer o Senhor, o seu criador, que estendeu os céus e fundou a terra? E Jesus voltou a orar a Deus:
- Meu Pai, se não é possível que esse cálice passe sem que eu o beba , faça-se a tua vontade!
E, voltou novamente onde estavam os discípulos e os encontrou dormindo, porque seus olhos estavam pesados e não se mantinham abertos. Deixou-os e foi orar pela terceira vez dizendo:
- Pai não se faça a minha vontade mas a tua. Se é da tua vontade que eu beba deste cálice de sangue daí-me forças para suportar toda dor desta provação.
E tendo dito isso, Jesus entrou em profunda agonia e orava ainda com mais fervor, de modo que a sua angustia saia-lhe pelos poros em gotas de sangue, que tingiam sua roupa de vermelho e caiam por terra. E estando sua alma em supremo sofrimento apareceu-lhe um anjo do céu para confortá-lo. E dizia-lhe o anjo:
- Desperta, braço do Senhor, desperta e recobra o teu vigor! Levanta-te como nos dias do passado, como nos tempos de outrora. Não fostes tu que esmagaste Raab, aquele que trouxe o caos e o venceu? Não fostes tu que precipitaste do alto abaixo o Dragão? (Is.51:9) Lembras de quando houve a batalha no céu, tu Miguel e teus anjos combateram o Dragão, mas ele e seus anjos não prevaleceram sobre ti. E já não houve lugar no céu para eles. Fostes tu que precipitaste o grande Dragão, a primitiva Serpente, chamado Demônio e Satanás o sedutor do mundo inteiro à terra. Foi por tua autoridade que o acusador dos nossos irmãos, que os acusava dia e noite diante do nosso Deus. Mas, nossos irmãos vencerão por causa do sangue do Cordeiro e do seu eloquente testemunho! (Apocalipse 12;7-10) Pois assim foi escrito pelo Profeta:
“Por um iníquo julgamento foi arrebatado. Quem pensou em defender a sua causa, quando foi suprimido da terra dos vivos, morto pelo pecado do seu povo? Foi lha dada sepultura ao lado de facínoras *(dos próprios judeus) e ao morrer achava-se entre malfeitores, se bem que não haja cometido injustiça alguma e em sua boca nunca houvesse mentira. Mas aprouve o Senhor esmagá-lo pelo sofrimento; SE ELE OFERECER A SUA VIDA EM SACRIFÍCIO EXPIATÓRIO, terá uma posteridade duradoura, prolongará seus dias e A VONTADE DO SENHOR SERÁ POR ELE REALIZADA. Após suportar em sua pessoa os tormentos, alegrar-se de o conhecer até ao enlêvo. O Justo, meu Servo, justificará a muitos homens e tomará sobre si suas iniquidades. Eis porque lhe darei parte com os grandes, e ele dividirá a presa com os poderosos, porque ele próprio deu a sua vida, e deixou-se colocar entre os criminosos, tomando sobre si os pecados de muitos homens e intercedendo pelos culpados.” (Is. 53:8-12)
Foi assim que o anjo de Deus consolou aquele seu filho unigênito amado, o próprio Deus na forma humana, que revelava em sua pessoa o mistério supremo da fraternidade entre os seres celestiais, em que pela identificação através da empatia amorosa e misericórdia de Deus com suas criaturas terrenas podia ser capaz de revelar tão vivamente a resignação voluntária de um inocente para salvar culpados e para com sua atitude realizar o plano de Deus. 
Tocado pelo profundo amor divino, que veio em seu auxílio, Jesus levantou-se revigorado em sua força e energia, sabendo que tudo suportaria para dar ao Pai sua glória perante os seres humanos.
Assim, quando Jesus voltou junto aos seus discípulos e viu que eles ainda dormiam disse:
- Dormi agora e repousai, está decidido. Chegou a hora: o Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos pecadores…
Ouso abrir um adendo explicativo sobre essa passagem, que foi me dada em revelação há alguns anos por Jesus. Naquele tempo eu muito me preocupava com essa aparente e cultuada “necessidade de sofrimento" para se alcançar a redenção, via nisso um problema que afastava muitos fiéis da pessoa de Jesus, não por respeito, mas por medo de terem que sofrer algum tipo de estigmatização. Ora, como sempre, Jesus me deu a resposta quando eu menos esperava. Um dia, eu estava numa banca de jornal e colocando meus olhos no titulo do livro de Oscar Wilde chamado “Dorian Grey”, Jesus me disse: “O reverso de Dorian Grey”. Até então, eu nunca tinha lido o livro apesar de conhecer a história, cujo quadro pintado de um jovem adquirira o poder de impregnar-se com os seus pecados e enquanto a sua aparência conservava-se eternamente jovem. O escritor irlandês era cristão e católico, um profundo conhecedor da Bíblia e se interessava por seus mistérios, sem jamais ter se sentido digno de uma graça divina em razão de seus apetites mundanos. Ora, o que Jesus queria me dizer, é que o sacrifício dele tinha o propósito de mostrar o que os pecados causam ao corpo humano, como dilaceram e estigmatizam a ponto de colocar um termo à vida que no corpo habita. Portanto, o sofrimento da morte é decorrente do pecado humano. Por isso Isaías escreveu também:
“Não, não é a mão do Senhor que é incapaz de salvar, nem seu ouvido demasiado surdo para ouvir, são vossos pecados que colocaram uma barreira entre vós e vosso Deus. Vossas faltas são o motivo pelo qual a Face *(São Miguel Arcanjo, o Anjo da Face de Deus, Ou seja, Jesus) se oculta para não vos ouvir. Porque vossas mãos estão manchadas de sangue e vossos dedos de crimes… “ (Is. 59:1-2)
Compreenderemos a revelação desses mistérios que envolvem a morte de Jesus de uma maneira muito diferente se a virmos de um outro ponto de vista, como vimos neste capitulo, do ponto de vista de Jesus, do próprio Deus, e não mais dos seus discípulos ou de suas testemunhas, que em verdade, agiam sem saber o que faziam, realmente.
  • Da coletânea de crônicas diárias publicadas no meu  perfil do Facebook  de dezembro/2014 a abril/2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário