Translate

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

JESUS, AMOR & FÉ - 40. JESUS, O BOM PASTOR


JESUS, AMOR & FÉ *

40. JESUS, O BOM PASTOR

Ao romper da manhã de um certo dia, Jesus dirigiu-se ao Monte de Oliveiras que ficava próximo à casa de Maria Madalena em Betânia, e situava-se por isso a menos de três quilômetros a leste da antiga Jerusalém e de onde era possível avistar a Cidade Santa, por isso era o local predileto de Jesus e onde ele gostava de ir amiúde fosse para rezar e ou para ensinar. Era raro Jesus permanecer por muito tempo sozinho, pois logo acorriam pessoas desejosas de conversar com ele e de ouvir os seus ensinamentos. Naquele dia quando Jesus já estava rodeado de gente, não tardou muito para alguns escribas e fariseus aproximarem-se dele trazendo uma mulher que fora apanhada em adultério. E logo eles foram colocando a mulher na frente de Jesus em meio as muitas pessoas que ali estavam e disseram para Jesus:
- Mestre, agora mesmo esta mulher foi apanhada em adultério, Moisés mandou na Lei que apedrejássemos tais mulheres. Que dizes tu disso? (Êxodo 20:14 e Levítico 20:10)
Jesus sabia que queriam pô-lo a prova para poderem acusá-lo. Jesus, então, inclinou-se e escrevia com o dedo na terra uma palavra: “misericórdia”. Pois pensava nas palavras ditas a Moisés: ““JAVÉ, JAVÉ, Deus misericordioso e piedoso, tardio em irar-se, rico em bondade e verdade, que conserva a sua graça até mil gerações, que perdoa a iniquidade, a rebeldia e o pecado …” (Ex. 34:6). Como os acusadores da mulher insistissem, Jesus ergueu-se, para que todos o vissem e o ouvissem, e disse:
- Quem dentre vós estiver sem pecado, seja o primeiro a atirar uma pedra nessa mulher.
Ora, assim falou Jesus, porque para se arrogar no direito de condenar a outros, é mister que seja em si próprio também irrepreensível. E inclinando-se novamente continuou a escrever na terra a palavra: “inocência”. Pois pensava Jesus na Lei que Deus dera a Moisés: “Não levantarás falso testemunho”. E na continuidade do que Deus dissera à Moisés: “ … que perdoa a iniquidade, a rebeldia e o pecado, mas não tem por inocente o culpado, porque castiga o pecado dos pais nos filhos e nos filhos de seus filhos, até a terceira e quarta geração.” E ouvindo essas palavras de Deus, Moisés se prostrou na terra dizendo: “Senhor, se tenho o vosso favor, dignai-vos a estar conosco e a marchar no meio de nós: somos um povo de cabeça dura, mas perdoai-nos nossas iniquidades e nossos pecados, e aceita-nos como propriedade vossa.” (Êxodo 34: 5-9) E foi assim que Deus estabeleceu uma aliança com Moisés, em relação ao povo judeu.
Ouvindo o que Jesus dissera um a um dos acusadores da mulher, a começar pelos mais idosos foram se retirando, pois sentiam-se acusados na própria consciência, até que não restou deles mais nenhum.
E vendo a mulher ainda a sua frente prostrada no chão, Jesus perguntou à ela:
- Mulher onde estão aqueles que a acusavam? Ninguém te condenou?
Respondeu ela:
- Ninguém, Senhor.”
Disse-lhe, então, Jesus:
- Nem eu te condeno. Vai e não tornes a pecar. (Jo 8: 1-11)
Aos que ali permaneceram Jesus disse:
- Quem de vós tendo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa as noventa e nove no deserto e vai em busca da que se perdeu, até encontrá-la? E depois de encontrá-la, põe-na nos ombros, cheio de júbilo, e voltando para casa reúne os amigos e vizinhos dizendo-lhes: Regozijai-vos comigo, achei a minha ovelha que tinha perdido. Digo-vos que assim haverá mais júbilo no céu por um só pecador que fizer penitência, do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento. (Lc. 15:3-7 e Mt. 18:12-14)
Jesus assim falava essa parábola em memória das palavras do profeta Jeremias, (655-586 a.C) que escrevera:
“Aí dos pastores que deixam perder-se e dispersar-se o rebanho miúdo de minha pastagem! - oráculo do Senhor. Por isso fala o Senhor, Deus de Israel, acerca dos pastores que apascentam o meu povo: “Dispersastes o meu rebanho e o afugentastes, sem dele vos ocupar. Eu, porém, vou ocupar-me à vossa custa da malícia de tal procedimento - oráculo do Senhor. Reunirei o que restar das minhas ovelhas, espalhadas pelos países em que as exilei e as trarei para as pastagens em se hão de multiplicar. escolherei para elas pastores que as apascentarão, de sorte que não tenham receios nem temores, e já nenhuma delas se extravie - oráculo do Senhor” Dias virão - oráculo do Senhor - que farei brotar de Davi um rebento justo que será rei e governará com sabedoria e exercerá na terra o direito e a equidade. Sob seu reinado será salvo Judá e viverá Israel em segurança. E eis o nome que será chamado: JAVÉ NOSSA JUSTIÇA! “ (Jer. 23: 1-6)
Em seguida Jesus proferiu o seguinte discurso à multidão que se ajuntara ao seu redor:
- Em verdade, em verdade vos digo, quem não entra pela porta do aprisco das ovelhas *(Jo. 5-2, uma referência também a sua própria entrada entrada no dia da festa da colheita pela Porta das Ovelhas, em Jerusalém, mencionado no capítulo anterior), mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador. Mas, quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz. Ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz à pastagem. Depois de conduzir todas as suas ovelhas para fora, vai adiante delas; e as ovelhas seguem-no, pois lhe conhecem a voz. Mas, não seguem o estranho, antes fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos. Jesus lhes disse essa parábola, mas não entendiam do que ele queria falar.
 Jesus tornou a dizer-lhes:
- Em verdade, em verdade vos digo, eu sou a porta das ovelhas. Todos quantos vieram antes de mim foram ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram. Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, será salvo; tanto entrará como sairá e encontrará pastagem. O ladrão não vem senão para furtar, matar e destruir. Eu vim para que as ovelhas tenham a vida, e para que tenham em abundância. Eu sou, também, O BOM PASTOR. O bom pastor expõe a sua vida pelas ovelhas. O mercenário, porém, que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas quando vê que o lobo vem, vindo abandona as ovelhas e foge; o lobo rouba e dispersa às ovelhas. O mercenário, porém, foge, porque é mercenário e não se importa com as ovelhas. EU SOU O BOM PASTOR. Conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas me conhecem a mim., como meu Pai me conhece e eu conheço o Pai. Dou a minha vida pelas minhas ovelhas. Tenho ainda outras ovelhas que não desse aprisco. Preciso conduzi-las também e ouvirão a minha voz, e haverá UM SÓ REBANHO E UM SÓ PASTOR. O Pai me ama, porque dou a minha vida para a retomar,. Ninguém a tira de mim, mas eu a dou de mim mesmo e tenho o poder de reassumir. Tal é a ordem que recebi de meu Pai. (Jo 10; 1-18)
Assim falava Jesus pois a seu respeito escrevera o rei Davi, mil anos antes:
“O SENHOR É MEU PASTOR, NADA ME FALTARÁ.
EM VERDES PRADOS ELE ME FAZ REPOUSAR.
CONDUZ-ME JUNTO ÀS ÁGUAS REFRESCANTES,
RESTAURA AS FORÇAS DA MINHA ALMA.
PELOS CAMINHOS RETOS ME LEVA,
POR AMOR DE SEU NOME.
AINDA QUE EU ATRAVESSE O VALE ESCURO,
NÃO TEMEREI, POIS ESTAIS COMIGO.
VOSSO BORDÃO *(cajado) E VOSSO BÁCULO *(bastão com a extremidade superior arqueada como um gancho, usada por pastores) SÃO O MEU AMPARO.
PREPARAI PARA MIM A MESA
À VISTA DE MEUS INIMIGOS.
DERRAMAIS O PERFUME SOBRE A MINHA CABEÇA.
TRANSBORDA A MINHA TAÇA.
A VOSSA BONDADE E MISERICÓRDIA HÃO DE SEGUIR-ME
E HABITAREI NA CASA DO SENHOR
POR LONGOS DIAS. (Salmos 22 - Hebr. 23)
  • Da coletânea de crônicas diárias publicadas no meu  perfil do Facebook  de dezembro/2014 a abril/2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário