Translate

domingo, 17 de janeiro de 2016

JESUS, AMOR & FÉ - 35. JESUS, A MISERICÓRDIA QUE NOS SALVA E DÁ VIDA

JESUS, AMOR & FÉ *

35. JESUS, A MISERICÓRDIA QUE NOS SALVA E DÁ A VIDA.

Jesus saiu de Magdala e iniciou a sua jornada em direção a Jerusalém, no seu trajeto não passou nem por Tibireríades onde vivia Herodes Antipas e nem passou por Nazaré, mas tomou a direção da cidade de Naim. Com ele iam diversos discípulos e muitas pessoas o seguiam em comitiva. Ao se aproximar da porta da cidade, eis que levavam um defunto para ser sepultado. Jesus soube que era o filho único de uma viúva e muita gente acompanhava a cerimônia fúnebre. Vendo a viúva que chorava a morte de seu único filho amado, Jesus sentiu profunda compaixão por ela, pensando em sua própria mãe que viria a ter que sofrer a mesma dor, e disse-lhe:
- Não chores!
E dizendo isso, Jesus tocou na padiola, e os que carregavam o cadáver pararam, então Jesus falou com voz firme e autoritária:
- Moço, eu te ordeno, levanta-te!
E no mesmo instante, o morto desvencilhou-se da mortalha e sentou-se na padiola e começou a falar, e Jesus o entregou à sua mãe, dizendo:
- Eis aqui o seu filho, estava morto e agora vive.
Todos que ali estavam e testemunharam o milagre de ressurreição do jovem que Jesus fizera e foram tomados de de grande temor e reverência, e glorificaram a Deus dizendo:
- Um grande profeta surgiu entre nós: Deus voltou seus olhos para o seu povo! (Lc. 7: 11-16)
A notícia desse acontecimento correu como um rastilho de pólvora precedendo a chegada de Jesus à Judéia.
Assim Jesus saiu da região da Galiléia e entrou na região de Samaria cujo território tinha sido dado pelo Império Romano a Herodes, o Grande, e que com sua morte passara a ser administrado por seu filho o Tetrarca Herodes Arquelau, contudo este faleceu em 18 d.C. , e desde então a região da judéia ficara sem ter um rei, ficando sob administração da representação de Roma em Jerusalém. Porém, na região da Samaria se dera a mesma coisa, mas os samaritanos não se consideravam “judeus”, mas sim hebreus, descendentes dos filhos de José, Efraim e Manasés. Se antagonizaram com os levitas, principalmente quando o Monte da Benção, o Monte Gerezim considerado o monte Santo desde que Josué entrara com as tropas israelitas na Terra Prometida de Canaã,  e este fora preterido em favor do Monte SIão de Jerusalém. A discórdia entre os judeus e os samaritanos aprofundar-se-ia com o retorno do cativeiro da Babilônia no século V a. C., porquanto o território de Samaria tinha sido invadido pelos assírios e os samaritanos remanescentes conviveram com o povo invasor, e os judeus vindos da Babilônia passaram a discriminar todos os israelitas e judeus que não tinham ido para o cativeiro, dizendo que eles eram “impuros”. Contudo, os samaritanos ao tempo de Jesus eram observantes severos do Torá e dos ensinamentos de Moisés, limitando sua devoção aos estudos dos cinco livros mosáicos e desconsiderando todos os outros. Foi por esse motivo que quando Jesus entrando na região da Samaria, ao enviar diante de si mensageiros, eles ao entrarem num povoado dos samaritanos para lhe arranjar pousada, receberam um categórico “não” como resposta. Pois, já se espalhara a notícia de que Jesus ia em direção a Judéia, para Jerusalém. E ao saberem desta negação, Tiago e João, os irmãos Trovões, para honrar o apelido que Jesus lhes tinha dado, perguntaram:
- Senhor, queres que mandemos que desça fogo do céu e os consuma?
Perguntaram isso, pois estavam cheios de si por conta dos poderes que Jesus tinha lhes dado. Mas, Jesus voltou-se para eles e repreendeu-os severamente:
- Não sabeis de que espírito sois animados. O Filho do Homem não veio para perder as vidas dos homens, mas para salvá-las.
Jesus foi então para outro povoado, mas enquanto caminhavam, um homem que queria seguir a Jesus, lhe disse:
- Senhor, seguir-te-ei para onde quer que vás.
Jesus alertou-o do destino sem descanso e incerto que abraçaria se o seguisse:
- As raposas tem covas, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde descansar a cabeça.
Então, a outro Jesus disse:
- Segue-me.
Mas, o homem pediu a Jesus:
- Senhor, permita-me ir primeiro enterrar meu pai.
Mas, Jesus lhe disse em reprimenda por não atender ao chamado de Deus:
- Segue-me e deixe os mortos enterrarem seus mortos. Você está vivo, e Deus é Deus dos vivos. É tempo do anúncio do Reino de Deus.
Outro veio e pediu a Jesus:
- Senhor, seguir-te-ei, mas primeiro permite que eu me despeça dos que estão em minha casa.
Mas, Jesus lhe disse:
- Aquele que coloca sua mão para arar um campo e olha para trás, não está apto para o Reino de Deus. Quem quiser me seguir tem que renunciar à sua vida e vir após mim.
E assim aqueles que seguiam a Jesus, eram os capazes de renunciar às suas “necessidades” e renunciando a elas eram também capazes de renunciar ao passado de suas vidas, livres de amarras para o seguirem em direção de uma nova vida. (Lc. 9:51-61)
Caminhava Jesus em sua jornada pela Samaria, na terra de Canaã, da Terra Prometida a Abraão por Deus, quando uma mulher cananéia, gritava o seguindo:
- Senhor, Filho de Davi, tem piedade de mim! Minha filha está cruelmente atormentada por um demônio.
Mas, Jesus não lhe respondeu palavra alguma, guardando silêncio. Seus discípulos vieram ter com ele e disseram:
- Despede-a. Ela nos persegue com seus gritos.
Mas, Jesus rompendo seu silêncio falou quase a se desculpar com a mulher por não atender a seu pedido:
- Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel .*(Da casa de Jacó, dos filhos de Jacó,e não da casa de seus netos).
Mas, ela ao ouvir isso, prostrou-se diante de Jesus, dizendo:
- Senhor, ajuda-me!
Jesus respondeu:
- Deixa primeiro que se fartem os filhos, porque não fica bem tomar o pão dos filhos e lançá-los aos cães. *(Pois os judeus chamavam de “cães” aos pagãos, os que não eram judeus e que não se submetiam e não pagavam impostos ao templo de Jerusalém.)
Mas, ela erguendo seus olhos para Jesus ainda prostrada aos seus pés, disse-lhe:
- É verdade, Senhor, mas os cachorrinhos ao menos comem as migalhas que caem da mesa dos filhos, da mesa de seu dono…
Disse-lhe Jesus, cheio de júbilo:
- Ó mulher, grande é a tua Fé! Seja feito como desejas.
Quando, então, a mulher cananéia voltou para a sua casa, ela encontrou a filha curada e sentada na cama, o demônio tinha saído dela. (Mt. 15:21-28 e Mr. 7:24-30)

A Terra Santa no Tempo de Jesus

Enquanto caminhava, em dado momento um fariseu se aproximou de Jesus e perguntou;
- Mestre o que eu devo fazer para ter a vida eterna?
Jesus achou graça da pergunta vinda de um doutor da Lei, e respondeu com outra pergunta:
- Que está escrito na Lei? Como é que a lês?
O fariseu respondeu:
- Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração , de toda a tua alma, de todas as suas forças e de todo pensamento (Deut. 6:5) e a teu próximo como a ti mesmo (Lev. 19:18).
Jesus gostou da resposta e lhe disse:
- Respondeste bem; faze isso e viverás.
Mas, o homem queria compreender a quem segundo Jesus ele deveria julgar ser seu próximo, e então perguntou:
- E quem é o meu próximo?
Jesus então sorrindo começou a contar uma parábola:
- Um homem descia de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos de ladrões, que o despojaram; e depois de o terem maltratado com muitos ferimentos, retiraram-se, deixando-o meio morto. Por acaso desceu pelo mesmo caminho um sacerdote; viu o pobre homem caminho e passou adiante. Igualmente também um levita, chegando aquele lugar, viu-o e passou também adiante. Mas, um samaritano que viajava por aquele caminho, chegando àquele lugar , viu o pobre homem ferido e moveu-se em seu coração de compaixão. Aproximou-se dele cuidou de suas feridas, deitando nelas azeite e vinho e colocou ataduras nelas, Colocou o homem ferido na sua própria montaria e levou-o a uma hospedaria e tratou dele. No dia seguinte tirou dois denários e deu-os ao hospedeiro, dizendo-lhe: - Trata dele e, quanto passar a mais em gasto eu te pagarei na volta quando passarei por aqui. Diga-me, qual destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos ladrões?
Respondeu o doutor da Lei a Jesus:
- Aquele que usou de misericórdia para com ele.
Jesus sorriu ao fariseu e lhe disse:
- Vai, e faze tu o mesmo.
Disse-lhe o fariseu feliz pode ter compreendido:
- Perfeitamente, Mestre, amar o próximo como a ti mesmo excede todos os holocaustos e sacrifícios.
Disse-lhe Jesus:
- Não estás longe do Reino de Deus e da vida eterna. (Mt. 22:34-40, Mr. 12:28-34 e Lc.10:25-36)

  • Da coletânea de crônicas diárias publicadas no meu  perfil do Facebook  de dezembro/2014 a abril/2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário