Translate

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

JESUS, AMOR & FÉ - 38. JESUS, O PROTETOR DAS MULHERES E DAS CRIANÇAS

JESUS, AMOR & FÉ *

38. JESUS, O PROTETOR DAS MULHERES E DAS CRIANÇAS.

Saindo de Jericó, Jesus e sua comitiva se dirigiu à Jerusalém, pegando a estrada que passava pelo deserto da Judéia, a que era habitualmente usada por todos que iam e vinham de lá. Estava quase ao final do caminho e já avistava Jerusalém quando aproximaram-se dele alguns fariseus, que eram seus amigos e disseram a Jesus:
- Vai-te daqui, porque Herodes te quer matar.
Disse-lhes ele:
- Ide dizer a essa raposa: eis que expulso demônios e faço curas hoje e amanhã; e ao terceiro dia terminarei a minha vida. É necessário, todavia, que eu caminhe hoje, amanhã e depois de amanhã, porque não é admissível que um profeta morra fora de Jerusalém.
Depois, com olhos marejados Jesus soltou seu lamento sobre a cidade santa:
- Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os enviados de Deus, quantas vezes quis ajuntar os teus filhos, como a galinha abriga a sua ninhada debaixo das asas, mas não o quiseste! Eis que ficará deserta a vossa casa. E ficando deserta, digo-vos que não me vereis novamente até que digais: BENDITO O QUE VEM EM NOME DO SENHOR! (Lc. 13:31-35 e Mt. 23: 37-39).
E Jesus seguiu o seu caminho indo até uma pequena aldeia chamada Betânia, que distava apenas três quilômetros de Jerusalém e ficava próxima ao Jardim da Oliveiras, pois ficaria hospedado na casa de Maria Madalena, de sua irmã Marta e de seu irmão Lázaro. Quando Jesus chegou, Marta veio recebê-lo e ficou inteiramente ocupada com a lida da casa, enquanto Maria assentou-se aos pés de Jesus para poder ouvi-lo falar. Enquanto seu irmão Lázaro recebia e acomodava os acompanhantes de Jesus. Todos que chegaram com Jesus se assentaram para descansar da viagem enquanto Marta os servia cheia de préstimos e preocupada em agradar a todos. Revoltada por ter toda trabalheira sozinha perguntou a Jesus, enquanto olhava para Maria Madalena com reprovação:
- Senhor, não te importas que minha irmã me deixe só a servir? Diga a ela que me ajude.
Jesus, sorrindo para Marta disse-lhe:
- Marta, andas muito inquieta e te preocupas com muita coisa; no entanto uma só coisa e necessária. Maria escolheu a boa parte, aquela que não lhe será tirada. (Lc. 10:38-42) Diga-me Marta, podem os amigos do esposo afligir-se enquanto o esposo está com eles? Dias virão em que lhes será tirado o esposo. Então eles se afligirão. (Mt. 9:15).
Ouvindo o que Jesus dizia, um fariseu que estava entre os que o tinham seguido até ali perguntou a Jesus:
- É permitido a um homem rejeitar sua mulher por um motivo qualquer?
Respondeu-lhe Jesus:
- Não leste que o Criador no começo fez o homem e dele a mulher e Adão disse: “Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mãe mulher; e os dois formarão uma só carne? (Gen. 2:24) Assim já não são dois, mas uma só carne. PORTANTO NÃO SEPARE O HOMEM O QUE DEUS UNIU.
E perguntaram a Jesus:
- Por que, então, Moisés ordenou dar um documento de divórcio à mulher ao rejeitá-la (Deut. 24:1)?
Jesus respondeu:
- Foi por causa da dureza dos vossos corações que Moisés tinha tolerado o repúdio das mulheres; mas no começo não foi assim. Ora, eu vos declaro que todo aquele que rejeita sua mulher, exceto no caso de matrimônio falso *(só de aparência ou não consumado) e esposa uma outra, comete o adultério. E aquele que esposa uma mulher rejeitada comete também adultério.
Seus discípulos disseram:
- Se tal é a condição do homem a respeito da mulher é melhor não se casar!
Jesus lhes disse:
- Nem todos são capazes de compreender o sentido desta palavra, mas somente àqueles que foi dado. Porque há circuncidados *(1. refere-se a vontade de pecar em seus corações, um coração circuncidado que faz a vontade de Deus e 2. o emprego da palavra ‘eunuco’ possivelmente se deveu em razão dos romanos não terem adotado a prática da circuncisão) que o são deste o ventre de suas mães; há circuncidados tornados tais pelas mãos do homem *(que cortam o prepúcio em obediência à Lei, Êxodo 4:24-26); e há os circuncidados que fizeram a circuncisão por amor ao reino dos céus. *(aqueles que fazem seus corações circuncisos, sem pecados) Quem puder compreender, compreenda.
Outro perguntou ainda mais a Jesus:
- Mestre, Moisés disse; Se um homem morrer sem filhos, seu irmão se case com a sua viúva e dê-lhes assim uma posteridade (Deut. 25; 5). Tinham, pois, sete irmãos e um após outro se casou com a mulher do primeiro irmão que sempre enviuvava, por fim até ela morreu. Na ressurreição para a vida eterna de quem será a mulher, já que todos a tiveram?
Jesus olhou para quem perguntava aborrecido e disse-lhe:
- Errais não compreendendo as Escrituras nem o poder de Deus. Na ressurreição, os homens não terão mulheres, nem as mulheres terão maridos, mas serão como os anjos dos céus, pois não terão vontade de pecar, pois não estarão na carne como vocês conhecem, e terão espíritos contritos de devoção à Deus. Quanto à ressurreição dos mortos como pensais, não lestes o que Deus vos disse: “Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó (Êxodo 3:6)? Ora, Ele não é Deus dos mortos, mas Deus dos vivos, porquanto eles eram vivos quando o conheceram, e não estavam mortos. (Mt. 22:23-32)
E foram trazidas as crianças do lugarejo para que Jesus as abençoasse, e Jesus colocou suas mão sobre elas e orou as abençoando. Os discípulos porém, começaram as afastar, e Jesus os repreendeu severamente dizendo:
- Deixai vir a mim essas criancinhas e não as impeçais. Porque o Reino dos Céus é para aqueles que se assemelham a elas. (Mt. 19;13-15) Em verdade vos declaro, se não vos transformardes e vos tornardes como criancinhas, não entrareis no Reino do céu. Aquele que se fizer humilde como esta criança, será maior no Reino dos céus. E o que recebe em meu nome uma criança como esta, é a mim que recebe. Mas, se alguém fizer cair em pecado um desses pequenos que crêem em mim, melhor fora que atasse ao pescoço uma pedra de mó e se lançasse ao fundo do mar. Aí do mundo por causa dos escândalos! Eles são inevitáveis; mas, aí do homem que os causa! Por isso se tua mão ou seu pé te fazem cair em pecado, corta-os e os lança longe de ti; é melhor entrares na vida coxo ou manco, que tendo dois pés e seres lançado ao inferno. Se teu olho te leva ao pecado, arranca-o e lança-o longe de ti, é melhore entrares na vida cego do que seres jogado com dois olhos ao inferno. Guardai-vos de menosprezar um desses pequeninos! Porque eu vos digo que seus anjos do céu contemplam sem cessar a face de meu Pai que está nos céus. Porque o Filho do Homem veio Salvar o que estava perdido. E assim é a vontade do vosso Pai celeste, que não se perca um só desses pequenino (Mt.18:1-14).
  • Da coletânea de crônicas diárias publicadas no meu  perfil do Facebook  de dezembro/2014 a abril/2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário