Translate

domingo, 31 de janeiro de 2016

JESUS, AMOR 7 FÉ - 39. JESUS, O MESSIAS OCULTO E A FESTA DA COLHEITA

JESUS, AMOR & FÉ *

39. JESUS, O MESSIAS OCULTO E A FESTA DA COLHEITA

A Festa dos Tabernáculos, ou Festa da Colheita, é uma festa móvel que ocorre ao fim da colheita, em memória do tempo em que o povo judeu vivia em tendas no deserto. Essa festa poderia ocorrer ao que corresponde no nosso calendário entre o final de setembro e o início de novembro, já que o final do ano e início do ano judeu varia conforme o ano lunar.
Ora, Jesus estava em Betânia hospedado na casa de Maria Madalena, e era o tempo da Festa da Colheita. E os irmãos de Jesus disseram a ele:
- Vá a Jerusalém para que todos vejam as suas obras. Pois, quem deseja ser conhecido em público não faz coisa alguma ocultamente. Já que fazes estas obras milagrosas, revela-te ao mundo.
Mas, Jesus aborrecido respondeu:
- O meu tempo ainda não chegou! Mas, para vós parece que a hora é sempre favorável. O mundo não vos pode odiar, mas odeia-me, porque eu dou o meu testemunho contra o mundo e digo que as obras dos homens são más. Vão vós para a festa, quanto a mim, eu não irei, porque ainda não chegou o meu tempo.
Dito isso, Jesus os dispensou e ficou em casa com Maria Madalena, na companhia de Marta, Lázaro e sua mãe Maria. Contudo, mais tarde, depois que seus irmãos tinham partido, Jesus resolveu ir de maneira oculta para Jerusalém, pois queria saber o que os judeus falavam dele sem que ninguém o percebesse.
Ele se juntou ao povo que ia ao Templo e ouviu que os judeus o estavam procurando e se perguntavam: “Onde está ele?” E na multidão se discutia a respeito dele. Ouviu uns dizerem: “É um homem de bem.” Outros, porém, diziam “Não é! Ele seduz o povo.” Contudo, ninguém ousava falar dele abertamente, para não se comprometer e não ser considerado seu seguidor, para não vir a ser perseguido caso Jesus caísse em desfavor junto a autoridade dos sacerdotes do Templo.
Passando pela porta das Ovelhas (Jo 5:2), junto ao tanque de Betesda, que acreditava-se que tinha águas milagrosas agitadas por anjos que curavam os enfermos, Jesus viu um enfermo de paralisia há 38 anos, que pedia que alguém o ajudasse a colocá-lo no tanque, mas ninguém o ajudava. Vendo-o Jesus lhe perguntou:
- Queres ficar curado?
O homem lhe respondeu:
- Senhor, eu não tenho ninguém que me coloque no tanque, quando tento me aproximar do agito da água outro enfermo já tomou a minha vez.
Jesus então ordenou ao homem:
- Levanta-te, toma o teu leito e anda!
No mesmo instante aquele homem ficou curado, tomou o seu leito e saiu andando. Ora, era sábado, e todos que viram o homem curado lhe falaram assim:
- Não lhe é permitido carregar o teu leito em dia de sábado.
O homem curado respondia para aqueles que o acusavam de desrespeitar a Lei do descanso do sábado:
- Aquele que me curou, me disse: “Toma o teu leito e anda.”
E perguntaram-lhe:
- Quem é o homem que te disse: “Toma o teu leito e anda”?
Mas o homem curado não sabia dizer quem era Jesus, porque ele já havia se ocultado outra vez no meio da multidão. 
Depois de caminhar por entre o povo e ouvir tudo o que se murmurava sobre ele, chegando ao meio da festa, Jesus subiu ao templo e pôs-se a ensinar. Os judeus de Jerusalém que ainda não o tinham ouvido se admiravam e se perguntavam:
- Este homem não fez seus estudos aqui no Templo, com os sacerdotes. Donde lhe vem esse conhecimento das Escrituras?
Ouvindo o que diziam, Jesus lhes falou:
- A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou. Se alguém quiser cumprir a vontade de Deus, distinguirá se a minha doutrina é de Deus, ou se falo de mim mesmo. Quem fala por própria autoridade busca a própria glória; mas quem procura a glória de quem o enviou, é digno de fé, e nele não há impostura alguma. Acaso não foi Moisés que vos deu a Lei? No entanto ninguém de vós cumpre a lei!..
E continuou de onde tinha parado de falar ao povo. Mas, algumas pessoas comentavam:
- Por ventura reconhecerão as autoridades que ele é o Messias?
Outros responderam:
- Mas, este nós sabemos donde vem. Do Messias, porém, quando vier, ninguém saberá donde seja.  
Falavam assim porque não sabiam interpretar as profecias e se confundiam, e pouco sabiam na verdade de Jesus.
Ouvindo a estes, Jesus exclamou:
- Ah! Então, vós me conheceis e sabeis donde eu sou!… Entretanto, não vim de mim mesmo, mas é verdadeiro aquele que me enviou e vós não o conheceis. Eu o conheço, porque eu venho dele e ele me enviou.
Então, Jesus vendo o homem que havia curado entre aqueles que o ouviam no Templo, disse a ele:
- Eis que ficaste são! Portanto, já não peques mais, para que não te acontecer coisa pior. Pois, foram teus pecados que te deixaram doente, e agora estás livres dos pecados, eles te foram perdoados.
Ouvindo isso de Jesus, perplexo, o homem que Jesus tinha curado, saiu para contar quem o havia curado àqueles que o tinham acusado de violar a Lei do sábado. (Jo 5: 1- 17)
Os fariseus ouviram os murmúrios que estavam circulando entre o povo a respeito de Jesus ser o Messias, Então de acordo com eles, os príncipes dos sacerdotes enviaram guardas para prenderem Jesus. Vendo os guardas do Templo, Jesus disse:
- Por que procurais tirar-me a vida?
Alguém respondeu gritando do meio daqueles que ouviam os ensinamentos de Jesus:
- Tens o demônio! Quem procurar tirar-te a vida?
Jesus replicou:
- Faço apenas uma obra e todos vós vos maravilhais! Moisés vos deus a circuncisão ( se bem que ela não é de Moises, mas dos patriarcas), e até nos sábado circuncidais um homem! Se um homem recebe a circuncisão em dia de sábado, e isso não é violara a Lei de Moisés, por que vos indignais comigo que tenho curado um homem em todo o seu corpo em dia de sábado? NÃO JULGUEIS PELA APARÊNCIA, MAS SIM CONFORME A JUSTIÇA.
Jesus também lhes disse:
- Ainda por pouco tempo eu estou convosco e então eu vou para Aquele que me enviou. Buscar-me-eis sem me achar; nem podereis ir para onde vou.
Ouvindo isso, os judeus diziam entre si:
- Para onde vai ele que não o possamos achar? Por ventura irá para o meio dos gregos para tornar-se um doutor dos estrangeiros, esses não são dignos das nossas revelações messiânicas…
- O que significam essas palavras? “Buscar-me-ei sem me achar, e onde estou não podes ir”?
E falou Jesus à multidão que o ouvia:
- SE ALGUÉM TIVER SEDE VENHA A MIM E BEBA. Quem crê em mim como diz a Escritura: “Do seu interior manarão rios de água viva.” (Is. 58:11 e Zac. 14:8)
Jesus dizia isso referindo-se às graças do Espírito Santo que todos que acreditavam nele recebiam.
Muitos que estavam entre aqueles que o ouviam acreditaram nele e diziam:
- Este é realmente o Profeta que nos falou Moisés.
- Este é o Messias.
Mas outros protestavam:
- É por acaso da Galiléia que há de vir o Messias?
- Não diz a Escritura que o Messias virá da família do rei Davi e que nascerá na aldeia de Belém, onde vivia Davi?
E assim havia divisão entre as pessoas por causa dessas coisas.
Os guardas enviados pelos sacerdotes do Templo, com ordem de prendê-lo, não conseguiram deitar-lhes suas mãos, porque ainda não era chegada a sua hora. Voltaram os guardas para junto dos sacerdotes e fariseus que perguntaram a eles, quando os viram de volta sem o prisioneiro:
- Por que não o trouxestes?
Os guardas responderam:
- Jamais homem algum falou como este homem!…
Replicaram os fariseus:
- Por ventura também vós fostes seduzidos? Há por acaso alguém dentre as autoridades ou fariseus que acreditou nele, para lhe seguir o exemplo? Esse povoléu que não conhece a Lei é amaldiçoado!…
Mas, replicou-lhes Nicodemus, aquele sacerdote que fora ocultamente conversar com Jesus em Cafarnaum:
- Condena acaso a nossa Lei algum homem, antes de ouvir e conhecer o que ele faz?
Respondeu-lhe seus pares:
- Porventura, és também tu galileu? Informa-te bem e verás que da Galiléia não saiu profeta… - pois eles não conheciam as origens de Jesus, e o conheciam superficialmente de ouvir falar de apenas, de como o povo se referia a ele.

  • Da coletânea de crônicas diárias publicadas no meu  perfil do Facebook  de dezembro/2014 a abril/2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário