Translate

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

JESUS, AMOR & FÉ - 36. JESUS E A SAMARITANA PURA DE CORAÇÃO

JESUS, AMOR & FÉ *

36. JESUS E A SAMARITANA PURA DE CORAÇÃO.

Então chegou Jesus a Sicar, no território de Samaria, junto das terras que Jacó dera a seu filho José. Ali estava o poço de Jacó, na terra que ele comprara naquela região em seu tempo chamada Siquem (Gen. 33:18-20). E Jesus fatigado da viagem e estando só - pois os discípulos tinham ido à cidade comprar mantimentos-, sentou-se à beira do poço. E era por volta do meio-dia. Veio uma mulher samaritana tirar água do poço. Pediu-lhe Jesus:
- Dá-me um pouco da água para eu beber.
A mulher sendo samaritana lhe disse:
- Sendo tu judeu, como pedes para beber a mim, que sou samaritana?
Ora, os judeus não falavam com os samaritanos que diziam ser impuros e os tratavam como se não fossem judeus mas como pagãos, porque como vimos os samaritanos eram os judeus que não tinham sido levados para o cativeiro na Babilônia e tinham permanecido na Terra Santa convivendo com os assírios, por isso os judeus proibiram os samaritanos de participar da reconstrução do templo, apesar que a disputa entre os judeus e os samaritanos vinha de muito antes, por conta do estabelecimento do Monte de Sião de Jerusalém como Monte Sagrado, desconsiderando o monte de Gerezim na região de Samaria.
Respondeu por isso Jesus à samaritana:
- Se conhecesses o dom de Deus, e quem é que te diz: Dá-me de beber, certamente lhe pedirias tu mesma e ele te daria água viva.
A mulher replicou:
- Senhor, tu não tens como tirar água do poço e o poço é fundo…, donde pois tirarias essa água viva?
És por ventura maior que o nosso pai Jacó, que nos deu esse poço como herança, do qual ele mesmo bebeu e também os seus filhos e seus rebanhos? - dizia isso pois no tempo de Jacó era um tesouro se possuir um poço e este era garantia de sobrevivência e prosperidade.
Respondeu-lhe Jesus:
- Todo aquele que beber desta água tirada do poço, tornará a ter sede. Mas, o que beber da água que eu lhe der jamais terá sede, pois a água que receber de mim virá a ser nele fonte de água pura, que jorrará até a vida eterna.
A mulher pensando na felicidade de não ter mais sede e não ter mais de buscar por água e nem mais a necessidade de buscá-la naquele poço, suplicou à Jesus:
- Senhor, dá-me dessa água, par eu não ter mais sede e nem precisar mais de vir aqui tirá-la!
Disse-lhe Jesus:
- Vai lá, chama o teu marido e volta cá.
A mulher respondeu:
- Não tenho marido.
Disse-lhe Jesus:
- Tens razão em dizer que não tens marido. Tiveste cinco maridos e o homem que agora está contigo não é teu. Nisso disseste a verdade.
Espantada, disse a mulher a Jesus:
- Senhor, vejo que és o Profeta *(pois a samaritana se dá conta que Jesus seja o Profeta prometido por Moisés, pois os samaritanos só seguiam as escrituras do Torá). Nossos pais adoraram a Deus nesse monte de Gerezim, mas vós judeus dizeis que é em Jerusalém que devemos adorar a Deus.
Jesus respondeu, tentando esclarecer essa velha divergência que havia entre os samaritanos e os judeus:
- Mulher, acredita-me , vem a hora em que não adorareis o Pai, nem neste monte, nem em Jerusalém. Tu adoras o que não conheces, eu adoro o que eu conheço, vós samaritanos adorais o que não conhecem, mas nós judeus adoramos o que conhecemos, pois a salvação vem dos judeus, pois o Salvador é judeu. Mas, vem a hora, e esta hora já chegou, em que os verdadeiros adoradores, hão de adorar o Pai em Espírito e verdade, e são esses adoradores que o Pai deseja. Deus é Espírito, e os seus adoradores devem adorá-lo em Espírito e verdade.
Respondeu-lhe a mulher, sentindo uma revelação em seu intimo, querendo provar da verdade:
- Sei que deve vir o Messias, quando pois ele vier ele nos fará conhecer todas as coisas.
Disse-lhe Jesus que escutava ao anseio de seu coração:
- Eu sou o Messias. Sou eu, quem fala contigo.
Nisso seus discípulos estavam a se aproximar de onde Jesus estava a conversar com a samaritana e eles o vendo a conversar com a mulher samaritana, admiraram-se, tanto por ele conversar daquela maneira intima com uma mulher como por conversar com uma samaritana impura e pagã. Contudo ninguém teve coragem de perguntar-lhe nada, nem porque conversava ele com ela. Por sua vez a mulher, assim que ouviu a revelação que Jesus lhe fizera, deixou seu cântaro ao lado do poço e sou apressada até a cidade e chegando lá disse aos homens tudo o que ouvira de Jesus sobre a sua vida e perguntou-lhes:
- Será ele o Messias?
Os homens a ouvindo a seguiram para ir ter com Jesus no poço.
Quando seus discípulos se aproximaram e ofereceram-lhe a comida que tinham ido comprar, Jesus lhes disse:
- Tenho um alimento para comer que vós não conheceis.
Ouvindo isso os discípulos ficaram murmurando entre si perguntando-se se alguém teria trazido alimento ao Mestre deles, e Jesus ouvindo-os disse:
- Meu alimento e fazer a vontade daquele que me enviou e cumprir a sua obra. Não dizeis vós, que semeada a semente passam-se quatro meses e vem a colheita? Eis que vos digo: Levantai os vossos olhos do chão, e olhai ao longe os campos, porque já estão dourados para a ceifa. O que ceifa recebe o salário e ajunta frutos para a vida eterna; assim o semeador e o ceifador juntamente se regozijarão. Porque eis que se pode dizer com toda a verdade: Um é o que semeia e outro é o que ceifa. Vós estais a colher onde não plantaram, tomam de onde não trabalharam e outros trabalharam, e assim tomais parte no mesmo trabalho.
Como muitos acreditaram nas palavras da mulher samaritana que disse que Jesus lhe dissera tudo que tinha feito em sua vida, muitos foram os samaritanos que foram ter com Jesus, e pediram que Jesus fosse hóspede deles com seu discípulos. E assim, Jesus ficou com eles por dois dias e diziam à mulher, já não é mais por causa de sua declaração que cremos, mas nós mesmos ouvimos e sabemos ser este verdadeiramente o Salvador do mundo (Jo 4: 1-42).
E assim Jesus dava prosseguimento ao seu ministério de reconciliação de Deus com a Humanidade, buscando atrair a todos para se unirem ao seu redor, tal mesmo como um pastor o faz com suas ovelhas.
  • Da coletânea de crônicas diárias publicadas no meu  perfil do Facebook  de dezembro/2014 a abril/2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário